Projeto de Arquitetura – Regras para um bom projeto.

Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom projeto?

Identifique as partes interessadas e seus objetivos.

Compreender como essas partes interessadas interagem e qual é o seu impacto no projeto é importante para avaliar se elas apoiam a intervenção ou se são contra o projeto – elas também podem tender a ser neutras.

———— PUBLICIDADE ————

Essa avaliação permitirá identificar como esses stakeholders estão colaborando ou dificultando a execução do plano e começar a apontar boas ideias para trabalhar com esses atores para definir uma estratégia de ação.

A identificação das partes interessadas é o processo usado para identificar todas as partes interessadas de um projeto.

É importante entender que nem todas as partes interessadas terão o mesmo impacto ou influência no projeto, nem serão afetadas da mesma forma.

Existem muitas maneiras de identificar as partes interessadas de um projeto, mas isso deve ser feito de maneira metódica e lógica para garantir que nenhuma parte interessada seja perdida.

———— PUBLICIDADE ————

A identificação pode ser feita observando as partes interessadas organizacionalmente, geograficamente ou participando das fases ou resultados do projeto.

Por último, mas não menos importante, o tema da intervenção pode interessar às organizações da sociedade civil atuantes no campo da intervenção.

Quais são os principais temas levantados pela iniciativa?

———— PUBLICIDADE ————

Quais organizações locais representam essas diretrizes na comunidade e podem contribuir para a construção coletiva do planejamento, execução e avaliação do seu projeto?

Desenvolver uma especificação funcional.

Especificação Funcional: Documentação descrevendo todas as funcionalidades do sistema, exemplos (faturamento, contas a receber…) etc. desenvolvimento da base de dados ou outra parte técnica do sistema.

As especificações funcionais são as que mais se concentram na lógica…

———— PUBLICIDADE ————

É realizado por um profissional que muitas vezes é chamado de “função”, que na verdade é um analista de sistemas em contato com os clientes.

Geralmente é feito por profissionais que sabem muito bem o que é possível e o que não é possível em um determinado sistema ^^

Considere os diferentes tipos de arquitetura.

A visão de um bom arquiteto da forma e função de uma casa cria espaços e ambientes agradáveis ​​com uma abordagem estética equilibrada e rica funcionalidade.

Da iluminação à decoração, dos ambientes interiores ao paisagismo, nos deparamos com novas formas de abordar o espaço do ponto de vista criativo.

Projetos arquitetônicos vão muito além de planos finais, imagens ou maquetes impressionantes.

Ele passa por diversas etapas que geram um conjunto de documentos desde desenhos técnicos, textos e diversas outras formas de representação, que vão desde a concepção até a construção do projeto.

Essas etapas não são apenas um método, elas também estão vinculadas à norma, NBR 13532, Desenvolvimento de projetos arquitetônicos – Arquitetura, como base para a elaboração das condições necessárias ao projeto arquitetônico.

O ponto de partida é avaliar quais ambientes serão utilizados no projeto de interiores. Isso dependerá das características de cada igreja, incluindo seu tamanho e as salas necessárias para todas as atividades.

Em geral, os edifícios incluem os seguintes ambientes:

Projeto de Arquitetura – Como desenvolver um bom projeto de Arquitetura?

1. Conheça o terreno:

Ao adquirir um terreno para construção deve, o profissional responsável pelo projeto de arquitetura ir pessoalmente conhecer o local.

Dessa maneira será possível que o profissional tenha uma noção de espaço em que ele trabalhará, muitas vezes podendo ser até possível já criar em mente a imagem da futura construção.

Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

2. Levante as necessidades dos moradores:

Ao ser contratado para executar o projeto, o profissional deve conversar com todos os moradores para verificar quais são as necessidades de cada um deles em seu dia-a-dia:

  1. Destaque quais são os cômodos essenciais para a vivência no local;
  2. Contabilize quantas pessoas irão morar ou trabalhar no local;
  3. Verifique se há alguma necessidade de projetos especiais para acessibilidade de pessoas com algum tipo de dificuldade;
  4. Questione se há vontade e espaço suficiente para construções de áreas de lazer e outros.

A vantagem de se elaborar um bom projeto de arquitetura, é que todas as necessidades serão definidas previamente e possíveis equívocos de concepção poderão ser corrigidos antes da execução da obra.

3. Assinatura de contrato:

Para a prestação de serviços todos os detalhes devem ser considerados em um contrato formal entre o contratante e o contratado, bem como a realização do serviço de construção.

4. Faça o anteprojeto:

Após ouvir todos os pontos que devem necessariamente estar presentes no projeto de arquitetura que será criado, deve-se preparar uma prévia de todas as informações colhidas pelo contratante, além da noção de distribuição dos cômodos e móveis em um anteprojeto.

O anteprojeto de arquitetura permite visualizar as ideias de maneira mais clara, antes mesmo do projeto final, ele mostrará como ficará a disposição dos ambientes.

Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom Projeto Arquitetônico?

5. Solicite a aprovação:

Após o anteprojeto, para melhor visualização dos cômodos, passagens, acessos e móveis que estarão presentes na estrutura real do local, deve-se solicitar a aprovação do mesmo, permitindo que o cliente possa realizar quaisquer modificações que não tenham lhe agradado.

6. Construa a planta:

Obter a planta da casa como uma base para o desenvolvimento do projeto de arquitetura é essencial, designando todas as métricas do terreno para verificar o espaço disponível e conseguir distribuir todos os cômodos, acessos e móveis por sua extensão.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Siga o pré-projeto para ter uma ideia de onde ficará cada item, cada via de acesso e cada passagem, visando o bom fluxo dos moradores ou funcionários do local.

7. Passe para um software:

Com as ideias no papel já desenvolvidos e após a aprovação dos clientes ou até mesmo com a aceitação de todos os detalhamentos que foram inseridos, é a hora de colocar a ideia dentro de um software para construção de projetos.

Projeto de Arquitetura – Dicas de como documentar um Projeto Arquitetônico!

8. Insira os móveis:

Muitos dos softwares já oferecem acessórios completos para o projeto de arquitetura desejado, permitindo a inserção de móveis para verificar o espaço dentro do cômodo.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Os programas técnicos auxiliam até mesmo ter-se uma noção de estética, com inserção de modelos de piso segundo a beleza e conforto do local, bem como a inserção de móveis, tanto funcionais, quanto decorativos.

9. Faça os cálculos:

Com a validação do pré-projeto é o momento de iniciar os cálculos, ressaltando que todas as necessidades básicas como hidráulica, elétrica, telefônica e algumas outras estruturas básicas sejam sanadas.

Muitas vezes e preciso contar com especialistas na área para verificar todas as passagens e tubulações, solicitando propostas para a execução destes projetos mais técnicos.

Os valores devem ser somados ao do custo do projeto de arquitetura, repassado ao cliente o valor final ou baseando-se nos custos para seu próprio benefício, visando criar o projeto mais acessível de acordo com suas possibilidades.

Realize o download dos exemplares que você está lendo e acesse-os off-line de onde você estiver!

Projeto de Arquitetura - Regras para um bom projeto.
Kindle Reading, 10 vantagens de ler um livro em um Kindle e como utilizá-lo para estudar e economizar tempo e dinheiro!

A assinatura do Kindle Unlimited equivale à aquisição de 1 livro mensal, sendo que você pode “alugar” 10 livros mensais pela assinatura. Vale muito a pena!

10. Aprovação da prefeitura:

Além da aprovação do próprio cliente, deve-se solicitar uma aprovação cedida pela prefeitura para construir determinado tipo de estrutura no terreno adquirido, independente do intuito do local (residencial ou comercial).

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Após todos os processos citados, é possível iniciar a construção com os profissionais adequados e especialistas nas áreas para os quais serão designadas as instalações, obtendo rapidamente a residência ou comércio tão ansiado.

E aí, gostou do artigo sobre Projeto de Arquitetura?

Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.