Home > Design de Interiores > Como projetar um pequeno espaço aberto?

Como projetar um pequeno espaço aberto?

/
26 jun 2019
//
espaço aberto

Normalmente, quando vemos a foto de um espaço aberto (principalmente naqueles perfis de decoração que deixam qualquer um sonhando no Instagram), ele parece amplo e espaçoso. Porém, uma área menor não significa que você pode transformar seu ambiente em um local dos sonhos. Basta seguir algumas dicas.

1| Seja minimalista com a mobília

A mobília é um dos elementos principais quando pensamos em espaços pequenos. Neles, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o que vai colocar ali, pois ele pode ficar sufocante demais e parecer menor ainda. Assim, seja minimalista na hora de mobiliar e escolha o que realmente é necessário e tem alguma função.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

 

2| Crie um ponto focal

O ponto focal é um elemento principal no design de interiores. É para ele que as pessoas vão olhar quando entrarem no local e é também o ponto de partida para você planejar o resto do ambiente. Alguns exemplos são uma parede acentuada, uma lareira, uma peça de mobília única e ousada (por exemplo, um sofá com cores vivas), a televisão, uma pintura, etc.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

3| Cores e iluminação

Em espaços pequenos, uma tendência é usar cores claras e deixar bem iluminado. Isso passa a impressão de que o ele é maior e mais aberto. Uma dica é usar janelas grandes ou claraboias, permitindo a passagem de luz natural para o espaço. Se não for possível fazer isso, é preciso apelar para iluminação artificial como lustres. Combine isso com uma paleta de cores claras e o seu ambiente parecerá maior do que realmente é.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

4| Varandas abertas

Uma varanda aberta dá a impressão de que o espaço é maior, além de deixar passar mais iluminação natural. Quando for projetar ou comprar/alugar um espaço pequeno, tenha em mente que a varanda pode dar um efeito maior na hora de decorar, criando a ilusão de que a área é mais ampla.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

Referências: Freshome

Você também pode gostar de
Ônix é o novo mármore.
Como modernizar uma casa tradicional?
concreto na decoração
A tendência do concreto na decoração
espaços pequenos
5 coisas para não fazer em espaços pequenos