Home > Design de Interiores > Como projetar um pequeno espaço aberto?

Como projetar um pequeno espaço aberto?

/
26 jun 2019
//
espaço aberto

Normalmente, quando vemos a foto de um espaço aberto (principalmente naqueles perfis de decoração que deixam qualquer um sonhando no Instagram), ele parece amplo e espaçoso. Porém, uma área menor não significa que você pode transformar seu ambiente em um local dos sonhos. Basta seguir algumas dicas.

1| Seja minimalista com a mobília

A mobília é um dos elementos principais quando pensamos em espaços pequenos. Neles, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o que vai colocar ali, pois ele pode ficar sufocante demais e parecer menor ainda. Assim, seja minimalista na hora de mobiliar e escolha o que realmente é necessário e tem alguma função.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

 

2| Crie um ponto focal

O ponto focal é um elemento principal no design de interiores. É para ele que as pessoas vão olhar quando entrarem no local e é também o ponto de partida para você planejar o resto do ambiente. Alguns exemplos são uma parede acentuada, uma lareira, uma peça de mobília única e ousada (por exemplo, um sofá com cores vivas), a televisão, uma pintura, etc.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

3| Cores e iluminação

Em espaços pequenos, uma tendência é usar cores claras e deixar bem iluminado. Isso passa a impressão de que o ele é maior e mais aberto. Uma dica é usar janelas grandes ou claraboias, permitindo a passagem de luz natural para o espaço. Se não for possível fazer isso, é preciso apelar para iluminação artificial como lustres. Combine isso com uma paleta de cores claras e o seu ambiente parecerá maior do que realmente é.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

4| Varandas abertas

Uma varanda aberta dá a impressão de que o espaço é maior, além de deixar passar mais iluminação natural. Quando for projetar ou comprar/alugar um espaço pequeno, tenha em mente que a varanda pode dar um efeito maior na hora de decorar, criando a ilusão de que a área é mais ampla.

espaço aberto

Imagem: freshome.com

Referências: Freshome

Você também pode gostar de
20 maneiras criativas de usar texturas naturais em uma casa
Dicas úteis para arranjos de salas pequenas
As cores pantone do ano para 2020 foram anunciadas acidentalmente?
6 truques para guardar objetos em sala de estar de maneira profissional