Home > Arquitetura > Como impressionar um potencial empregador com seu primeiro portfólio de arquitetura?

Como impressionar um potencial empregador com seu primeiro portfólio de arquitetura?

/
13 jul 2020
//

Impressionar um potencial empregador não é mostrar. É sobre fornecer confiança. Seu portfólio oferece a oportunidade de ilustrar as habilidades de design que você definiu em seu currículo.

Ele substancia e prova que você pode fazer o que você diz que pode, ao mesmo tempo em que expressa seu próprio talento criativo … O que você escolhe mostrar em seu portfólio deve reforçar o seu currículo, destacar o que você é capaz e também apoiar como você apresenta-se em uma entrevista.

Começando, como estudante ou graduado, seu portfólio geralmente consiste em projetos especulativos que você concluiu na escola de arquitetura, a menos que você tenha adquirido experiência de trabalho adicional em uma prática fora do seu curso.

Prepare seu portfólio de forma que ele possa ser enviado separadamente do seu currículo. Lembre-se de que você pode precisar produzir um portfólio eletrônico e um impresso – dependendo dos requisitos do potencial empregador. Estes podem ser desenvolvidos à medida que sua carreira avança.

Para a versão eletrônica, verifique se o seu portfólio é criado em um programa de layout gráfico, como o InDesign, com um layout e um tipo de letra consistentes. Isso manterá o tamanho do arquivo mais leve e proporcionará mais uniformidade na apresentação.

Imagens JPEG, PNG ou PDF individuais, em uma mistura de estilos, pode parecer pouco profissional e confusa se enviadas individualmente.

Tente manter o arquivo com menos de 5 MB; caso contrário, ele pode não passar pelo servidor do seu empregador em potencial. Para um portfólio de cópia impressa – pronto para ser levado a uma entrevista – use um tamanho como A3, para que seja fácil imprimir e suficientemente portátil, enquanto ainda legível.

 

Sala com três mulheres - Como impressionar um potencial empregador com seu primeiro portfólio de arquitetura?

 

# Curadoria do seu portfólio

banner lateral dia do construtor 2020 - Como impressionar um potencial empregador com seu primeiro portfólio de arquitetura?Use seu currículo como ponto de partida para decidir sobre as habilidades que deseja enfatizar ao selecionar o trabalho a ser incluído em seu portfólio. Você precisa mostrar a diversidade e a variedade de técnicas que você conseguiu desenvolver até agora. Não se trata apenas de exibir seu domínio de vários programas de software.

É importante mostrar sua capacidade em outras mídias, como desenho à mão, fotografia e modelagem física. Você também precisa incluir trabalhos que abranjam toda a gama de convenções de projeto arquitetônico, desde o esboço do conceito até os planos do local, axonometria complexa, seções transversais, visualizações finais e detalhes da construção.

Preste atenção ao tipo de prática que você está aplicando. Se, por exemplo, você estiver procurando um emprego com uma pequena prática especializada em projetos residenciais, garanta que seu portfólio inclua plantas e elevações domésticas.

Em segundo lugar, considere a melhor maneira de comunicar essas habilidades em um contexto relacionado ao projeto. Idealmente, tente incluí-los em relação a um projeto realizado.

Use qualquer experiência de trabalho relevante que possa ter sido possível. Ou, se isso não for possível, relacione as imagens a uma tarefa específica de um projeto universitário com as etapas de design do Plano de Trabalho em mente.

Se você foi capaz de realizar uma experiência profissional relevante, que habilidades e experiências você declarou ter ganho em seu currículo? Você é capaz de ilustrá-los visualmente? Por exemplo, com imagens que destacam a solução de um problema de design, detalhamento de construção ou visualização arquitetônica.

Considere o melhor tipo de imagem a ser usada e garanta que ela seja da mais alta qualidade. Lembre-se de que as habilidades que você demonstrar em seu portfólio serão aquelas para as quais você será contratado.

Organize seu portfólio em ordem cronológica – comece com imagens que ilustrem primeiro o seu trabalho na universidade e depois com as de qualquer experiência de trabalho relevante.

Faça as conexões com o seu CV claras. Para cada imagem, inclua uma narrativa focada – um parágrafo curto ou 2 a 3 tópicos indicando o objetivo dessa imagem e o que você pretende ilustrar.

As imagens devem ser fáceis de ler – mas também ilustram sua criatividade e capacidade de design. Pense com cuidado antes de usar qualquer coisa que não seja um fundo branco simples.

 

# Apresentação

Uma prática precisa ser capaz de se referir ao seu portfólio como um documento autônomo; portanto, inclua seu nome, sua faculdade ou universidade, seu status atual e detalhes de contato – considere criar uma primeira página ou capa introdutória. Uma fonte simples e uma imagem representativa são tudo o que você precisa em uma folha de rosto para dar uma primeira impressão positiva.

Verifique se a sua carta de apresentação é personalizada para a prática. Ela deve ser personalizada e correta: é imperdoável errar o nome da prática ou enviar aplicações gerais, obviamente especulativas a muitas práticas.

Descubra o nome correto da pessoa para a qual deve se dirigir, evitando ‘Prezado senhor ou senhora’ ou ‘A quem possa interessar’. Isso aumentará ainda mais sua chance de obter uma entrevista.

 

# Finalização

Em caso de dúvida sobre a inclusão ou não de uma imagem, deixe-a de fora. Menos geralmente é mais. É importante que você edite seu portfólio, para que ele represente apenas o melhor trabalho e, que seja o trabalho mais relevante para um aplicação específica.

Você está contando a história de sua carreira até o momento, portanto, garanta que você conduziu o leitor por essa história com indicações claras.

Como no seu currículo, mostre-o a um colega e obtenha seu feedback.

Esperamos ter ajudado. Quer saber mais sobre carreira profissional clique aqui.

Por: Kate Marks
Você também pode gostar de
Principais tendências na construção civil em 2020
6 coisas que todo gerente de engenharia deve fazer pela manhã
Um resumo da indústria de construção verde
5 etapas para marcar sua empresa de construção