Home > Arquitetura > Você deve usar pisos de madeira em cozinhas e banheiros?

Você deve usar pisos de madeira em cozinhas e banheiros?

/
23 jul 2019
//

Pisos de madeira oferecem uma série de benefícios. Ambos são incrivelmente bonitos e fáceis de limpar. Eles são uma ótima opção para quem sofre de alergia, pois os tapetes podem agravar os sintomas. Mesmo os proprietários sem alergias podem apreciar a aparência perfeita do piso de madeira.
banner design interiores - Você deve usar pisos de madeira em cozinhas e banheiros?

No entanto, a água pode facilmente danificar ou deformar esses tipos de materiais. Então, é uma boa ideia instalar pisos de madeira em cozinhas e banheiros? Freshome pediu a vários especialistas, incluindo designers, corretores de imóveis e especialistas em restauração de danos de água, que pensassem sobre este tópico.

1. Os prós dos pisos de madeira

Cozinha cinza com branco e piso de madeira clara.Você pode escolher entre uma variedade de madeiras no chão. Imagem: Breadmaker / Shutterstock.

Dave Murphy, diretor de treinamento da N-Hance Wood Refinishing , acredita que os pisos de madeira fazem uma excelente escolha na cozinha . “O piso de madeira é elegante e sustentável, vem em uma variedade de cores naturais e não absorve poeira ou detritos, facilitando a limpeza e manutenção”, diz ele. Murphy diz que também é uma boa escolha para a cozinha, porque você raramente precisa substituir o piso de madeira. “A maioria dos reparos pode ser facilmente reparada por um profissional”, observa ele.

Cozinha com piso de madeira escuro.A madeira também vem em uma variedade de cores, variando de marrom claro a cinza. Imagem: contraaddict / Getty Images.

Erin Davis, da Mosaik Design and Remodeling, em Portland, Oregon, diz que a madeira na cozinha é uma escolha muito popular. “É mais suave e mais quente sob os pés do que azulejos e parece mais sofisticado do que o piso laminado ou de vinil “, diz Davis. “A madeira também adiciona uma sensação confortável e habitável a um espaço devido às suas paletas de cores mais quentes e essência natural.”

Ela admite que os líquidos são inimigos dos pisos de madeira. “Se for deixado por muito tempo, a madeira pode inchar ou manchar, por isso é importante que os derramamentos sejam limpos rapidamente”. Davis também recomenda que você coloque um tapete grande na frente da pia.

Cozinha com bancada branca e piso de madeira escuro.Limpe qualquer derramamento o mais rápido possível. Imagem: Imagens do Herói / Getty imagens.

Susan Serra, designer de cozinha certificada da Susan Serra Associates , acredita que os pisos de madeira, quando devidamente acabados,é a escolha ideal para a cozinha. Ela concorda com Davis que você deve limpar os derramamentos assim que os notar. “Pequenos derramamentos, notados depois, não danificarão o piso de madeira; no entanto, derramamentos maiores, como o vazamento de uma máquina de gelo em uma geladeira ou o vazamento da máquina de lavar louça, provavelmente danificarão o piso, especialmente porque vazamentos geralmente aparecem sob o eletrodoméstico ”, explica Serra.

“A boa notícia é que pisos de madeira sólida duram décadas, mesmo na cozinha, já que podem ser restaurados a cada 5 anos e parecerão novos”, diz Serra. “Eles dão uma aparência quente para a cozinha e é especialmente bom quando o mesmo piso é conectado às salas vizinhas para um fluxo visual agradável.”

Cozinha móveis de madeira com piso de madeira clara.Você pode repintura de pisos de madeira maciça.Imagem : Panificadora / Shutterstock.

Existem selantes que podem proteger pisos de madeira. Mas, de acordo com Joan Slaughterbeck do Slaughterbeck Floors em Campbell, CA, há limitações. “Selantes em piso de madeira – sejam sólidos ou projetados – são apenas selados ‘acabados’ no topo como uma camada protetora de desgaste”, diz Slaughterbeck. “Madeira e água não se misturam, então o piso de madeira não pode ser 100% vedado – ele se expande e se contrai com calor e umidade”.

Como regra geral, diz ela, pisos de madeira na cozinha ou no banheiro só enfrentam problemas de vazamentos. “Se você mora em uma casa com uma moldura de madeira, você teria um problema, independentemente dos danos aos pisos em uma situação como esta”, diz Slaughterbeck. “Muitas vezes, a água de um desses tipos de dispositivos elétricos ou aparelhos fica sob a madeira e não é pego até que o piso tenha resistido ou inchado.” Naquela época, diz ela, o vazamento danificaria outros tipos de piso.

 

2. Os contras dos pisos de madeira

Banheiro com piso de madeira.Pisos de madeira são suscetíveis a deformação. Imagem: AdpePhoto / Getty Imagem.

John Manning, corretor gerente da RE / MAX na Market em Seattle, WA, desaconselha a madeira de lei e até mesmo os produtos de pisos de madeira projetados. “Eles são propensos a flambagem e deformação quando expostos à umidade ao longo do tempo”, diz Manning. Ele acrescenta que pingos e vazamentos podem penetrar até mesmo nos melhores pisos acabados, especialmente em torno da lavadora de louças. “Além disso, as cozinhas e banheiros são áreas de tráfego elevado e como as madeiras de lei se desgastam e são arranhadas, a água pode ficar sob o acabamento, causando manchas desagradáveis ​​no grão da madeira.”

Banheiro branco com piso de madeira.Vazamentos são problemáticos. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.

Tanya O’Coyne, proprietária da TSC Restoration , uma empresa de restauração de danos causados ​​por água em San Diego, é totalmente contra pisos de madeira na cozinha ou no banheiro. “Se sua máquina de lavar louça, vaso sanitário, geladeira, pia ou canos de esgoto vazam, a escolha do piso pode ter um impacto enorme na extensão dos danos”, explica ela. “Os pisos de madeira podem deixar a água penetrar em suas rachaduras, ocultar o crescimento de fungos e deformar-se após exposição mínima à água.”

Na verdade, O’Coyne diz que pisos de vinil, azulejos ou linóleo causariam muitos dos danos da água que a empresa vê em cozinhas e banheiros menos severos. “Nós também tivemos que arrancar várias salas de pisos de madeira interligados por causa de danos a apenas um pequeno banheiro metade, já que nem sempre é possível substituir apenas algumas tábuas de madeira”, explica ela.

O’Coyne acredita que os pisos de madeira são lindos – mas diz que nunca colocaria um em sua própria cozinha ou banheiro.

Banheiro cinza com piso de madeira em pequeno espaço.Pisos de madeira não podem ser para crianças. Imagem: Imageflow / Shutterstock.

Embora Serra e Davis recomendem pisos de madeira na cozinha, eles não os sugerem para banheiros. “Os pisos de madeira podem ser usados ​​nos banheiros, mas com toda a água que usamos nessa pequena área, provavelmente é melhor passar a usá-los”, diz Serra. “Salpicos de crianças, vazamentos em instalações, vapor e outros problemas de água estão prontos para danificar a madeira, especialmente se o piso tiver lacunas.” No entanto, ela recomenda cerâmica ou porcelanato. Eles olham – embora eles possam não se sentir – exatamente como a madeira e vêm em uma variedade de estilos e tamanhos.

Banheiro branco com madeira branca.Pense nos prós e contras de pisos de madeira antes de instalar. Imagem: Caiaimage Charlie Dean / Getty Images.

Davis não recomenda pisos de madeira nos banheiros com banheiras e chuveiros. Ele diz que eles estão bem em salas de pó, no entanto. “Instalando o mesmo piso no banho de pó como a cozinha é geralmente a primeira escolha de um designer, devido à proximidade dos dois espaços”, diz Davis.

Para os proprietários que querem uma aparência de madeira sem problemas de umidade, Slaughterbeck recomenda piso impermeável. “Instalamos muitos de nossa linha de fusão híbrida e também outras marcas notáveis ​​que produzem pisos à prova d’água”, diz ela.

Quais são seus pensamentos sobre pisos de madeira na cozinha ou no banheiro? Deixe-nos saber nos comentários.

 

Referência:Terri Williams  
Você também pode gostar de
O melhor guia para móveis sustentáveis
Criando o quarto perfeito para dormir
Os 10 Mandamentos da Pintura
9 coisas que você pode fazer com uma parede em branco