Home > Arquitetura > Pensar zen é pensar em cores neutras? Experimente estes estilos Zen coloridos

Pensar zen é pensar em cores neutras? Experimente estes estilos Zen coloridos

/
04 set 2019
//

Uma característica dos espaços Zen tradicionais é que eles tendem a ser dominados por cores neutras e terrosas , especialmente bege e marrons.

Os estilos zen mais contemporâneos podem mudar para esquemas de cores brancas e pretas. Como o zen é uma questão de relaxamento, os tons suaves das cores neutras geralmente dominam.

100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores O Zen também faz uso de texturas naturais, como jardins de pedra e bambu natural, que apresentam todas as cores neutras suaves. Mas você gosta de uma sensibilidade zen relaxante e cor ousada?

Acontece que os dois podem se encaixar muito bem. Dê uma olhada abaixo para conferir como trabalhar com a tendência colorida do zen.

Coral azulAs texturas naturais podem ter algumas cores fortes, como você pode ver na escultura Bartram Coral . Imagem cortesia da Wayfair .

 

1) Texturas naturais coloridas

Como mencionado acima, o zen tem tudo a ver com texturas naturais , o que significa que o esquema de cores tenderá a se transformar em tons neutros. No entanto, a foto acima mostra que você pode trabalhar com texturas naturais e manter uma foto em negrito. Coral azul é um exemplo de uma textura natural que apresenta cores saturadas. Você pode emparelhá-lo com flores cor de rosa ou outros elementos Zen tradicionais em um tom mais ousado.

E quando você incorpora itens coloridos como este em seu espaço, você pode usar essas cores no resto do espaço como acentos. Por exemplo, o azul no coral pode ser refletido em algumas almofadas azuis.

Banheiro com parede verde e vaso branco com planta.Mantenha as coisas com aparência natural com paredes verdes. Imagem: yampi / Shutterstock.

2) Paredes verdes para um estilo zen colorido

Como o zen tem uma sensação muito natural, isso significa que há uma maneira fácil de obter cores em seu espaço: incorporar tons naturais de verde. Você pode ver como o banheiro colorido na foto acima usava um verde brilhante nas paredes. Esse verde mantém uma sensação natural para a sala e se encaixa com a madeira texturizada e grande planta.

A adição de tapeçarias que retratam itens zen naturais, como pedras e fotos de areia, também manteria as coisas naturais e zen. Enquanto isso, uma pia de navio poderia dar a sensação de estar em um relaxante spa zen.

cama de madeira com coberto amarelo.Os tons suaves podem adicionar alguma cor, mas ainda assim ser um elemento de aterramento no espaço. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.

3) Acentos de cores sutis

Outra maneira de trabalhar a cor em um espaço zen é usar acentos de cores sutis. Isso permite que você adicione um pouco de cor ao espaço, mas, como as cores são sutis, elas atuam como um elemento mais atenuado contra as cores neutras do restante do espaço.

Você pode ver na foto acima como o princípio foi usado em um colorido quarto zen. As paredes brancas e texturas de madeira se combinam para criar um esquema de cores neutras. No entanto, o cobertor amarelo escuro  adiciona alguma saturação de cor profunda ao espaço. Ainda assim, este item não domina o espaço e faz com que pareça muito estimulante. A sala ainda é muito relaxante com uma sensação mais suave.

Sofá preto com coberto vermelho na lateral.Cores acentuadas podem funcionar bem em espaços neutros do zen. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.

4) Pequenos pedaços com cores de destaque

Isso não quer dizer que você tem que evitar cores de destaque negrito por completo. Você pode usar a mesma ideia de cor de destaque, mas virar para tons mais brilhantes. O exemplo na foto acima mostra como um pequeno cobertor vermelho brilhante adiciona um toque muito sutil de cor a um espaço zen neutro e brilhante.

O vermelho também dá ao espaço alguma profundidade e dimensão. Espaços neutros mais claros, como o da foto acima, correm o risco de parecerem planos. Mas apenas um pouco de cor os anima.

Esta foto também mostra como elementos naturais e clássicos criam uma vibração zen relaxante. A pintura da lua  tem uma textura natural e uma sensação de relaxamento, enquanto a lanterna faz o espaço parecer mais clássico.

Quarto de casal estilo industrial.Este é um espaço industrial e zen . Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.

5) Combine estilos de sala

Outra ideia para criar um espaço zen colorido é combinar dois tipos de estilos de sala juntos. O quarto na foto acima combina elementos zen com um estilo industrial. Peças zen como a pintura austera mantêm o espaço com aparência natural e relaxante, mas a pintura também faz um bom trabalho ao incorporar os tons avermelhados do tijolo industrial ao estilo zen.

Elementos Zen podem realmente funcionar com praticamente qualquer tipo de estilo. Por exemplo, você pode ter um estilo boho com representações artísticas do Buda. Ao redor essa ideia permite que você jogue e combine estilos até ter uma aparência única.

Gostou? Neste artigo falamos mais sobre como tornar a sua casa totalmente Zen em 10 passos.

Referência:  Michelle Honeyager,