Home > Arquitetura > Óculos VR – Aqui estão os melhores!

Óculos VR – Aqui estão os melhores!

/
16 nov 2019
//

Com o desenvolvimento de vários óculos de realidade virtual nos últimos anos, a Realidade Virtual finalmente encontrou seu lugar no mundo do entretenimento. Com óculos de realidade virtual para PCs, consoles de jogos e smartphones, existem modelos para todos os bolsos.

Quando se trata de escolher um dos muitos modelos disponíveis, é necessário levar em consideração muitos aspectos. A decisão de quais óculos VR são melhores dependerá de como você deseja usá-los.

Como os óculos VR realmente funcionam?

Realidade virtual – algo que os jogadores sonham desde que a primeira geração foi lançada no início dos anos 80. Filmes como Tron e numerosos romances de ficção científica tornaram o conceito de VR atraente para muitos jogadores há muito tempo.

Por um longo tempo, no entanto, a implementação parecia uma realidade distante.

Isso ocorre porque a tecnologia complexa é necessária para criar uma experiência totalmente imersiva. Isso só se tornou disponível nos últimos anos, graças a avanços no desempenho do processador e na tecnologia de tela a preços acessíveis.

Como os seres humanos percebem o espaço

Uma experiência imersiva de RV só é possível se você usar a capacidade da visão humana para simular um mundo real. Para entender isso de uma perspectiva técnica, é necessário visualizar como o cérebro combina as informações capturadas pelos olhos em uma imagem óptica.

Os humanos só podem ver em 3D porque têm dois olhos. Como os olhos são ligeiramente deslocados, eles capturam o ambiente a partir de ângulos ligeiramente diferentes. Esse fato é o pré-requisito básico para a visão tridimensional.

No cérebro, as imagens de diferentes ângulos de visão são combinadas em uma imagem espacial completa, o que nos dá nossa visão tridimensional. Isso se chama visão estereoscópica.

O truque da realidade virtual – forneça uma exibição diferente para cada olho

A realidade virtual faz uso dessa função da visão humana: tanto o olho esquerdo quanto o direito exibem sua própria imagem em sua própria tela, o que representa dois ângulos de visão ligeiramente deslocados da realidade virtual. Assim como os olhos veriam uma sala real.

O cérebro então faz o resto! Assim como na visão real, o cérebro processa essas duas perspectivas em um campo de visão 3D, o que nos permite experimentar o ambiente espacial.

 

Óculos VR. Veja os mais conhecidos:

1. Óculos VR para PC

A melhor experiência em realidade virtual pode ser alcançada com óculos de última geração. Estes geralmente têm as melhores especificações técnicas. No entanto, isso também se reflete no preço. Os óculos VR bastante caros para o PC também exigem um computador o mais potente possível, a fim de exibir os mundos da realidade ideal.

Os modelos mais conhecidos de óculos de realidade virtual para o PC são Óculos Rifts , o HTC Vive e o HTC Vive Pro .

Óculos Rift S

é o sucessor aprimorado do Óculos Rift – os óculos de realidade virtual que inauguraram a era da realidade virtual ao lado do HTC Vive. Este é um dispositivo high-end e é um dos modelos mais sofisticados tecnicamente.

Tanto em termos de densidade de pixels quanto de taxa de alteração de imagem, o Rift S está entre os melhores dispositivos atualmente disponíveis no mercado. A Óculos, uma subsidiária do Facebook, fez um ótimo trabalho ao tornar a experiência o mais perfeita possível para usuários de RV com um interesse real em jogos.

Estes óculos VR destinam-se a todos aqueles que procuram a experiência mais abrangente possível, especialmente durante os jogos. Lembre-se, no entanto, de que você precisará de um PC poderoso para usar o Óculos Rift S em todo o seu potencial.

Óculos Rifts

HTC Vive

O HTC Vive foi um dos primeiros conjuntos de óculos de realidade virtual do mercado ao lado do Óculos Rift. O Vive tem especificações semelhantes ao Óculos Rift, mas é cerca de 100 gramas mais pesado. Ele é direcionado a usuários que desejam uma experiência intensa em VR e que possuem um PC de alto desempenho ou estão dispostos a investir em um.

O HTC Vive vem com dois controladores e sensores de ambiente que permitem ao jogador se movimentar no mundo da realidade virtual. O HTC Vive também possui um extenso ecossistema, que contém vários jogos de realidade virtual na plataforma a vapor.

 

HTC Vive

HTC Vive Pro

Ao desenvolver o HTC Vive Pro, a HTC, como fabricante premium de óculos de realidade virtual, mais uma vez foi melhor. Com especificações excepcionais incomparáveis ​​no setor de óculos de realidade virtual, a empresa sul-coreana está estabelecendo novos padrões e também está voltada para clientes corporativos.

Entre os óculos VR para consumidores, possui a maior densidade de pixels (615 ppi), com 2880 × 1600 pixels. Outro recurso inigualável por outros óculos é um possível alcance de rastreamento de até 100 metros quadrados, coberto por quatro sensores.

Esses recursos tornam o HTC Vive Pro o conjunto de óculos VR mais bem equipado, mas também o mais caro.

HTC Vive Pro

2. Óculos VR independente

Existem também alguns óculos VR no mercado que não exigem uma unidade de computador, como um PC, um console ou um smartphone. Esses dispositivos VR independentes têm seu próprio chip embutido.

Os representantes mais proeminentes dos óculos independentes são o Óculos Go , o Pico, o HTC Vive Cosmos e o recém-lançado Óculos Quest .

Óculos GO

O Óculos Go é um conjunto autônomo de óculos de realidade virtual, projetado especialmente para o consumo de aplicativos de realidade virtual e vídeos de 360 ​​graus. Para atender a esses requisitos, são necessárias especificações muito mais baixas do que os óculos VR projetados para jogos. Isso também afeta o preço. Disponível por menos de 200 euros, é significativamente mais barato que o Óculos Quest.

 

Óculos Go

Pico (Neo, G2)

Pico  é o primeiro fabricante chinês a se destacar no mundo da realidade virtual. Seu primeiro modelo, o Pico Neo, foi o primeiro conjunto de óculos VR independentes de todos os tempos. As especificações do Neo são mais parecidas com o Óculos Go.

O modelo sucessor Pico G2 pode representar uma ameaça real para o Óculos Go. Com 2880 × 1600 pixels a uma taxa de quadros de até 90Hz e uma câmera para visão externa, o G2 possui especificações que superam todos os outros óculos independentes disponíveis até o momento. Além disso, o G2 é extremamente leve, pesando apenas 268-278 gramas.

No entanto, o G2, que está disponível em três versões (G2, G2 Pro para obter ainda mais desempenho e G2 4K com resolução extra alta), atualmente não é voltado para o mercado consumidor: os óculos VR produzidos pela Pico estão atualmente disponíveis exclusivamente para desenvolvedores e clientes comerciais através do site  do Pico.

Pico neo G2

 

HTC Vive Cosmos

Com o Vive Cosmos, a HTC anunciou a próxima geração de óculos VR. Esses óculos VR independentes, planejados para serem lançados em agosto de 2019, estão equipados com 6 câmeras que podem ser usadas para rastreamento e devem possibilitar a reprodução em qualquer ambiente. O design também promete um ajuste aprimorado para permitir uma reprodução mais longa. Funcionalidade prática: o Vive Cosmos permitirá que você abra as telas com facilidade, caso precise de repente ver o mundo real.

A HTC ainda mantém em segredo os detalhes técnicos no momento. Parece claro, no entanto, que o Vive Cosmos poderá ser emparelhado com um PC e um smartphone e até funcionar imediatamente. Portanto, se você estiver procurando por uma solução sofisticada que funcione sem cabos, provavelmente espere até que o HTC Vive Cosmos seja lançado.

HTC Vive Gomos

 

 

Óculos Quest

É o mais novo conjunto de óculos autônomos da Óculos. Esses óculos de realidade virtual são para quem procura uma maneira sem fio de consumir a realidade virtual que não requer hardware adicional.

Recurso especial: A Quest possui rastreamento integrado. Atualmente, quase nenhum outro provedor oferece essa função.

Os principais pontos positivos do Óculos Quest são os controladores e uma grande variedade de jogos incluídos no pacote.

Óculos Quest

Esquecemos alguns óculos importantes? Você tem experiência com algum dos óculos VR listados acima? Comente compartilhando sua experiência pessoal com um ou mais modelos. Estamos ansiosos para ouvir de você!

3. Óculos VR para Celular   

Samsung Gear VR

gear vr - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

O Samsung Gear VR é uma das melhores e mais baratas opções no mercado, se você estiver procurando por um dispositivo VR básico. O Samsung Gear VR é relativamente confortável de usar e vem com um controlador sofisticado. O Samsung Gear VR agora é compatível com alguns smartphones Samsung lançados nos últimos dois anos.

Este modelo é recomendado para qualquer pessoa com um smartphone Samsung que esteja procurando uma maneira barata de experimentar a Realidade Virtual.

 

Google Daydream View

daydream - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

O Google Daydream View é a contrapartida do Samsung Gear VR para todos os usuários de telefones Google Pixel, além de alguns telefones de outros fabricantes. Os óculos VR produzidos pelo Google são um pouco mais caros que a solução Samsung, mas ainda são alguns dos óculos VR mais baratos disponíveis para o smartphone no mercado que oferecem pelo menos uma qualidade decente.

A maior vantagem do Google Daydream View é o aplicativo integrado do YouTube, que permite consumir vídeos em 360 graus de uma maneira muito simples e intuitiva.

 

Xiaomi VR Play II

xiaomi vr play ii - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

O VR Play II, óculos de Realidade Virtual para celular da Xiaomi, reúne algumas das melhores características dos concorrentes: é bem construído, possui um grande ângulo de visão e é compatível com qualquer modelo de smartphone iOS (iPhone) ou Android.

Foi feito para ser utilizado com o app Cardboard do Google (iOS, Android), logo suporta até mesmo iPhones, e faz a fixação por pressão. Mesmo aparelhos grandes ficam bem presos. Por fim, ele possui um preço acessível, podendo ser encontrado por valores entre R$ 190 e R$ 250. É uma boa opção inclusive para uso profissional.

 

Google Cardboard

cardboard - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

Pode parecer uma piada, mas o Cardboard original ainda é uma excelente pedida. É possível adquirir um pronto, em sites de venda ou montar um em casa, com os moldes originais disponíveis na internet e comprando as lentes biconvexas assimétricas, com distância focal de 45 mm (conforme as especificações) à parte. No geral, os custos ficam entre R$ 15 e R$ 30.

Embora o Cardboard não ofereça tanto conforto como outras soluções profissionais, ou não possuir um ângulo de visão tão grande, ele é o mais democrático dos óculos de Realidade Virtual: é utilizável com qualquer smartphone disponível no mercado, e graças ao seu custo, ele é um dos mais acessíveis de sua categoria.

 

VR Boxvr box - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

O VR Box entra nesta lista por apenas dois fatores: o preço, podendo ser encontrado por valores entre R$ 30 e R$ 50; e a comodidade, por contar com um controle Bluetooth dedicado. Fora isso, o óculos de VR possui uma experiência de uso similar à do Cardboard, o que para ele é um baita ponto contra.

O aparelho aparenta ter sido feito de materiais baratos (considerando o valor, não surpreende), o ângulo de visão não é dos melhores e por isso, ele não propicia imersão adequada. Vale como um presente para crianças ou um brinde para colaboradores, mas para uso pessoal e regular, ele é menos que o ideal e para baixo orçamento.

 

4. Óculos VR para Console de jogos

Playstation VRplaystation vr - Óculos VR - Aqui estão os melhores!

Com o Playstation VR, a Sony apresentou uma poderosa resposta aos óculos VR produzidos pelos dois fabricantes premium Oculus e HTC. Embora o Playstation VR não consiga acompanhar as especificações do Oculus Rift S ou do HTC Vive, ele tem a vantagem de ter sido otimizado para uso com o Playstation 4. É significativamente mais barato que a concorrência e oferece um plug muito simples instalação e reprodução. A seleção de jogos e conteúdo também é bastante substancial.

No entanto, o Playstation VR não possui alguns recursos, como a solução de rastreamento disponível nos óculos Oculus e HTC. Além disso, o Playstation VR é um pouco mais pesado que a concorrência. No geral, o Playstation VR é um bom investimento para quem já possui um Playstation 4.

Gostou do post? Nosso portal possui vários cursos de programas que usam a realidade Virtual de forma incrível! Acesse: www.aarquiteta.com.br

Obrigada!

 

Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.