LOFT – O guia definitivo de como decorar!

Loft o que é e como decorar? Confira como reconhecer um Loft e apaixone-se por esta maneira de morar!

O que é um Loft?

A palavra Loft no dicionário refere-se a uma sala ou espaço diretamente sob o telhado de uma casa ou outro edifício usado para fins residenciais ou comerciais.

Outro significado da palavra é uma grande área aberta em um armazém, fábrica ou outro grande edifício convertido em um espaço vital.

Nos Estados Unidos, o termo loft é usado para descrever o nível superior de um edifício – diretamente sob o telhado. No Reino Unido, no entanto, nada mais é do que um espaço de armazenamento sob o teto, e uma escada que geralmente leva a ele.

No entanto, o sótão tem muitos usos como espaço. Isso inclui escritórios, espaços residenciais, estúdios de cinema e fotografia, clubes de dança, academias, CrossFit, lojas de varejo e muito mais. Proprietários ou inquilinos também podem ajustar e adaptar seus espaços.

De onde surgiram os Lofts?

O conceito Loft surgiu na conversão de antigos edifícios como galpões de fábricas, por exemplo, em espaços altamente criativos transformados em moradia enquanto funcionava como ateliê com uso profissional.

———— PUBLICIDADE ————
O guia definitivo para O QUE é UM LOFT.
Foto: Pinterest

Os artistas foram os primeiros a abraçarem essa forma de morar e trabalhar em um mesmo lugar,.

Com a criatividade intelectual que lhes são peculiares, artistas, designers e arquitetos ressignificaram o conceito de morar e trabalhar no mesmo espaço com decorações altamente atraentes, o que fez com que os americanos procurassem por imóveis que pudessem ser transformados em loft.

A explosão pela busca acelerada por esses espaços tornou os antigos galpões de fábricas, escolas desativas e até mesmo frigoríficos, em um artigo raro.

O que fez com o que valor desses imóveis subissem de valor, e também pela escassez das áreas industriais para serem transformadas em residenciais já que os gestores das cidades reurbanizaram as áreas ditas como industriais em residenciais.

Como se caracteriza um Loft?

De origem industrial um loft tem carateristas bem peculiares.

  • Planta Livre;
  • Espaços Integrados;
  • Pé direito duplo;
  • Mezanino;
  • Amplas janelas para entrada da iluminação natural;
  • Instalações (elétricas e hidráulicas) aparentes;
  • Utilização das Estruturas, materiais e texturas rusticas também aparentes.
O guia definitivo para O QUE é UM LOFT.
Foto: Pinterest

Esses itens todos combinados a um bom projeto, acabou caindo no gosto das pessoas que também se identificaram com esse novo modo de morar e trabalhar.

———— PUBLICIDADE ————

Especialmente as pessoas solteiras, estudantes e até mesmo o mundo empresarial.

Empresários passaram a se interessar mais e mais por Lofts de modo a tê-lo até mesmo como segunda moradia, para aqueles que vivem longe de suas familias e casas originais.

Com a expansão da procura  e a escassez gerada pela falta de espaços abandonados, o mercado imobiliário criou um nicho específico para atender aos interessados. E passou-se então a oferecer novas construções, mas com características de um Loft original.

O bum imobiliário elevou os preços dos lofts no mercado, deixando-o mais caro que muito apartamento de área maior e com mais estrutura.

Por que escolher um loft?

Com o tempo os lofts representaram um estilo descolado de se viver, atraindo as pessoas pelo jeito todo especial de se morar.

Os benefícios de um loft incluem:

  • Praticidade e sensação de liberdade: Ambientes abertos de uso integrado, para quem não tem muito tempo para cuidar da casa;
  • Divisão de ambientes com mobiliário, já que não há divisões dos ambientes por paredes;
  • Muita iluminação natural: Gerando ambientes mais sustentáveis com a redução do uso da energia elétrica;
  • Redução de custos com manutenções: devido à exposição das infraestruturas o tempo de reparo é menor e gerando economia até mesmo os custos dos quebra-quebra.

Como escolher um Loft?

Primeiramente você deve ficar atento as características apresentadas no ‘item’ anterior, a semelhança entre alguns imóveis oferecidos são até atraentes no mercado, mas elas não correspondem de fato as características primárias de um loft.

Realizar pesquisa sobre Lofts é sempre uma boa pedida antes de sair buscando o seu imóvel as pressas.

Loft Moderno — Como diferenciar um Loft de uma Kitnet?

Loft é um espaço inspirado nas antigas áreas de galões abandonados sido convertido em moradia com as carateristas apresentadas anteriormente.

Não confunda Loft com Kitnet

Qual a diferença entre loft e kitnet?

Já a Kitnet geralmente são apartamentos muito pequenos com poucas divisórias internas, exceto o banheiro e de área de até 50m2.

A kitnet é essencialmente um cômodo que serve de quarto e sala simultaneamente, possui um banheiro e uma pequeníssima cozinha separada algumas vezes por um balcão que serve de mesa, quando não se tem espaço para uma.

O guia definitivo para O QUE é UM LOFT.
Foto: Pinterest

No entanto, atualmente, devido à alta criatividade dos designers, as kitnets voltaram a chamar a atenção daqueles que precisam apenas morar sozinho, sendo o trabalhado realizado em outro lugar.

Assim como Lofts as kitnets trazem também um novo conceito de se morar, pois, elas se aproximam muito do conceito minimalista, já que a ideia é viver somente com o necessário sem acúmulo de itens não essenciais.

Uma kit net pode sim, ser um local agradável de se viver, projetos de kitket vem sendo cada vez mais solicitados por arquitetos que vem com soluções incríveis para quem quer morar bem, com conforto em um ambiente com uma boa decoração.

Como decorar?

Assim como a kitnet a ideia é viver com o essencial.

Adotar uma decoração minimalista é uma boa solução para deixar o espaço ainda mais leve e elegante livres de exageros na decoração adequando-o à disposição dos elementos para garantir maior fluidez do espaço.

LOFT - O guia definitivo de como decorar!
Foto: Pinterest

Se seu Loft tem pouca área é preciso sempre ter consciência do tamanho dos móveis, mesas e sofás são os mais preocupantes, por isso na hora da compra verifique os seus tamanhos para que eles não ocupem mais espaço do que o necessário, deixando o ambiente pesado e desconfortável.

Mobiliário com mais de uma função pode ser a solução que você precisava para ganhar uma área multifuncional. Móveis modulares podem ajudar, algumas empresas oferecem ainda o projeto para ajudar o morador a comprar os móveis certos para pequenos espaços.

Um loft aconchegante requer atenção na hora de decoração, pois o risco de tentar combinar todos os ambientes individualizadamente possam deixar a decoração confusa.

Dicas para o Loft:

  • Procure deixar a decoração menos monótona possível escolhendo elementos que causam impacto visual sofisticadamente.
  • Adote uma cartela de cores que possa equilibrar o ambiente com cores, mas sem pesar ou deixá-lo neutro demais.
LOFT - O guia definitivo de como decorar!
Foto: Pinterest
  • Mistura de matérias podem também ajudar a equilibrar o ambiente especialmente em pisos, bancadas, tapetes, cortinas, tecido e mantas de sofá, almofadas.
  • Integração é a palavra-chave, quando nos referimos a um Loft, por isso aposte em elementos que integre todos os ambientes para deixar o espaço mais aconchegante.
  • Para não deixar os ambientes sem uma ligação entre eles, crie pontos de apoio, como uma bancada para fazer a ligação de uma sala e uma cozinha, por exemplo.
  • E se o seu Loft possuir uma vista externa maravilhosa traga-a para dentro, deixando livre o acesso até as janelas, assim seu Loft ficará ainda mais interessante. As visitas vão amar.
LOFT - O guia definitivo de como decorar!
Fonte: Pinterest

Ficou curioso para saber o que é um Mezanino confira neste artigo as dicas e veja os lindos mezaninos que separamos para você.

 

Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.