Home > Carreira Profissional > O que é e o que faz um calculista estrutural?

O que é e o que faz um calculista estrutural?

/
13 maio 2019
//

Você já parou para pensar sobre o que é um calculista estrutural e qual a função desse profissional? Neste texto, nós trazemos a resposta.

O cálculo estrutural em uma construção

O cálculo estrutural, como o nome já diz, está relacionado aos elementos de uma estrutura. Ele também é usado para verificar como elas se comportam mediante diversos esforços e situações. Resumindo, o objetivo é verificar se a estrutura realmente “aguenta ficar de pé”, de modo que se torna essencial para um bom desenvolvimento e execução da obra.

calculista estrutural

Imagem: clicportal.com.br

O que é um calculista estrutural?

Assim, o calculista estrutural é responsável pelo cálculo de esforços, reações e deformações uma estrutura. Depois disso, ele é capaz de fazer o cálculo e dimensionamento dos elementos que suportarão tais esforços sem que ocorram danos às estruturas, de modo a evitar acidentes. Para isso, há várias normas que estabelecem limites e orientam o trabalho desse profissional.

Formação e mercado de trabalho do calculista estrutural

Normalmente, o calculista estrutural possui graduação em Engenharia Civil. É durante a graduação que ele passa por disciplinas que vão auxiliar na compreensão de como é feito o cálculo estrutural, como física, resistência dos materiais, estática, estrutura e tantas outras. Ele pode se especializar em diversas áreas, como madeira, concreto e metais.

calculista estrutural arquiteta 3 - O que é e o que faz um calculista estrutural?

Imagem: cimentoitambe.com.br

Ainda, para ser um bom calculista estrutural e gostar do trabalho, é preciso ter grande afinidade com matemática e física, que fazem parte do dia a dia do profissional. Além disso, é preciso ter afinidade com programas computacionais usados como ferramentas auxiliares. Afinal, nós sabemos que tais cálculos deixaram de ser feitos manualmente há tempos e que, felizmente, há várias ferramentas que  tornam o trabalho relativamente “mais simples”. Porém, vale ressaltar que um software não substitui o profissional e que saber operá-lo não torna qualquer pessoa um calculista.

calculista estrutural

Imagem: carmona.eng.br

O calculista trabalha juntamente a outros profissionais, como os engenheiros e arquitetos, de modo a elaborar a melhor estrutura para tornar o projeto uma realidade. Há uma responsabilidade muito grande sobre o calculista estrutural, o que faz com que ele deva realizar um trabalho minucioso e cuidadoso. No entanto, para que ele possa executar seu trabalho, é necessário que os elementos utilizados estejam de acordo com as especificações, como o concreto, por exemplo. Se o calculista faz o seu trabalho baseado em um tipo de concreto e outro material é usado na obra, o resultado pode ser desastroso.

O mercado de trabalho é normalmente aquecido para o profissional, principalmente para quem já tem experiência, mas ele varia de acordo com o mercado da própria construção. Destaca-se que não há demanda só na área da construção civil. O calculista estrutural pode atuar nas áreas de engenharia mecânica, naval, aeronáutica, na produção de aviões, navios, automóveis e mais.

Você também pode gostar de
substituto do ar-condicionado
Material promete substituir o ar-condicionado
Tá calor? Conheça as praias artificiais mais famosas do mundo (e por que esse tipo de construção está em alta)
Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?
Origami arquitetônico: conheça a tendência das casas dobráveis