NBR 9050 – A Norma da acessibilidade brasileira!

NBR 9050 - A Norma da acessibilidade brasileira!
NBR 9050 – A Norma da acessibilidade brasileira!

NBR 9050 – A Norma da acessibilidade brasileira!

NBR 9050 – A Norma da acessibilidade brasileira!

A necessidada da acessibilidade:

Na década de 1930, a consciência das barreiras arquitetônicas começou a surgir com a mobilização de veteranos norte-americanos, cujas consequências da batalha os impediram de continuar desempenhando suas funções essenciais.

———— PUBLICIDADE ————

Chamam a atenção para as restrições impostas pela cidade e seus prédios, que são projetados para pessoas com plena motricidade.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a primeira padronização surgiu nos Estados Unidos, baseada no conceito de “design for all” ou “design acessível”.

Em 1987, o arquiteto americano Ronald Mace, também cadeirante, reforçou o conceito colocando os princípios do Desenho Universal em teoria e prática.

———— PUBLICIDADE ————

Suas ações e discursos sobre esse tema afetarão espaços, móveis e objetos, resultando em uma mudança de paradigma na forma como projeta.

nbr 9050
Como funciona a norma nbr 9050.

NBR 9050 e a acessibilidade no Brasil:

No Brasil, a acessibilidade começou a ser debatida em meados da década de 1980, quando a NBR 9050 também foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas TécnicasABNT.

Repleto de ilustrações, foi a primeira abordagem técnica do país sobre o assunto, mas apesar de sua relevância a norma de acessibilidade vai muito além da formação daquela década para profissionais de arquitetura e urbanismo.

———— PUBLICIDADE ————

A NBR 9050 foi lançada pela primeira vez em 1985 e passou por três revisões desde: 1994, 2004 e 2015.

Em sua versão mais recente, apresenta 148 páginas, parâmetros para diferentes condições de movimento e consciência ambiental.

Embora a versão original tenha apenas cerca de 50 páginas, incluindo ilustrações no apêndice, o seguinte é derivado da primeira.

———— PUBLICIDADE ————

Então, veja estes artigos que vão complementar ainda mais sobre o assunto:

Fonte: Guiaderodas

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.