Home > Mundo Arquitetura > Platibanda e beiral: qual é a diferença e como inspirar seu projeto?

Platibanda e beiral: qual é a diferença e como inspirar seu projeto?

/
21 nov 2018
//
platibanda

Você sabe qual é a diferença entre platibanda e beiral? Para quem vê de fora, escolher entre beiral e platibanda pode parecer apenas questão estética. Porém, eles vão além disso e dependem também das características da edificação, como o custo e a manutenção.

O que é e qual a função da platibanda?

A platibanda é um tipo de cobertura responsável por esconder o telhado e as calhas. Consiste, basicamente, no coroamento ou na continuação da parede externa da edificação. Assim, a platibanda deixa a sensação de uma continuidade da fachada, contribuindo para uma estética mais limpa, geométrica e sofisticada.

Além da questão estética, a platibanda possui um custo mais baixo, visto que os materiais são, normalmente, mais baratos que para fazer o telhado com beiral. Porém, é preciso ter cuidado na hora de projetar para evitar problemas de infiltração. Para isso, é preciso ter um bom sistema de escoamento e um caminho que permita que a água desça.

Imagem: aidearquitetura.com.br

Outro empecilho da platibanda é relacionada à conservação da parede. Devido à maior exposição a fatores ambientais como sol, chuva e vento, a necessidade de manutenção da parede é maior, como a pintura, por exemplo.

O que é e qual a função do beiral?

O beiral consiste na continuação do telhado É a parte do telhado que vai além da parede e serve para a proteção contra chuvas.

O beiral oferece maior proteção (principalmente para quem sempre esquece a janela aberta no período chuvoso!). Embora o custo de manutenção seja menor, visto que não é necessário agir contra infiltrações com tanta frequência como na platibanda, é preciso investir em uma estrutura adequada e resistente. Como os materiais são mais caros, isso pode tornar o seu custo mais elevado.

Imagem: axialengenharia.eng.br

Além de materiais resistentes, é preciso ter um bom projeto de beiral. A inclinação das telhas deve ser adequada, para promover o escoamento, e elas devem estar bem fixadas, de modo que resistam a intempéries.

Platibanda ou beiral: qual escolher?

A escolha vai depender, basicamente, da estrutura do projeto, do tipo de cobertura e do custo. O beiral oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa.

No quesito do tipo de cobertura, normalmente a platibanda é usada quando há laje, telhado de fibrocimento ou metálico. Por outro lado, o beiral é mais usado quando o telhado é do tipo colonial.

Se a escolha depender do custo, é preciso ponderar. Como foi dito, a platibanda é mais barata para construir, mas o custo de manutenção é maior. Com o beiral, a situação já é contrária: maior custo de construção e menor gasto com manutenção.

Inspiração

Se você ainda está em dúvida sobre qual escolher na hora de construir, vamos deixar alguns exemplos abaixo. Inspire-se!

Imagem: terra.com.br

Imagem: arquitetaporai.com.br

Imagem: aidearquitetura.com.br

Imagem: decorfacil.com

Imagem: theholk.com

Imagem: modoconstrucao.blogspot.com

Imagem: decorandocasas.com.br

Referências: Adias; Ceap; Tua Casa.

Você também pode gostar de
Como calcular a quantidade de telhas para um telhado