Home > Mundo Arquitetura > Como projetar uma passarela? Conheça as mais belas e inspire-se!

Como projetar uma passarela? Conheça as mais belas e inspire-se!

/
30 out 2017
//

A passarela é uma estrutura muito comum em nosso mundo Arquitetônico. Existem diversas belas passarelas espalhadas por todo o mundo. Sejam elas com funções úteis ou para embelezar mais ainda muitos monumentos, praças e até algumas residências. Neste artigo vamos ver algumas belas passarelas, sua utilidade e como são desenvolvidas!

O que é uma passarela?

Passarelas são construções suspensas que podem ser utilizadas, como o próprio nome exemplifica, para passar de um lado para o outro, seja por cima de estradas, entre dois prédios ou até mesmo dentro da sua própria residência.

Como são desenvolvidas?

A passarela têm como principal objetivo a segurança que devem apresentar. Muitas têm como sua principal utilidade, ultrapassar lugares altos em segurança, ou também, atravessar ruas e estradas muito movimentadas sem correr riscos.

Elas podem ser produzidas em diversos materiais, como em alvenaria, aço, metal ou concreto, além de serem abertas ou cobertas. Dentre as mais belas, aparecem passarelas apenas cobertas por vidros, que tornam a vista durante a passagem muito mais bonita.

O seu desenvolvimento deve passar por parte de pessoas responsáveis e capacitadas, que irão projetar algo seguro e que não oferecerá riscos para quem utilizar, também com base em um projeto, principalmente, de um arquiteto. Este último, geralmente responsável muito mais pelo design, pois estas passarelas não são apenas projetadas e construídas por uma pessoa.

É necessário que esse projeto seja criado para um trabalho com uma equipe profissional e responsável, pois estas passarelas não estarão próximas ao chão, e em qualquer acidente ou problema que ocorrer poderá haver muita gravidade.

Onde encontramos passarelas?

Atualmente, além de ser muito utilizadas exclusivamente para tornar locais e imóveis mais belos, elas acabam por facilitar muito o acesso das pessoas. Podemos encontrar passarelas entre prédios, em parques, praças, e até mesmo diversas universidades hoje em dia estão construindo para facilitar a movimentação dos alunos dentro de seus prédios.

As passarelas podem possuir diversos tamanhos, sejam apenas para acessar um local mais alto ou para atravessar rios e lagos. Vamos ver algumas das mais belas e conhecidas.

Passarela: Top 10 mais famosas

Infinity Bridge

Está localizada na Inglaterra, sobre o River Tees em Stockton. O que torna esta passarela bela é o fato de que, à noite, sua iluminação é maravilhosa. Além disso, o seu nome vem da sua arquitetura. O seu reflexo na água forma o símbolo do infinito.

The Bridge of Peace

É uma passarela que fica na cidade de Tbilisi, na Geórgia. É um símbolo da ligação entre os distritos da cidade. Ela possui milhares de LEDs juntamente com os vidros que estão espalhados por toda a sua estrutura, tornando uma paisagem belíssima, principalmente durante a noite.

High Line

Localizada em Manhattan, se tornou uma passarela enorme, que atravessa uma boa parte da cidade. Era uma linha de trem, que se tornou desativada após algum tempo, e assim, o projeto da passarela foi iniciado. Ainda não está totalmente concluída, mas já é aberta ao público. Ela também é uma espécie de jardim suspenso, com várias plantas e bancos para que as pessoas possam aproveitar a paisagem.

Gateshead Millennium Bridge

A Gateshead Millennium Bridge fica em Newcastle, na Inglaterra. Ela possui uma bela arquitetura e um mecanismo que faz com que a passarela se movimente e feche para passagem de barcos pelo rio. Ela é conhecida como “a ponte do olho que pisca”, devido a esse fato e ao seu formato, que parece com um olho abrindo e fechando.

Rewa Rewa Bridge

Esta passarela está localizada na Nova Zelândia, e serve como passagem entre New Plymouth e Bell Block. Além disso, é um memorial sobre a Guerra dos Mosquetes, que homenageia os mortos no conflito. Um dos pontos mais bonitos da ponte, é que, ao olhar de um dos lados, é possível observar o monte Tranaki. Assim, sua entrada parece levar direto à montanha.

Rolling Bridge

A Rolling Bridge é mais uma passarela repleta de tecnologia. Na sexta-feira, ao final do expediente, ela tem a capacidade de se enrolar, e ficar em formato de círculo, parecendo uma caixa de pizza. Ela está localizada em Londres, no Reino Unido.

Henderson Waves Bridge

É uma belíssima passarela, localizada em Cingapura, e que funciona como conexão entre os dois principais parques da cidade. Toda iluminada, se torna um espetacular ponto turístico.

Helix Bridge

A Helix Bridge possui uma arquitetura única! É toda feita com hastes de metal que vão fechando a cobertura como se fosse uma espiral, e para fora da estrutura, existem algumas espécies de sacada, onde é possível olhar a paisagem. Ela também está localizada em Cingapura.

Ponte Vecchio

Esta ponte está localizada na cidade de Florença, na Itália. É um dos principais pontos turísticos que devem ser visitados. Além de ser utilizada para passagem sobre o rio, ela possui também diversas lojas suspensas na sua lateral, funcionando como um shopping em uma passarela.

Langkawi Sky Bridge

A Langkawi Sky Bridge é uma das passarelas que podemos olhar e ter medo de atravessar. Ela é suspensa, por apenas um guindaste, aproximadamente, a 125 metros de altura. A paisagem também é surpreendente. Fica localizada no arquipélago de Langkawi, no continente asiático.

Kurilpa Bridge

Ela fica em cima do Rio Brisbane, em Brisbane na Austrália. Sua iluminação é fantástica, além de exibir uma arquitetura muito diferenciada. Ela é suspensa, sendo segurada por diversos cabos e postes presentes na sua estrutura. É mais uma bela passarela para se visitar.

Qual tipo de passarela é mais útil?

Na verdade não existe um tipo específico que tenha mais utilidade que outros. Como vimos acima, diversas passarelas foram criadas com a necessidade de atravessar rios e lagos, além de proporcionar vistas dentro da natureza.

Também existem várias passarelas apenas para o trânsito, como vemos bastante no Brasil. Portanto, sua utilidade pode ser variada, dependendo do uso que será destinada. Já pensou em construir uma passarela na sua casa? Dentro dela, ligando seu quarto ao banheiro, sem precisar passar pela sala? Ou até mesmo no seu pátio! Seria interessante, não é mesmo?

Mais dicas para a sua construção:

Como resumo, uma passarela serve para permitir que as pessoas cruzem um espaço, água ou uma característica geográfica. Ao projetar uma passarela, existem 5 considerações simples que terão um grande impacto no sucesso a longo prazo:

1. Estabeleça a largura

Estabelecer a largura planejada para a trilha da passarela é um ponto de partida básico. Pedestres e corredores, caminhantes, ciclistas e outros serão usuários desta passarela?. Qual tamanho de estrutura é necessária? Uma largura básica não pode ser tão pequena quanto 1,20 metros… algumas alcançam 3,6 metros ou mais, dependendo do uso esperado e da localização.

2. Condições do local

Uma vez que o Arquiteto identifica a largura, eles devem então decidir as condições de localização que a passarela irá encontrar. Um terreno bastante plano muitas vezes não exige mais nada do que seguir os contornos do local. As considerações do projeto adicionais devem ser avaliadas se o local incluir cruzamentos de água, interseções ou mudanças de elevação mais acentuadas.

3. Análise do solo

Adquirir uma análise do solo é uma escolha prudente para entender detalhes do local para qualquer estrutura de passarela. A análise irá ajudá-lo a determinar se são necessárias fundações profundas. Se você tem uma ideia da condição do solo circundante, você pode usar esta informação como vantagem no projeto.

4. Segurança

Qualquer projeto de ponte pedestre deve ser bem projetado para fornecer desempenho seguro e duradouro. Pequenas passarelas devem fornecer uma superfície uniforme do convés, com mudanças de elevação em ½ ” de um piso para outro.

As superfícies de piso rachadas, divididas ou quebradas não atenderão às diretrizes de segurança. Certamente, placas com parafusos salientes ou outros fixadores seriam considerados um risco de tropeção.

A passarela deve ter características de design e de segurança, incluindo uma superfície de plataforma texturizada que resistirá ao tráfego de bicicletas, patins e pedestres.

5. Durabilidade

Muitas passarelas estão localizadas em ambientes de recreação ao ar livre. Fornecer uma passarela duradoura, sem manutenção, pode ser uma solução econômica para um desafio complexo de uma solução.

Gostou deste post? Não esqueça de compartilhar e dar um like! 🙂

Bjs!

Luciana Paixão

Você também pode gostar de
compatibilização de projetos
O que é compatibilização de projetos?
arquitetura minimalista
O que é arquitetura minimalista?
Buenos Aires – Um passeio pela Arquitetura da cidade Portenha
Como projetar dormitórios adaptados para Idosos