Home > Mundo Arquitetura > Você sabe o que é cobogó?

Você sabe o que é cobogó?

/
19 dez 2018
//
o que é cobogó

Você já ouviu falar no cobogó? De longe, é possível perceber que o nome é um tanto curioso. Mas já adiantamos: cobogó não é de comer nem de passar no cabelo. Na verdade, ele é um elemento da arquitetura brasileira que surgiu há quase um século. Neste texto nós explicamos o que é cobogó, como ele surgiu, seus usos e mostramos algumas inspirações.

o que é cobogó

Imagem: tuacasa.com.br

O que é Cobogó?

O Cobogó é um elemento vazado presente em paredes e muros e permite maior ventilação e luminosidade. Apesar de ter se popularizado na década de 50, ele surgiu no Recife, quase cem anos atrás, por volta da década de 1920. Uma curiosidade é que o nome, que parece bem brasileiro, tem uma origem engraça. Ele foi formado a partir das iniciais dos sobrenomes dos seus idealizadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest Augusto Boeckmann e Antônio is.

o que é cobogó

Imagem: mapadaobra.com.br

A inspiração veio de um elemento da arquitetura árabe de madeira vazada com combinações geométricas chamado muxarabi (Mashrabiya). Outra curiosidade é que o muxarabi, que era instalado nas sacadas e janelas, impedia que as mulheres fossem avistadas quando alguém olhava para a casa.

No Brasil, os primeiros cobogós eram feitos de cimento. Ele foi criado para amenizar o clima no interior das casas nordestinas.

o que é cobogó

Imagem: curiosamente.diariodepernambuco.com.br

Como o cobogó é usado?

Atualmente, o cobogó é produzido com materiais e em formatos diferentes e tem um uso bem diverso. Além da funcionalidade, que inclui a passagem do ar e da luz e a separação e ao mesmo tempo integração de dois ambientes, ele tem um uso grande na decoração. Os padrões criados na passagem da luz podem dar um efeito único aos ambientes.

o que é cobogó

Imagem: tieppointeriores.com.br

Ele também é muito usado como divisor de ambientes internos, externos ou os dois. Na cozinha, no hall, na varanda, no corredor, na piscina, na lavanderia, na fachada… O cobogó fica bem em qualquer cantinho da casa e dá um charme especial. Porém, é preciso ficar atento a algumas restrições. Por exemplo,dependendo do material que foi usado, ele pode não suportar muito peso, de modo que não pode ser uma parede de sustentação.

Vale saber usar a criatividade e a harmonia. Normalmente, a preferência é por materiais de alta qualidade e durabilidade, versáteis e fáceis de limpar (afinal, ninguém merece sofrer para limpar arduamente cada vão, não é?). Para se inspirar, confira abaixo alguns exemplos do uso do cobogó.

Inspire-se: exemplos de uso do cobogó

o que é cobogó

Imagem: archtrends.com

o que é cobogó

Imagem: odia.ig,com.br

o que é cobogó

Imagem: soreparos.com.br

o que é cobogó

Imagem: larcenter.com.br

o que é cobogó

Imagem: revistause.com.br

o que é cobogó

Imagem: archtrends.com

o que é cobogó

Imagem: blog.euroamericaconstrutora.com.br

o que é cobogó

Imagem: decorfacil.com

o que é cobogó

Imagem: br.pinterest.com

o que é cobogó

Imagem: vivadecora.com.br

o que é cobogó

Imagem: decorsalteado.com

o que é cobogó

Imagem: macdesign.com.br

Referências: Anual Design; Viva Decora, Decor Fácil.

Você também pode gostar de
Usar Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?
Exercício Prova SketchUp e V-Ray
Calculo de Iluminação e Ventilação
Cálculo de iluminação e ventilação de um ambiente