Home > Mundo Arquitetura > 8 cidades planejadas no Brasil (além de Brasília)

8 cidades planejadas no Brasil (além de Brasília)

/
26 nov 2018
//
cidades planejadas

Quase todo mundo sabe que Brasília foi uma cidade planejada. Porém, quando pensamos no processo de crescimento das demais cidades brasileiras, a impressão que temos é que alguém começou a construir no centro do local e, aos poucos, a cidade foi crescendo no entorno sem qualquer planejamento. Como tudo cresceu rápido demais, não cogitamos a ideia de que algumas cidades realmente foram idealizadas. Então, chegou a hora de conhecer as outras cidades planejadas do Brasil.

Cidades planejadas no Brasil

Salvador

Salvador foi fundada em 1549 e foi a primeira cidade planejada do país. O planejamento foi feito pensando-se na função da cidade como capital do país.

O projeto ficou por conta do arquiteto Luís Dias. Havia, nesse projeto, toda uma geometria quadricular que visava fazer com o Salvador fosse um centro administrativo para o império e, ao mesmo tempo, um forte militar. A inspiração do arquiteto veio de trabalhos renascentistas.

cidades planejadas

Imagem: redealmeidense.com.br

Teresina

Depois de Salvador, Teresina foi a próxima cidade planejada do Brasil. A fundação do município ocorreu em 1852. José Antônio Saraiva e Isidoro França, responsáveis pelo planejamento, separaram a cidade em áreas administrativas, residenciais, comerciais, políticas, econômicas e religiosas. O traçado é do tipo ortogonal xadrez.

O fato de que Teresina está entre os rios Parnaíba e Poti facilitou o acesso à água e o comércio com outras regiões, visto que é a única capital do Nordeste que não está perto do mar. As avenidas da cidade são amplas, o que permite que haja muita área verde atualmente.

cidades planejadas

Imagem: no.wikipedia.org

Aracaju

Aracaju foi fundada três anos após Teresina, em 1855. Sebastião José Basílio Pirro, responsável pelo planejamento da cidade, encarou um solo pantanoso e fez um projeto ousado, mantendo a tendência de tabuleiro de xadrez. Porém, os esforços valeram a pena, visto que a cidade logo prosperou. Um dos motivos foi a localização, que facilitava a atividade portuária.

cidades planejadas

Imagem: pousadinhas.com.br

Belo Horizonte

Em comparação às demais cidades planejadas no Brasil, a atual capital mineira rompeu com os padrões de traçado ortogonal. Ela foi projetada por Aarão Reis, que se baseou em cidades europeias (principalmente Paris), e inaugurada em 1897. É a primeira cidade planejada no período do Brasil moderno.

O traçado de Belo Horizonte é composto por uma malha perpendicular com ruas cortadas por avenidas em diagonal. Tudo isso era cercado pela Avenida do Contorno. Essa área central tinha toda a infraestrutura de transporte, educação, saúde e saneamento. Fora dela havia, ainda, um cinturão verde responsável por abastecer a cidade.

O projeto previa que a área fora da Contorno cresceria posteriormente e, portanto, não seria necessário estruturar tal região. Porém, Belo Horizonte cresceu mais rápido que o previsto, de modo que a área fora da Avenida do Contorno foi habitada sem toda a infraestrutura necessária.

Mais tarde, com a industrialização, vieram planos de desenvolver mais a cidade. Nessa época foi construído o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com projetos de Oscar Niemeyer. O plano diretor de Belo Horizonte só veio anos depois.

cidades planejadas

Imagem: belohorizonte.mg.gov.br

Goiânia

A cidade de Goiânia foi a primeira do século XX a ser planejada. Ela foi inaugurada em 1933. Na época, havia um plano de desenvolvimento da região Oeste do país, de modo que foi possível investir no planejamento e construção da cidade. O projeto ficou sob responsabilidade de Atílio Corrêa Lima.

Porém, assim como Belo Horizonte, Goiânia foi planejada para um número muito menor de habitantes. Atualmente, mesmo com uma população maior, Goiânia ainda tem uma grande área verde e um IDH bom.

cidades planejadas

Imagem: goiania.go.gov.br

Boa Vista

Há quem não considere que Boa Vista é uma cidade planejada porque ela surgiu antes do planejamento. Porém, na década de 1940, a cidade foi remodelada e planejada em formato de leque. O responsável foi o engenheiro Darcy Aleixo Derenusson.

Vale ressaltar que a melhoria do saneamento urbano no município teve grande contribuição para conter os surtos de malária. No entanto, o projeto de Boa Vista foi elaborado com um horizonte de 25 anos. Após esse período, não houve elaboração de novos projetos de continuidade.

cidades planejadas

Imagem: pt.wikipedia.org

Maringá

A cidade foi projetada por Jorge de Macedo Vieira e inaugurada em 1947. Ele planejou espaços separados para as áreas comerciais, industriais e residenciais. Há uma avenida que cruza a cidade de uma ponta a outra e, além disso, dois parques, os quais são responsáveis por prover o contato com áreas verdes e a melhoria da qualidade de vida urbana.

cidades planejadas

Imagem: exame.abril.com.br

Brasília

A história do planejamento de Brasília quase todo mundo conhece: ela foi construída no governo de Juscelino Kubitschek. O projeto de construção, que já era um objetivo antigo (desde 1891, aproximadamente) foi de responsabilidade de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Escolher uma capital longe do litoral foi justificado por vários fatores, como o fato de não ter risco de ataques marítimos e de desenvolver o centro do Brasil.

No planejamento da capital brasileira foram inseridas superquadras que visavam promover um espaço de convívio. Nelas, os prédios são suspensos para que as pessoas possam cruzar a área e circular de forma livre. Além disso, vários outros fatores foram considerados no planejamento.

A inauguração ocorreu em 1960. Atualmente, há mais pessoas em Brasília do que o plano inicial previa.

cidades planejadas

Imagem: pt.wikipedia.org

Palmas

Na lista de cidades planejadas, Palmas é a mais recente do Brasil. Ela foi projetada por Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho e inaugurada em 1990.

No projeto, houve grande inspiração em Le Corbusier. Do mesmo modo que em Brasília, Palmas é uma cidade que foi planejada do ponto de vista dos veículos e não dos carros, ou seja, há grandes e largas avenidas e quadras. Na direção contrária às demais cidades planejadas, Palmas ainda não alcançou o máximo de habitantes para o qual foi projetada.

cidades planejadas

Imagem: vidadeturista.com

Referências: 44Arquitetura; Pensamento Verde; Viva Decora.

Você também pode gostar de
Inhotim
Inhotim: arte contemporânea, arquitetura e conexão com a natureza
Planejamento Urbano | Espaço público urbano por Prof. Nelson Popini Vaz