Home > Mundo Arquitetura > Casas autossuficientes: modelos para inspirar seus projetos

Casas autossuficientes: modelos para inspirar seus projetos

/
23 jan 2019
//
casas autossuficientes

Já não resta dúvida alguma sobre o fato de que o futuro precisa ser sustentável. Afinal, os recursos naturais não são infinitos e nós precisamos equilibrar nossa forma de consumo com a conservação ambiental. Nesse contexto, uma das tendências que está mais comum é inserir a sustentabilidade na construção, com modelos de residências que têm menos impactos ambientais. A procura por esse tipo de projeto é cada vez maior e, por isso, nós separamos alguns modelos de casas autossuficientes para te inspirar!

O que são casas autossuficientes?

As casas autossuficientes são residências que, como o nome já diz, tem tecnologias disponíveis para o aproveitamento máximo dos recursos e para a menor dependência da busca contínua de recursos externos. Há sistemas de captação de energia renovável (como solar e eólica), reúso de água, captação de água de chuva e mais, o que reduz a dependência dos serviços prestados por concessionárias de água e energia.

Essas residências possuem alguns outros elementos especiais. Por exemplo, o uso de materiais naturais ou provenientes de reciclagem na construção, a geração de energia renovável para consumo na casa, a água proveniente do local (reciclada, captada da chuva, etc.), gerenciamento do desperdício e dos resíduos sólidos (sistemas de compostagem e reciclagem, além da menor geração de resíduos), produção sustentável dos próprios alimentos e mais.

casas autossuficientes

Imagem: sustentaraqui.com.br

Cada vez mais, as casas autossuficientes conquistam espaço nas residências brasileiras, seja em projetos para novas moradias ou em adaptações das já existentes. O problema é que, no Brasil, a tecnologia ainda é um entrave devido ao preço. Além disso, alguns fatores naturais também tornam o processo mais difícil, como a inconstância de chuva ao longo do ano, o que implica a impossibilidade de armazenar água durante o período de seca, por exemplo.

Se você quer fazer um projeto de uma casa autossustentável, precisa ter em mente que ele terá um preço mais elevado. Porém, é um investimento que pode ser compensado ao longo dos anos, visto que os gastos com a casa podem ser menores (principalmente no quesito água e energia). Também é preciso lembrar da mudança de hábitos. Não adianta ter uma casa autossustentável e não ter atitudes voltadas para a sustentabilidade.

Projetos de casas autossuficientes

A seguir, separamos alguns exemplos de projetos de casas autossuficientes para você se inspirar.

Phi Suea House

Casa auto-suficiente alimentada com sistema solar-hidrogênio, na Tailândia. Ela fornece acesso à energia limpa durante todo o dia (mesmo que ele não esteja ensolarado).

casas autossuficientes

Imagem: sustentaraqui.com.br

Casa Alpenchic

Esta casa fica no sul da Alemanha. Ela é capaz de gerar não só a própria eletricidade, por meio de energia solar e eólica, mas também o próprio calor a partir de hidrogênio. A energia excedente pode ser usada para abastecer o carro elétrico ou enviada para a rede pública em troca de um valor.

Por dentro e por fora da residência, há muita madeira. Ela é bem confortável e aconchegante e mostra que viver em uma casa autossustentável não é voltar à idade da pedra. De longe, a casa não tem um design futurístico, mas, certamente, representa uma casa do futuro. Há muita luz natural, o que reduz a necessidade de iluminação artificial, que consome energia.

casas autossuficientes

Imagem: arcoweb.com.br

Geosolark Home

A Geosolark Home foi erguida em uma feira alguns anos atrás. Ela mostrava que as casas autossuficientes são viáveis. Com 200 metros quadrados, ela foi construída com concreto celular e madeira laminada

casas autossuficientes

Imagem: elmundo.es

reACT

A casa sustentável reACT é modular, gera energia limpa, regula os sistemas para que ela seja energeticamente mais eficiente, recicla desperdícios, tem sistema de compostagem, água potável e alimentos frescos. O telhado é de vidro e permite a entrada de luz natural.

casas autossuficientes

Imagem: treehugger.com

Earthship

Esta casa tem um design inovador, mas cada curva ou inclinação possui uma justificativa. Por exemplo, podem servir para captar a luz solar ou a água da chuva de forma mais efetiva.

casas autossuficientes

Imagem: homesteading.com

Casa de contêiner

Algumas casas de contêiner, que também são tendência, podem ser transformadas em residências autossustentáveis.

casas autossuficientes

Imagem: homesteading.com

Referências: Homesteading; Greenliving.

Você também pode gostar de
casas do futuro
Casas do Futuro: conheça tecnologias e as utilize em seus projetos de decoração
Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura anuncia vencedores
Como calcular consumo de pisos e azulejos
Reaproveitamento da Madeira