Home > Mundo Arquitetura > Arquitetura de Olinda: conheça a história e importância da arquitetura colonial da cidade

Arquitetura de Olinda: conheça a história e importância da arquitetura colonial da cidade

/
25 mar 2019
//
arquitetura de olinda

Olinda é uma charmosa cidade brasileira que fica em Pernambuco. Ela é famosa não só no período carnavalesco, mas recebe visitantes o ano inteiro que visam conhecer o local e descobrir as culturas e tradições enraizadas lá. A arquitetura de Olinda também e responsável por atrair muitos turistas, visto que conta a história da cidade e retrata o desenvolvimento do Brasil.

arquitetura de olinda

Imagem: viagemeturismo.abril.com.br

+ História de Olinda

Olinda foi fundada em 1537 e é a mais antiga cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO, o que aconteceu em 1982. Dois anos antes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) a declarou Cidade Monumento Nacional.

A cidade localiza-se no litoral de Pernambuco. Após sua fundação, Olinda não demorou muito para se tornar um polo econômico devido à produção de cana-de-açúcar. Ela foi escolhida para sediar o Governo. Porém, com os holandeses conquistado Pernambuco e invadindo Olinda em 1630, a capital foi transferida para o Recife. Olinda foi incendiada e abandonada.

arquitetura de olinda

Imagem: pt.wikipedia.org

Em 1654, com o retorno para o domínio português, Olinda e Recife disputaram a hegemonia política da Capitania. Olinda voltou a sediar o Governo Pernambucano. Levou aproximadamente 100 anos para ocorrer a reconstrução da cidade, que foi destruída pelo incêndio.

Há várias hipóteses para que a cidade recebesse esse nome. Aparentemente, ele deve-se à personagem Olinda, de um romance popular da época, do autor Amadis de Gaula. Porém, há a possibilidade de ser uma referência a algum local de Portugal. Existe, também, a hipótese popular que afirma que Duarte Costa, fundador do município, exclamou “Oh, linda situação para se construir uma vila!” e o nome pegou.

arquitetura de olinda

Imagem: museu2009.blogspot.com

+ Arquitetura de Olinda

A arquitetura colonial e barroca está presente em Olinda. Ela representa a arquitetura colonial portuguesa adaptada para as condições brasileiras e possui muitas igrejas com estilo barroco. Associada a outros elementos, como o traçado das ruas, influencia até hoje o modo de vida na cidade. As casas, por exemplo, eram sempre com frente para a rua. Desse modo, quando uma janela era aberta, o particular e o público se encontravam.

arquitetura de olinda

Imagem: pinterest.com

O traçado urbano é do tipo informal e conserva muito dos povoados portugueses. As ruas, sobem e descem. Há vários monumentos que contam a história da cidade, como a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento (onde foi instalado o primeiro curso de direito do Brasil), a Igreja de São Bento, o Convento de São Francisco, a Igreja do Carmo, o Mercado da Ribeira e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

arquitetura de olinda

Imagem: viagemeturismo.abril.com.br

A cidade é rica em cultura e tem elementos marcantes, como o boneco de Olinda, o frevo e o maracatu. Há, ainda, muita hospitalidade, o que torna o local aconchegante e encantador. Conhecer Olinda é apaixonar-se pela cidade.

arquitetura de olinda

Imagem: pt.wikipedia.org

Referências: Prefeitura de Olinda, Iphan, Nascimento (2008).