Móveis Sustentáveis – Por quê você precisa saber sobre eles!

Estamos vendo um crescimento rápido no negócio de mobiliários sustentáveis. Por quê? Porque mais pessoas sabem que fazer escolhas responsáveis ​​sobre os produtos que colocam em suas casas é importante para o meio ambiente, mas todas as alegações de mobiliário verde são verdadeiras?

Nem sempre, e há um termo para isso: greenwashing, por isso, é importante conhecer todos os fatos. Reunimos este guia de móveis ecológicos para ajudá-lo a fazer escolhas mais informadas ao comprar móveis ecologicamente corretos.

Móveis Sustentáveis – Tudo o que você precisa saber sobre eles!

1) O que é mobiliário sustentável?

São móveis que utilizam materiais que têm um impacto negativo mínimo no meio ambiente. O mobiliário sustentável usa:

  • Madeiras ou outros materiais provenientes de fontes renováveis;
  • Substâncias químicas mínimas que possam poluir o meio ambiente;
  • Fabricação ou elaboração local para economizar no transporte de peças.

Materiais naturais e plantas vivas protegem a qualidade do ar em sua casa:

Móveis Sustentáveis - Porquê você precisa saber sobre eles!
Imagem:  Photographee.eu/Shutterstock.

2) Por que escolher móveis sustentáveis?

Porque o mobiliário ecológico causa menos danos ao ambiente e torna o ar da sua casa mais seguro.

Quando você escolhe móveis ecológicos feitos com quantidades mínimas de produtos químicos, você terá menos poluentes prejudiciais, como compostos orgânicos voláteis (VOCs), liberados no ar da sua casa.

———— PUBLICIDADE ————

Tintas, tecidos, móveis, carpetes e materiais de construção podem liberar COVs que causam alergias, enxaquecas e asma em pessoas.

De acordo com um relatório da European Respiratory Review , “os possíveis efeitos na saúde da exposição a COV em ambientes fechados é motivo de preocupação, dado que as pessoas em geral, e as crianças em particular, passam a maior parte do tempo em ambientes fechados”.

O bambu é uma alternativa ecológica à madeira exótica.

Móveis Sustentáveis - Por quê você precisa saber sobre eles!
Móveis Sustentáveis – Porquê você precisa saber sobre eles! Imagem:  Beata Becla / Shutterstock.

3) O que procurar ao comprar móveis ecologicamente sustentáveis?

Ao comprar móveis verdes ou sustentáveis, pense no seguinte:

O país onde a peça foi feita usa práticas de construção ecológica? Até onde a peça teve que viajar?

A peça é durável? Peças baratas em preço e materiais não duram tanto e acabam em aterros sanitários logo após a compra.

———— PUBLICIDADE ————

Quais materiais e produtos químicos foram usados ​​na produção da peça?

A moldura do móvel é de madeira maciça ou aglomerado, contendo formaldeído?

O fabricante pulverizou o tecido com um produto químico para resistir a manchas? É melhor escolher um material de microfibra ou couro do que um que precise ser pulverizado para resistência a manchas.

Que acabamentos adicionam cor ou selam o item? A tinta está manchada, ou foi acabada à base de água? Se não, provavelmente é alto em VOCs nocivos.

Um material diferente poderia ser uma ideia melhor? Embora as madeiras exóticas sejam impressionantes, o bambu, a pedra ou a porcelana pode ser mais duráveis, exigem acabamentos menos prejudiciais e não afetam as florestas.

Você também pode conferir o banco de dados do site do Conselho de Mobiliário Sustentável (SFC) de fabricantes de móveis comprometidos com práticas de móveis ecológicos.

Móveis de segunda mão e móveis reciclados feitos de paletes de transporte são uma boa maneira de reduzir o desperdício porque eles minimizam a necessidade de produzir novos materiais. 

Móveis Sustentáveis - Por quê você precisa saber sobre eles!
Móvel Sustentável – Porquê você precisa saber sobre eles! Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.

4) Quais são as melhores escolhas de móveis sustentáveis?

As melhores escolhas de mobiliário sustentável são criadas a partir de itens reciclados, como madeira recuperada, têxteis reciclados e materiais reutilizados, como paletes de madeira.

Além disso, materiais naturais como bambu, rattan e algas marinhas são excelentes materiais para móveis e decoração de interiores.

Móveis de segunda mão e peças vintage também são ótimas opções de móveis verdes.

Escolha peças vintage ou antigas, porque elas são geralmente elaboradas à mão e conduzidas para durar. Além disso, seus fabricantes costumavam usar menos produtos químicos que os fabricantes modernos.

Móveis Sustentáveis – O quê você precisa saber sobre eles?

Móveis verdes não são apenas uma cor, é uma escolha de estilo de vida!

5) Procure por esses termos e certificações de móveis verdes:

Esforço de Recuperação do Carpete America (CARE):

Essa parceria entre a indústria e o governo aumenta a reciclagem e a reutilização de carpetes para reduzir a quantidade de carpetes velhos destinados a aterros sanitários.

Berço ao berço (C2C) :

Mobiliário certificado C2C pode ser desmontado para ser reparado e reciclado ou para que as peças possam ser substituídas. Esta prática prolonga a vida da peça e torna a peça mais sustentável, porque a mantém fora de um aterro.

Eco3Home:

Esta etiqueta de suspensão certifica que o fabricante foi responsável por sua terceirização e fabricação e, além disso, pode fornecer informações de segurança, saúde e meio ambiente para cada produto registrado.

Certificação FSC (Forest Stewardship Council):

Móveis certificados pelo FSC utilizam madeiras colhidas de forma responsável e atendem aos requisitos do Forest Stewardship Council.

Selo Verde de Aprovação:Este selo está disponível para muitas categorias, como produtos de limpeza e beleza, materiais de construção, tintas, revestimentos e eletrodomésticos. Para conceder a aprovação, cientistas e engenheiros avaliam as embalagens, os ingredientes, a logística e a fabricação de um produto.

Etiqueta Verde Plus:

Procure essa tag para garantir que o tapete que você está comprando, por exemplo, emite a menor quantidade de produtos químicos no mercado.

Certificação GREENGUARD:

Use essa certificação para encontrar produtos de interiores, como materiais de construção e móveis com baixa emissão de substâncias químicas. Ele serve a você e ao meio ambiente porque os produtos certificados pela GREENGUARD não afetam a qualidade do ar.

Certificado LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental)

O LEED promove e premia a certificação por uma abordagem de construção integral para a sustentabilidade. Para certificar um edifício, o LEDD verifica cinco categorias: economia de água, eficiência energética, desenvolvimento local sustentável, materiais sustentáveis ​​e boa qualidade do ar interior.

Baixo COV:

Verifique o rótulo de um produto. Procure por baixo COV porque significa que o produto ou acabamento é à base de água ou não contém produtos químicos que possam liberar gás ou liberar no ar.

Certificação de Madeira Redescoberta, Rainforest Alliance:

Esta certificação confirma que uma peça de mobiliário realmente usa madeira recuperada.

SBD  – Sustentável por design:

A SBD direciona seu programa para os fabricantes de móveis para produzir e fabricar móveis domésticos de forma sustentável.

Zero resíduos a aterro:

Este prêmio é concedido a empresas que enviam menos de 1% de seus resíduos para um aterro.

Um pouco de pesquisa e consideração é tudo o que é preciso para fazer uma escolha de som sobre a mobília e a decoração da sua casa.

Sua escolha beneficiará o meio ambiente e a saúde de sua família a longo prazo.

Referência :Cynthia Bowman  

 

Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.