Home > Arquitetura > Janelas para chuveiros

Janelas para chuveiros

/
30 jul 2020
//

As janelas do banheiro são maravilhosas para trazer luz natural e ar, protegendo a privacidade quando há uma sombra ou cobertura de janela. Mas uma janela no chuveiro em si, pode ser mais complicada para a privacidade.

Muitas janelas do chuveiro têm belas vistas ao ar livre, e as que se abrem permitem mais ventilação.

Mas se a sua visão é qualquer coisa, exceto privacidade, é difícil colocar essa janela em bom uso. Chuveiros com janelas não precisam ser um inconveniente. Neste guia, examinamos as melhores maneiras de manter a privacidade quando há uma janela no chuveiro.

 

1. Coberturas de janelas para chuveiros com janelas

Mudar para uma nova casa, atualizar suas janelas ou renovar sua casa geralmente envolve a substituição de coberturas de janelas em todos os quartos, incluindo uma janela no chuveiro.

A boa notícia é que várias opções resistentes à água  não são apenas bonitas, mas também práticas para ocultar vistas externas. Persianas permitem a entrada de luz quando estão abertas e protegem a privacidade quando estão fechadas.

Adicionar privacidade é rápido e fácil usando tratamentos de janela. Algumas pessoas preferem persianas de madeira falsa que se encaixam diretamente na moldura da janela e são resistentes à umidade. Outros querem cortinas de poliéster verticais ou horizontais montadas sobre a janela.

As persianas são uma opção prática porque, quando não estão em uso, você pode puxá-las para cima para permitir que a luz passe pela janela nas áreas do chuveiro. Quando você precisa de privacidade, eles diminuem com a mesma rapidez.

Um benefício adicional do uso de cortinas são suas propriedades isolantes. Elas são mais eficientes em termos energéticos do que as persianas, porque as persianas impedem que o calor escape.

Apesar da diferença de eficiência energética, alguns proprietários gostam de persianas porque bloqueiam mais luz e têm maior grau de privacidade. Embora eles não subam nem abaixem como tons, você ainda pode abrir e fechá-los rapidamente. Se você optar por persianas, certifique-se de não instalar bambu, devido a riscos de mofo, bolor e deformação.

 

2. Vidro fosco para janelas de chuveiro

Se você não gosta da ideia de usar persianas ou cortinas, filme decorativo ou vidro fosco acrescenta beleza resistente à água nas janelas do banheiro. Você também pode usar técnicas de gravação na superfície da janela. Essa técnica permite que a luz brilhe pela janela sem comprometer a privacidade.

A opção pelo vidro fosco melhora a aparência da janela e aumenta a privacidade. O efeito sem caroço em um lado do vidro desfoca as imagens quando as pessoas estão olhando pela janela. Dependendo do efeito que você está procurando, existem várias técnicas de bricolage que você pode usar.

Se você deseja uma correção temporária, o adesivo ou filme é uma opção prática. Esses autocolantes são removíveis e funcionam bem como uma alternativa para tratamentos permanentes de vidros de janelas.

Use um limpador de vidro e um pano macio para lavar o copo antes de aplicar o filme. Você encontrará instruções na embalagem, mas geralmente envolve o uso de um rodo para remover bolhas de ar.

O uso de tinta spray com vidro fosco, cria um efeito semi-permanente. A aplicação deste spray adiciona uma camada de gelo que seca em um acabamento decorativo. Antes de pintar, limpe bem o vidro. Se você deseja remover esse tratamento mais tarde, use um raspador de vidro.

A gravura em vidro é outra maneira de capturar a luz natural e, ao mesmo tempo, criar privacidade em chuveiros com janelas. Esteja ciente de que, se você escolher esta opção decorativa, os efeitos serão permanentes. A principal razão é que este processo remove uma fina camada do vidro e deixa um acabamento fosco.

 

3. Instale uma nova janela no chuveiro

Se você preferir substituir uma janela existente por uma que ofereça mais privacidade, essa é outra maneira de adicionar apelo e praticidade ao espaço do seu chuveiro. As opções incluem antiguidades, seixos, chuva, vitrais e blocos de vidro com ventilação que permitem que a umidade escape.

A escolha de acabamentos de vidro obscurecidos, como padrões de seixos ou chuva, cria privacidade nos chuveiros com janelas. No entanto, esse obscurecimento não torna a janela totalmente opaca. Em vez disso, o fabricante cria um padrão ou textura difícil de ver. Alguns fabricantes permitem que você escolha o nível de obscurecimento que deseja.

Em vez de cobrir as janelas dos chuveiros, reimagine-os como pontos focais da sala. Use uma inserção de vitral ou instale uma nova. Esta adição não é apenas bonita, mas é completamente privada, enquanto deixa entrar luz colorida. Adicionar vitrais é uma excelente oportunidade para adicionar uma obra de arte única ao seu espaço, tão distinta quanto a sua personalidade.

A instalação de blocos de vidro ou acrílico é outra maneira decorativa de manter a privacidade em chuveiros com janelas. Não é necessário adicionar uma cobertura de janela, porque a textura e o padrão dos blocos impedem uma visão clara da janela. Esse método envolve uma instalação permanente em que as janelas não abrem, mas criam um design minimalista.

Se você optar por blocos de acrílico, eles estarão disponíveis como janelas de estilo toldo ou batente. Mesmo que as janelas de bloco de acrílico sejam abertas, isso não prejudica seus benefícios de privacidade. Você pode instalá-los como janelas de substituição ou usando aletas de pregos durante a nova construção.

 

4. Perguntas frequentes

Como escolher uma janela para chuveiro?

Você pode usar coberturas de janelas, filmes, técnicas permanentes de gravação, ou instalar uma nova janela. Concentre-se em um método que permita privacidade, filtragem de luz na sala e ventilação de ar suficiente.

Que tipos de revestimentos de janelas são melhores em um banheiro?

Os melhores revestimentos para janelas são resistentes à água, como madeira falsa, vinil, PVC e alumínio. Evite usar madeira, que pode ocasionar bolor, mofo ou deformação pela umidade.

Que tipos de vidro texturizado existem para janelas?

Dezenas de estilos de vidro texturizado estão disponíveis, dependendo do fabricante. Muitos têm texturas aquáticas, de corda, cana fosca e marteladas para combinar com a decoração do seu banheiro.

A instalação de blocos de vidro é uma boa ideia?

Antes de instalar blocos de vidro no chuveiro, verifique se o padrão é altamente texturizado para garantir a melhor privacidade. Se você tem experiência em trabalhar com argamassa, pode instalar blocos como um projeto de bricolage.

Esperamos ter ajudado! Quer saber mais, acesse aqui

Você também pode gostar de
Principais tendências na construção civil em 2020
6 coisas que todo gerente de engenharia deve fazer pela manhã
Um resumo da indústria de construção verde
5 etapas para marcar sua empresa de construção