Home > Decoração > Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

/
04 jul 2019
//

Durante o inverno, o clima e os dias mais nublados e frios interferem em nosso humor. É o que alguns psicólogos chamam de Transtorno Afetivo Sazonal, quando o clima do inverno nos deixa mais desanimados, tristes e de mau humor.

Isso acontece porque, nesta época do ano, a luminosidade natural diminui. Os dias mais nublados acabam deixando os ambientes mais escuros. Por isso, é importante garantir uma boa luminosidade nos interiores, para compensar a falta de luz natural.

Se você também se sente mais desanimado durante os dias de inverno, anote as dicas que traremos aqui. Selecionamos boas ideias de iluminação para os dias frios e nublados desta estação, que vão te fazer pensar que o verão está a todo vapor. Confira.

Mantenha a luz natural mais tempo dentro de sua casa

shutterstock 205636240 - Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

Image: PlusONE/Shutterstock

Para garantir uma boa iluminação durante o inverno é importante, primeiramente, manter a luz natural em sua casa por mais tempo. Para isso, você pode começar mantendo as janelas abertas por mais tempo.

Quem não gosta de janelas abertas por causa da privacidade, pode instalar painéis transparentes ou filmes foscos na janela, para que as pessoas que estão do lado de fora não possam ver o que se passa em sua casa.

Para refletir a luz da sala, você pode colocar um espelho na parede que estiver em frente à janela ou, ainda, colocar móveis com superfícies refletoras, como vidro, espelho ou metais, próximo à janela.

Crie um ponto de luz para simular a luminosidade natural

shutterstock 2 - Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

Image:By Jodie Johnson/Shutterstock

Se sua casa não possuir janelas ou você não tiver como aproveitar a luminosidade do dia, crie um ponto de luz que simule a luminosidade natural do dia.

Para isso, basta colocar uma cortina transparente, de cor clara e, no chão, uma lâmpada de LED que aponte a luz para cima por trás da cortina. Assim, a luz da lâmpada ficará muito semelhante a de uma janela ensolarada.

Cuidado com as cores que pintará a sua casa

shutterstock 3 - Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

Image: Christian Hillebrand/Shutterstock

Uma crença, e um erro bastante comum que as pessoas cometem é pensar que, para iluminar um cômodo basta pintá-lo de branco. Se o lugar é naturalmente escuro, o efeito será exatamente o contrário.

Um cômodo mais escuro, pintado de branco, ficará completamente sem vida. Então, para dar mais luminosidade a esses pontos, o ideal é escolher cores claras, como o azul, o amarelo ou o verde, em tonalidades bastante discretas.

Mantenha seus abajures sempre limpos

shutterstock 4 - Ilumine sua casa durante o inverno com dicas de pintura

Image: F.Schmidt/Shutterstock

Para garantir que sua casa fique mais iluminada durante o inverno, verifique o estado dos candelabros e abajures. Caso verifique que alguns deles estão sujos ou amarelados, substitua-os por novos.

Além de mais bonitos, eles irão deixar que a luz passe mais nitidamente, deixando tudo mais brilhante e claro.

Escolha lâmpadas da temperatura certa

Ao comprar lâmpadas novas para sua casa, verifique a temperatura da cor de cada uma delas, para garantir que a iluminação não causará desconforto.

Por exemplo, luzes fluorescentes podem não fazer muito bem para algumas pessoas, além de não iluminar corretamente. Outro tipo a se evitar são as lâmpadas que replicam as cores do dia.

Por parecer muito frias, essas lâmpadas podem não criar o ambiente certo, que deve ser quente e aconchegante. Por isso, ao comprar suas lâmpadas de LED, verifique quantos kelvins elas possuem.

Quanto maior a quantidade, mais quente é sua luz. Para não errar, leve para casa lâmpadas com 2.700 K, cuja temperatura das cores se adapta muito bem na maioria das casas.

Com essas dicas, você vai poder aproveitar os meses de inverno de forma aconchegante e sem aquela tristeza.