Home > Bim > Como fazer um orçamento de obras em modelos BIM?

Como fazer um orçamento de obras em modelos BIM?

/
22 maio 2019
//

Com o crescimento da tecnologia na área de construção civil, o BIM (Modelo da Informação da Construção ou Modelagem da Informação da Construção) é uma das ferramentas que mais ganhou destaque. Isso acontece porque, além de ser um recurso fantástico, também permite fazer o orçamento de obras.

orçamento de obras com modelos BIM

Imagem: www.cimentoitambe.com.br

O processo de fazer um orçamento em modelos BIM precisa ser planejado (assim como todo orçamento que fazemos). No caso de orçamento de obras, ele envolve a quantidade de cada material e seu respectivo preço. Parece simples, mas precisa ser bem elaborado, ponto no qual o BIM ajuda muito.

 

O processo convencional consiste em listar em uma planilha qual o material será necessário em qual quantidade. Depois, passa-se para a fase de pesquisa de preço, que também é listada. Algumas operações de multiplicação e uma operação de soma e pronto, você tem o valor que será gasto. Porém, se você alterar qualquer material, precisa procurá-lo na planilha e realizar a alteração manual. No BIM, é muito mais simples.

 

 

orçamento obras BIM a arquiteta 6 - Como fazer um orçamento de obras em modelos BIM?

Imagem: strvision.com

A vantagem é que, com essa tecnologia, as quantidades já são geradas de forma mais factível, considerando todas as etapas da construção e também todas as alterações. Qualquer modificação feita no projeto é automaticamente realizada na planilha de custos também. Isso poupa o desgastante trabalho de ficar fazendo e refazendo as coisas. Além disso, com o BIM, o orçamento é feito de forma muito mais rápida e também pode ser mais facilmente repassada aos demais integrantes do projeto.

orçamento de obras com modelos BIM

Imagem: strvision.com

O A Arquiteta oferece um curso para você aprender a fazer um orçamento usando o BIM. Confira a seguir tudo que você pode aprender nele:

 

Curso de orçamento de obras em projetos BIM

O Curso de Orçamento de Obras em Projetos BIM é direcionado para coordenadores de projeto, orçamentistas e projetistas que pretendem agregar este novo serviço ao seu portfólio devido as enormes vantagens da adoção do Revit como ferramenta de projetos. A parte orçamentária de uma obra é uma etapa essencial para construtoras e executores de projeto.

orçamento de obras com modelos BIM

Imagem: tubefilter.com

Por isso o orçamento de uma obra é, sem dúvida, o coração financeiro de todo o projeto, pois é ele que vai determinar os custos totais para a sua realização que, por sua vez, determina o valor de cada unidade, o prazo de entrega e a equipe necessária para executá-la.

O Curso de Orçamento de Obras em Projetos BIM procura estruturar o conhecimento nesta área, aplicando aos modelos de projeto tridimensionais modelados em Revit, os vários processos para a criação de um orçamento de obra. O uso do BIM na orçamentação não é novidade. Badra em seu livro “Guia Prático de Orçamento de Obras – do Escalímetro ao Bim” utiliza os recursos do BIM desde 1998.

orçamento obras BIM a arquiteta 3 - Como fazer um orçamento de obras em modelos BIM?

Imagem: trilux.com

O que vou aprender?

Em 2009 iniciamos um árduo trabalho de integrar o Revit ao Sisplo. E o curso vai ensinar o uso do programa Sisplo, juntamente ao conector destas duas ferramentas, chamado plugin Sisplo-Revit.

SÃO 3 MÓDULOS:

  • Análise de modelos Revit para orçamento de Obras (40 aulas);
  • Plugin Sisplo-Revit (25 aulas);
  • Orçamento de Obras com Sisplo (27 aulas).
O que é o SISPLO?

O Sisplo é um sistema de orçamento de obras integrado ao REVIT. Nossa busca era (e ainda é) que o nosso aluno ou cliente se utilize do melhor dos dois mundos. Então foi desenvolvido um elemento que integra as duas ferramentas por meio de programação e banco de dados: Plugin Sisplo Revit. Assim, quando tratamos de projetos desenvolvidos dentro do conceito BIM e com uso para orçamento de obras, esta é a nossa ferramenta de integração.

Muitas de nossas implantações em construtoras e governo tiveram este objetivo, o que nos garantiu o retorno do cliente em tempo real, gerando diversos ajustes e melhorias nas 3 pontas: Revit, Plugin e Sisplo.

O que é orçamento de obras?

Seguindo uma resposta clássica, um orçamento deverá ter informações dos insumos, composições, serviços, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos, além de custos indiretos. Porém quantidades não é orçamento. O que muitos dizem ser orçamento na verdade são quantidades de serviços ou insumos X um preço final. Na verdade, isto é uma estimativa de custo.

orçamento obras BIM a arquiteta 8 - Como fazer um orçamento de obras em modelos BIM?

Imagem: info.casadoconstrutor.com

Um orçamento de obra envolve sim quantidades de suprimentos e serviços, mas também envolve composições de preço, planilhas orçamentárias, curva abc, cronograma físico financeiro, resumos analíticos, sintéticos e etc. Tudo e muito mais que vamos aprender neste curso.

Clique aqui para ir para a página do curso.

Você também pode gostar de
revit
10 razões para mudar do AutoCAD para o Revit
O BIM como ferramenta avançada para projetos de Arquitetura e Engenharia
Como instalar o ArchiCAD gratuitamente
projetos de casas de praia
Projetos de Casas de Praia: inspire-se