As etapas de um Projeto de Arquitetura é um dos assuntos não ensinados com profundidade em classe na faculdade de Arquitetura.

Porém, por mais que você acredite que esse tempo de sala de aula é mais que suficiente para que os professores transmitam ao aluno todo conhecimento necessário para formá-lo um profissional pleno e totalmente apto a desenvolver uma bem-sucedida carreira, saiba que a coisa não é bem assim.

Existem outros assuntos não menos importantes que infelizmente você não aprende em sala de aula e que vai te fazer falta na vida profissional.

———— PUBLICIDADE ————

Como sempre digo, infelizmente não é possível aprendermos tudo durante a faculdade de Arquitetura.

Não porque os professores ou as faculdades não queiram ensinar, mas, porque não dá tempo para ser falado ou ensinado tudo o que é necessário para um aluno aprender a conquistar seu espaço no mercado de trabalho de arquitetura.

Muitas das práticas profissionais que tanto precisamos ter conhecimentos são infelizmente aprendidas na vida prática profissional mesmo.

———— PUBLICIDADE ————

A disciplina de Arquitetura é uma carreira bem complexa e extensa onde o professor tem muito a falar e ensinar, porém, em pouquíssimo tempo.

Fica praticamente delegado aos estágios a tarefa ou missão de informar sobre os procedimentos práticos do dia-a-dia do profissional.

E nessa altura não tem jeito… só vivenciando na prática para aprender!

———— PUBLICIDADE ————

Na faculdade aprendemos que um projeto de arquitetura nasce da relação arquiteto x cliente.

Um plano de ideias e um programa de necessidades são traçados baseados nas funções estéticas e espaciais, resultando assim no que chamamos projeto de arquitetura, e o que consiste um projeto completo de Arquitetura?

Etapas de um projeto de Arquitetura

O projeto de arquitetura consiste na divisão de etapas de trabalho de acordo com sua fase:

Estudo preliminar

Projeto de Arquitetura: O que é e como realizar o seu?
Imagem: Pinterest

É o primeiro passo onde são exibidos o conceito, o programa de necessidades e as soluções construtivas adotadas.

O estudo preliminar  é uma fase de coleta de informações que será a base para as fases de design que se seguirão.

O principal objetivo durante esta fase é aprender tudo o possível sobre a personalidade, estilo de vida e necessidades dos clientes, bem como determinar quanto espaço você precisa agora e provavelmente precisará no futuro, e como esse espaço deve ser usado, organizado e arranjado.

Essas informações estão organizadas em um documento, que descreve todas as salas e espaços do projeto, seus tamanhos aproximados e quaisquer qualidades específicas ou características únicas que você procura.

A outra parte da fase do estudo preliminar é observar e documentar as condições existentes no local do projeto.

Isso geralmente envolve um levantamento do terreno para determinar as localizações das linhas de propriedade e / ou medições de quaisquer estruturas existentes.

Também realizamos pesquisas de fundo para entender melhor como o local se relaciona com a área circundante, o clima, as pessoas e os regulamentos que afetam o projeto.

Rastreamos esses regulamentos em um documento de Resumo de Zoneamento e falamos com a equipe de planejamento da cidade se surgirem dúvidas.

Os clientes devem esperar estar muito envolvidos e prontos para responder a perguntas pessoais durante esta fase.

Às vezes, damos tarefas de “lição de casa” para conhecê-lo melhor.

Colaborar desta forma nos permite entender melhor seus valores e necessidades, resultando em um design que reflete sua individualidade com funcionalidade ideal.

Anteprojeto

Projeto de Arquitetura: O que é e como realizar o seu?
Imagem Acervo Pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

É a etapa posterior ao Estudo Preliminar. Nesta etapa são apresentadas com maior definição as soluções técnicas e estética adotadas pelo arquiteto, incluindo plantas, cortes e elevações, podendo até apresentar volumetrias ou maquetes.

Não preciso dizer mais nada sobre essas duas etapas de um projeto iniciais, não é verdade?

Na faculdade você aprende tudo sobre ela, pois é NESTA fase que o aluno trabalha a maior parte do tempo nas aulas de projetos.

Nesta fase, iniciamos o processo de tradução do Programa em um projeto de construção eficiente. É quando começamos a explorar os conceitos de design é a hora de testar as opções e obter uma ideia geral da aparência.

As plantas baixas e o formato do projeto começarão a tomar forma, mas os detalhes sobre materiais e detalhes virão mais tarde.

A fase de projeto esquemático inclui várias reuniões onde apresentamos ideias aos nossos clientes usando imagens de outros projetos, esboços manuais e modelos para ajudar a visualizar o tamanho, a forma e a relação dos espaços entre si.

Ouvimos e observamos suas reações e, em seguida, refinamos as ideias de acordo com sua opinião até chegarmos a uma direção de design acordada para desenvolver mais nas fases seguintes.

Os clientes podem esperar estar bastante engajados ao longo desta fase e ser solicitados a aprovar o Projeto Esquemático antes que o trabalho prossiga. Certifique-se de informar seu profissional de design se você não entender nada, reserve o tempo necessário para fornecer uma opinião atenciosa.

Sempre é possível fazer alterações posteriormente, mas é mais fácil durante esta fase, quando o design é mais fluido.

Projeto Legal ou Projeto de Aprovação

Projeto de Arquitetura: O que é e como realizar o seu?
Imagem Acervo Pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

Também conhecido como Projeto para Prefeitura, como o próprio nome diz, é um projeto a ser apresentado a PM (prefeitura municipal), de modo a registrar em forma de documento a construção ou regularização de uma edificação.

Esta etapa não é menos importante que as demais e, dependendo do foco que você for dar a sua carreira, será necessário entender para que servem esses projetos.

É muito importante para o aluno entender a função do projeto legal. No entanto, quando o assunto é abordado nas salas ele acontece de forma muito superficial. Alguns arquitetos não trabalham com aprovação, outros só trabalham com isso.

Durante esta fase, adicionamos aos Documentos de Construção quaisquer informações adicionais necessárias para obter uma licença de construção.

Esta é a informação necessária para mostrar que o projeto está em conformidade com os códigos de uso do solo, construção e energia aplicáveis e quaisquer outras diretrizes e regulamentos aplicáveis exigidos pela cidade ou jurisdição que emitiu a licença.

Enviamos esses desenhos com os vários formulários necessários para o pedido de licença ao revisor de planos local, monitoramos o progresso durante o período de revisão e fornecemos informações ou esclarecimentos adicionais conforme solicitado. Pouco ou nada é necessário do cliente durante esta fase — exceto paciência.

Nosso objetivo é conduzir seu projeto da maneira mais rápida possível, mas a duração e o custo desta fase podem variar muito, dependendo da jurisdição e da complexidade do projeto.

Projeto Executivo

Projeto de Arquitetura: O que é e como realizar o seu?
Imagem Acervo Pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

Onde são detalhados todos os itens e disciplinas do projeto com a finalidade de ser utilizada na obra. É nele que o arquiteto especifica dimensões, acabamentos, materiais utilizados, sistemas construtivos, tipologias, pontos hidráulicos e estruturas gerais.

É o projeto que vai para obra, onde o construtor acompanha todas as especificações que o autor do projeto anotou. Ele difere em escala e nível de detalhamento quando comparado aos demais desenhos das fases anteriores.

Nesta fase, desenvolvemos os Desenhos de Projeto em um conjunto completo e preciso de Documentos de Construção.

Esses desenhos e especificações têm todos os detalhes, dimensões e notas necessárias para comunicar toda a intenção do projeto ao construtor.

Mostramos como os componentes do edifício devem ser conectados, especificamos todos os materiais, acabamentos, acessórios, equipamentos e aparelhos a serem instalados e coordenamos com os desenhos do engenheiro estrutural e quaisquer outros desenhos de consultores.

A fase de documentos de construção geralmente requer mais tempo, o que pode surpreender os clientes porque o projeto parece completo após o desenvolvimento do projeto. No entanto, esta é uma etapa crítica no processo de execução precisa e bem-sucedida do projeto em que você investiu.

No início desta fase, ainda pode haver opções na mesa para alguns dos itens a serem especificados.

Os clientes devem estar preparados para tomar decisões durante esta fase. É nosso trabalho fazer recomendações e educá-lo sobre as opções, mas, em última análise, você será o responsável pela ocupação e manutenção da casa ou prédio e terá a palavra final.

Etapas de um projeto na faculdade de Arquitetura

Independente da forma como os projetos são desenvolvidos na fase estudantil, seja a mão no papel manteiga ou no computador no AutoCAD.

É pouco provável que o aluno consiga aprender de fato a dominar um programa de arquitetura em poucas horas-aulas semanais, o que a obriga aprender por outros meios.

Na faculdade, o professor está preocupado em ensinar ao aluno as técnicas projetuais/concentuais e “esquecem” de entrar com mais profundidade nas práticas profissionais tão importantes e que o aluno precisará ter conhecimento ao se formar.

Existem assuntos que são poucos ou nada abordados em sala de aula, como o projeto legal e os executivos geralmente, por exemplo, e também os não menos importantes assuntos como técnicas e estratégicas de como abrir seu próprio escritório se quer são levantados em sala de aula.

É importante que quem esteja cursando a faculdade de arquitetura busque conhecimento sobre todas as fases do projeto e principalmente ter domínio sobre todas essas etapas de um projeto, pois elas são muito essenciais para a vida profissional.

Na faculdade, muitas vezes, nem chegamos na fase do Anteprojeto e para a vida profissional em um escritório de Arquitetura o profissional precisa chegar aos finalmente de modo a oferecer e entregar ao cliente um trabalho.

Abrir um escritório e atender um cliente com o conhecimento aprendido somente em sala de aula pode causar contratempos graves durante o processo de trabalho, começando pelo projeto legal.

Atualmente os Arquitetos e Engenheiros aprendem a elaborar projetos legais na “raça”, como se dizem popularmente por aí, e o mesmo acontece com os projetos executivos.

Esses projetos são assuntos que como eu já falei diversas vezes, não são aprendidos em sala de aula.

Então como se aprende a desenvolver esse tipo de projeto?

Na vida prática, trabalhando com outros profissionais mais experientes, nos estágios, nas construtoras, etc.

O que é importante ao sair da sala de aula, antes do aluno começar a pensar em abrir seu próprio escritório, é que ele tenha a consciência desse fato.

Mesmo que o aluno não queira abrir seu próprio negócio e tenha a intenção de trabalhar para outros colegas, será nos escritórios de arquitetura que ele precisará mostrar domínio sobre as etapas de um projeto, pois no momento da contratação mostrar que saber elaborar esses desenhos pode fazer a diferença na entrevista com um empregador, por exemplo.

Busque por conhecimento além da sala de aula e prepare-se para o mercado.

O que você aprendeu na faculdade é só o início da jornada, o caminho é bem mais longo do que parece ser.

Assista a uma das minhas aulas sobre projeto executivo onde abordo esse tema:

YouTube video

Vai se formar em Arquitetura? Confira mais dicas:

Para desenvolver um bom projeto de arquitetura é necessário seguir alguns passos que podem te ajudar a desenvolver a documentação perfeita.

O que é um projeto de Arquitetura?

Neste artigo você aprenderá a iniciar um projeto de arquitetura tanto inicialmente no papel, quanto posteriormente nas instalações, nos projetos complementares visando atender a todas as necessidades e preferências de um projeto, sem se esquecer de qualquer detalhe.

Etapas de um projeto de Arquitetura:

1. Conheça o terreno:

Ao adquirir um terreno para construção deve, o profissional responsável pelo projeto de arquitetura ir pessoalmente conhecer o local.

Dessa maneira será possível que o profissional tenha uma noção de espaço em que ele trabalhará, muitas vezes podendo ser até possível já criar em mente a imagem da futura construção.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

2. Levante as necessidades dos moradores:

Ao ser contratado para executar o projeto, o profissional deve conversar com todos os moradores para verificar quais são as necessidades de cada um deles em seu dia-a-dia:

  1. Destaque quais são os cômodos essenciais para a vivência no local;
  2. Contabilize quantas pessoas irão morar ou trabalhar no local;
  3. Verifique se há alguma necessidade de projetos especiais para acessibilidade de pessoas com algum tipo de dificuldade;
  4. Questione se há vontade e espaço suficiente para construções de áreas de lazer e outros.

A vantagem de se elaborar um bom projeto de arquitetura, é que todas as necessidades serão definidas previamente e possíveis equívocos de concepção poderão ser corrigidos antes da execução da obra.

3. Assinatura de contrato:

Para a prestação de serviços todos os detalhes devem ser considerados em um contrato formal entre o contratante e o contratado, bem como a realização do serviço de construção.

4. Faça o anteprojeto:

Após ouvir todos os pontos que devem necessariamente estar presentes no projeto de arquitetura que será criado, deve-se preparar uma prévia de todas as informações colhidas pelo contratante, além da noção de distribuição dos cômodos e móveis em um anteprojeto.

O anteprojeto de arquitetura permite visualizar as ideias de maneira mais clara, antes mesmo do projeto final, ele mostrará como ficará a disposição dos ambientes.

Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom Projeto Arquitetônico?

5. Solicite a aprovação:

Após o anteprojeto, para melhor visualização dos cômodos, passagens, acessos e móveis que estarão presentes na estrutura real do local, deve-se solicitar a aprovação do mesmo, permitindo que o cliente possa realizar quaisquer modificações que não tenham lhe agradado.

6. Construa a planta:

Obter a planta da casa como uma base para o desenvolvimento do projeto de arquitetura é essencial, designando todas as métricas do terreno para verificar o espaço disponível e conseguir distribuir todos os cômodos, acessos e móveis por sua extensão.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Siga o pré-projeto para ter uma ideia de onde ficará cada item, cada via de acesso e cada passagem, visando o bom fluxo dos moradores ou funcionários do local.

7. Passe para um software:

Com as ideias no papel já desenvolvidos e após a aprovação dos clientes ou até mesmo com a aceitação de todos os detalhamentos que foram inseridos, é a hora de colocar a ideia dentro de um software para construção de projetos.

8. Insira os móveis:

Muitos dos softwares já oferecem acessórios completos para o projeto de arquitetura desejado, permitindo a inserção de móveis para verificar o espaço dentro do cômodo.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Os programas técnicos auxiliam até mesmo ter-se uma noção de estética, com inserção de modelos de piso segundo a beleza e conforto do local, bem como a inserção de móveis, tanto funcionais, quanto decorativos.

9. Faça os cálculos:

Com a validação do pré-projeto é o momento de iniciar os cálculos, ressaltando que todas as necessidades básicas como hidráulica, elétrica, telefônica e algumas outras estruturas básicas sejam sanadas.

Muitas vezes e preciso contar com especialistas na área para verificar todas as passagens e tubulações, solicitando propostas para a execução destes projetos mais técnicos.

Os valores devem ser somados ao do custo do projeto de arquitetura, repassado ao cliente o valor final ou baseando-se nos custos para seu próprio benefício, visando criar o projeto mais acessível de acordo com suas possibilidades.

10. Aprovação da prefeitura:

Além da aprovação do próprio cliente, deve-se solicitar uma aprovação cedida pela prefeitura para construir determinado tipo de estrutura no terreno adquirido, independente do intuito do local (residencial ou comercial).

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Após todos os processos citados, é possível iniciar a construção com os profissionais adequados e especialistas nas áreas para os quais serão designadas as instalações, obtendo rapidamente a residência ou comércio tão ansiado.

YouTube video

E aí, gostou do artigo sobre Projeto de Arquitetura?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.