Home > TCC > Como desenvolver uma monografia de arquitetura para o seu TCC

Como desenvolver uma monografia de arquitetura para o seu TCC

///
Comments are Off
Monografia de Arquitetura

Neste artigo vou dar dicas de como desenvolver uma monografia de arquitetura para o seu TCC.

Escolhendo o lote e o tema da monografia de arquitetura

Todo TCC começa pela escolha do terreno onde será desenvolvido o projeto. Saber de antemão qual tema e local do projeto também é meio caminho andado. A menos que o local seja escolhido pelo professor procure um local com antecedência.

Se o terreno escolhido for de natureza plana, a dificuldade será menor. Contudo, se ele for um declive ou aclive será necessário que você coloque em prática tudo o que aprendeu nas aulas de topografia.

Quase que em paralelo será necessário escolher o tema do TCC. Em minha opinião os mais complexos são os temas que envolvem a área médica, como hospitais e clinicas, pois é necessário muito conhecimento específico, e projetos urbanísticos, por obviamente abranger mais do que somente edifícios com estudos mais complexos de viário e etc.

Mas se você é daqueles que adoram um bom desafio, vá em frente e deixe seu professor entusiasmado. Os professores conhecem as limitações de seus alunos e certamente eles não permitirão que você adote um tema que seja complexo e ainda, que vá além das suas capacidades momentâneas.

Tendo total domínio do seu terreno e com o tema escolhido, a próxima etapa provavelmente será o desenvolvimento da implantação e do partido arquitetônico do seu projeto.

 

lote

 

Na implantação é importantíssimo que você se atente ao entorno do seu lote, pois ele será dissecado!

O aluno deve estudar e registrar em desenhos todas as informações que envolvem o lote escolhido.

Veja alguns dos mapas que podem ser pedidos além de imagens áreas e a seguir um estudo das curvas de nível da região que deve ser apresentado veja na imagem:

curvas-de-nivel-regiao

Todas essas e demais informações que você levantar para realizar a monografia do seu TCC deverá ser registrada para a formação da prancha síntese sobre os dados do lote e fará principalmente parte da monografia de arquitetura.

Só aqui já deu para perceber que para desenvolver esses desenhos básicos o AutoCAD é totalmente necessário. Quem não dominar ao menos um programa de representação gráfica de desenhos de arquitetura enfrentará grandes problemas ainda dentro da sala de aula; imagina na vida profissional.

 

A monografia de arquitetura

A monografia de arquitetura é um documento onde você discorrerá sobre registros históricos, problemáticas e diagnósticos, bem como os objetivos e justificativa do tema do seu trabalho na cidade escolhida, e a inserção urbana do seu projeto onde está situado o seu lote.

Na monografia de arquitetura deve constar também todos os desenhos do seu projeto. É muito interessante que você registre a evolução do seu trabalho, pois os professores gostam muito de avaliar a sua evolução com base no histórico dos desenhos apresentados.

Os aspectos urbanísticos devem ser levados em consideração, para isso deve-se estudar o gabarito do entorno. Seu projeto não poderá destoar totalmente do que há nos arredores do seu lote, pois essa questão geralmente é a que mais chama a atenção no conjunto do trabalho.

Volumetria do entorno que desenvolvi

Muito simples de fazer utilizando o AutoCAD 3D!

volumetria-autocad

 

Representação gráfica 2D feita no AutoCAD da análise do gabarito local

 

analise-do-gabarito-local

As vias que circundam o futuro edifício também devem ser levantadas de modo que possa ser estudado o fluxo viário onde o lote está inserido

fluxo-viario

O mapa do uso do solo também deve ser estudado

uso-do-solo

Assim como o levantamento da situação e estado de conservação dos imóveis adjacentes

estados-de-conservacao-dos-imoveis-adjacentes

 

Esses são só alguns exemplos dos mapas que os professores pedem; outros podem ser solicitados, algumas dessas informações são levantadas manualmente indo até o local e outras com sorte dá para conseguir pela internet e/ou na prefeitura municipal, bastando se dirigir ao departamento do uso do solo para pedir uma cópia do material que você precisa.

copia-uso-do-solo

Geralmente além da monografia de arquitetura todos esses levantamentos, análise de diagnóstico e proposta de inserção urbana são pôr fim reunidas em uma prancha síntese que lhe auxiliará no dia da apresentação final na banca.

Agora você sabe o que precisa ser feito…mas sabe como fazer?

O TCC de arquitetura, ou TFG, é um dos temas mais temidos pelos estudantes de arquitetura. Afinal ele é o último desafio da faculdade de arquitetura. Ele não é apenas o último desafio, mas é o principal deles, pois é no projeto do TCC que você deverá provar suas habilidades como arquiteto(a).

O trabalho final exige muito do aluno, desde a parte psicológica como a parte física, sendo necessário que o aluno saiba como transformar uma ideia em um projeto, da forma mais atrativa possível.

MAS AFINAL, COMO FAZER UM ÓTIMO TCC E SOBREVIVER?

O TCC é um trabalho metodológico e precisa ser feito de forma estratégica e inteligente.É preciso entender toda estrutura do TCC, quais as partes que ele é composto, e entender a relação entre elas.Aparentemente acreditamos que o TCC de arquitetura consiste em apenas a monografia e o projeto.

Essa é uma forma muito simplificada de analisar o TCC. Quando mergulhamos de cabeça no TCC acabamos perdidos, confusos entre todos os itens que existem e também não entendemos a relação entre eles.A monografia é a base teórica e técnica do projeto, ou seja, é através dela que o projeto será alimentado.

O projeto é a prova arquitetônica que o estudante de arquitetura está pronto para atuar como arquiteto.Para ter sucesso nesse processo, é preciso unir todos os itens da monografia, aplica-los em projeto, isso juntamente com os aprendizados dos últimos 4 anos da faculdade.

A ESTRUTURA DO TCC

De forma geral, o TCC de arquitetura propõe uma pesquisa para embasar o projeto a ser criado, ainda que varie um pouco entre as faculdades.A monografia possui um passo-a-passo de como buscar o máximo de referências teóricas, técnicas e arquitetônicas para criar o projeto.

O erro mais comum dos estudantes é encarar a monografia e o projeto como dois trabalhos separados. E esquecer-se de usar a monografia como alimento para a proposta arquitetônica. A monografia basicamente é composta de:

• Pesquisa sobre o Tema: origem do tema, contexto histórico e social, evolução, dados importantes para compreender a parte teórica e histórica sobre o tema.
• Estudos de Caso e de Campo e Entrevistas: a parte arquitetônica, onde se deve buscar referências técnicas sobre o tema, para alimentar o projeto
• Região e Área de intervenção: dados sobre o local, a cidade de escolha e a área escolhida pelo projeto, deve ter um apelo social.

A monografia também irá registrar todo o desenvolvimento do projeto arquitetônico, ela deve funcionar como uma linha do tempo do projeto, desde a sua concepção até a proposta final. Por esse motivo a continuação da monografia deve ter todos os processos do projeto.

• Ferramentas de projeto: as ferramentas utilizadas para dar inicio ao projeto, como programa de necessidades, organogramas, fluxogramas, etc.• Estudos preliminares: onde se deve registrar os estudos iniciais do projeto, as primeiras intenções e principalmente os primeiros croquis, e todo o processo de evolução do projeto.
• Proposta arquitetônica: finalmente o projeto arquitetônico, essa é a etapa que deve ser bem defendida em forma de texto, para ficar claro todas as estratégias arquitetônicas e a intenção do projeto.

COMO CRIAR UMA ESTRÁTÉGIA PARA FAZER O TCC

Todos já sabemos que organização é importante para realização de qualquer tarefa, se você quiser executá-la de forma eficiente. Com o TCC não é diferente, organização é um dos principais itens para fazer um TCC DE SUCESSO, sem sofrer.Mas o TCC exige que essa organização seja duradoura, ou seja, que ela acompanhe todo o período do TCC.

É comum iniciarmos o ano do TCC determinados, organizados, e com o tempo a organização fica em segundo plano, e então acabamos nos perdendo dentro do processo.Manter a organização é mais difícil do que criá-la no começo do processo. A organização precisa ser desde a parte prática, com os arquivos, até com a parte de organizar as ideias e prioridades do que deve ser feito.

O segredo é: TENHA UM MÉTODO INTELIGENTE!

• Organize seus arquivos

• Mapeie seus prazos e entregas

• Seja objetivo nos atendimentos

• Estabeleça prioridades

• Faça Check-Lists constantes

• Relacione os itens para justificar seu projeto

Ter um método estratégico é a forma mais inteligente de se realizar um TCC de arquitetura. Afinal ter consciência do que você esta fazendo e porque, torna mais fácil para criar e defender um projeto.

Os alunos em pré TCC normalmente ficam desesperados pois, deixam tudo para a última hora, e não sabem trabalhar com os 3 pilares básicos de programas: CAD – Sketchup e um renderizador como o V-RAY. É por isso que existe o seguinte produto modelado especialmente para isso: ganhar tempo e qualidade não só para o seu TCC mas para toda a sua vida acadêmica.

 

Procurando estágio?

Então conheça os programas mais solicitados nos estágios de arquitetura: