Home > Arquitetura > Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

/
02 maio 2017
//

O planejamento de projetos arquitetônicos e de engenharia, além dos conhecimentos acadêmicos, demanda também bastante conhecimento técnico, principalmente com os softwares, essenciais para o trabalho dos profissionais da área. Desde o início da faculdade o indicado é que os estudantes, futuros arquitetos e engenheiros conheçam (e façam os cursos) de dois programas fundamentais: o AutoCAD e o Revit.

Os dois são softwares de representação gráfica da Autodesk e há quem faça o comparativo sobre qual deles é o mais importante para o desenvolvimento de projetos. No caso do Revit, é utilizado o modelo de Modelagem de Informações de Construção (BIM), com funcionalidades mais complexas voltadas, mas nem por isso o AutoCAD fica em segundo plano, uma vez que é o software mais indicado para desenhos e projetos, inclusive os mais simples. Cada um pode ser utilizado em uma situação distinta, e por isso a importância do conhecimento de ambos. Saiba mais a seguir.

autocad visao blog da arquitetura - Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Imagem: Autodesk

AutoCAD

O AutoCAD foi lançado em 1982 e é um software de Desenho Assistido por Computador, cuja sigla em inglês é CAD, ou seja, voltado para a geração de desenhos e projetos. Ao longo das décadas, o AutoCAD foi ganhando novas funcionalidades, desde os polígonos e formas geométricas iniciais, lá na década de 80, até funções bem mais aprimoradas em 2D, chegando aos projetos em 3D.

Entre suas funcionalidades e diversidade de comandos possíveis, destaque para a criação de esboços a partir do aproveitamento de desenhos, processamento de imagens, conversão de vetores e animações. O programa também permite que os arquivos sejam salvos em nuvem.

Com todas estas possibilidades e funcionalidades, o AutoCAD é utilizado não apenas na arquitetura e diferentes ramos da engenharia, mas também na indústria automobilística, por profissionais da área de petróleo e gás e também da área da informática.

autocad blog da arquitetura - Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Imagem: Autodesk

+Dica de curso

E como qualquer conhecimento técnico, é preciso estudar, praticar e se atualizar sempre. Um exemplo de curso voltado ao mercado de trabalho, para a formulação de projetos com qualidade, é o ministrado na Tecnoponta Treinamentos. Com sede nas cidades de São Paulo e Santos, as aulas são abrangentes e voltadas aos trabalhos com figuras geométricas, formulação de textos e criação de layouts para plotagem e impressão.

Os cursos duram 7 dias no período da noite, mas também são oferecidos em diferentes horários. Depois, já com a base do AutoCAD 2D, é possível iniciar o curso com as funções em 3D, edição, cortes bidimensionais e plotagem dos desenhos tridimensionais. Saiba mais.

autocad cursos blog da arquitetura - Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Imagem: Lynda.com

Revit

Este software foi criado com enfoque para os trabalhos de arquitetos e engenheiros, como o desenvolvimento de plantas e projetos, construção e gerenciamento de diferentes estruturas e edifícios. Uma das funcionalidades que surgem como um diferencial deste programa é a base colaborativa, em que vários colaboradores podem acessar os modelos já criados. A visualização permitida pelo software também é uma vantagem, com imagens em 3D.

O programa ainda permite comandos específicos para projetos estruturais, criação de terrenos e estruturas, como lajes e vigas, criação de desenhos parametrizados e criação de tabelas de quantitativos inteligentes.

revit blog da arquitetura - Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Imagem: Autodesk

+ Dica de curso

Voltado ao aprendizado das funções do programa, o Curso de Revit da A Arquiteta traz desde a concepção de um projeto até a sua finalização, como o exame, testes e análises do edifício, simulação da construção e verificação dos custos durante o projeto. Pelo site é possível acompanhar as próximas turmas e entrar em contato para mais detalhes.

revit software blog da arquitetura - Essenciais para o mercado de trabalho, conheça os cursos que todo arquiteto deve fazer

Imagem: Autodesk

E então, que tal iniciar um novo curso e desenvolver seus conhecimentos na área?

Você também pode gostar de
Você deve usar pisos de madeira em cozinhas e banheiros?
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
Ônix é o novo mármore.
revit
10 razões para mudar do AutoCAD para o Revit

Deixe um Comentário