Home > Arquitetura > Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?

Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?

/
26 ago 2019
//

Normalmente, quando você vê uma foto de um espaço aberto, o mesmo é espaçoso e moderno. A cozinha fica longe, as grandes janelas deixam entrar muita luz natural e pode até haver espaço para várias áreas de estar. Mas só porque você talvez tenha um espaço menor, isso não significa que uma ideia de “open space” esteja fora de seu alcance. Com alguns ajustes inteligentes, você pode criar um pequeno espaço aberto.
100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores
Este pode ser um dos projetos domésticos mais interessantes que você pode empreender. Se onde você mora já exista um pequeno espaço aberto, você pode ter que trabalhar com um remodelador, mover ou até mesmo projetar sua própria casa de sonho. No entanto, se você já vive com um pequeno piso aberto, algumas das ideias de design abaixo podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo o espaço que você já tem. Como tal, o custo deste projeto pode variar em centenas de milhares de Reais para uma nova construção ou pode ser um esforço de projeto livre em como se movimentar em torno de móveis.

cozinha com mesa preta e sofá branco - Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?Um único sofá  pode fazer maravilhas em pequenos apartamentos abertos. Imagem: Jodie Johnson / Shutterstock.

1) Seja minimalista com a mobília

Se você já tem uma pequena planta de espaço aberto ou você está no processo de projetar / encontrar, uma característica importante no espaço será a mobília. Se você estiver trabalhando com um espaço menor , não terá muito espaço para várias áreas de estar. E você vai querer manter o espaço o mais aberto possível.

A maneira mais fácil de trabalhar com móveis em um pequeno espaço plano aberto é realmente ir grande. Isso é contra-intuitivo, mas um único móvel maior ao longo da parede mantém o espaço mais aberto. Caso contrário, você está travando o espaço com muitos itens menores, como cadeiras individuais. Dependendo do layout da sala, você pode usar um sofá longo, um corte ou até mesmo adicionar um sofá de dois lugares.

cozinha com cadeiras azuis - Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?Arte de parede corajosamente colorida pode fazer um ponto focal impressionante em um espaço aberto. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock

2) Crie um ponto focal no seu plano de piso aberto

Se você estiver trabalhando com uma pequena planta de espaço aberto, convém criar um ponto focal para adicionar interesse visual à sala. Um item de ponto focal adicionará bastante estilo ao seu espaço sem confundir a área menor. Exemplos de pequenos pontos focais de espaço podem incluir:

  • Parede pequena mas destacada
  • Lareira, real ou elétrica (lareiras elétricas menores se encaixam bem em pequenos espaços)
  • Peça única de móveis maiores e arrojados, como um sofá colorido
  • Televisão sobre um manto ou um armário de exposição
  • Peça de arte em uma parede grande

Essas ideias também criam seu próprio senso de organização, já que muitas vezes você organiza outros itens como mobília em torno do ponto focal.

sala com decoração industrial - Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?Trilhos abertos podem expandir visualmente as pequenas plantas. Imagem: Waclaw_EPI / Shutterstock.

3) Pense nas sacadas abertas

Se você está no processo de encontrar um novo lugar para morar ou projetar a casa dos sonhos, um recurso importante a ter em mente é um design de loft aberto. Dessa forma, mesmo que o espaço esteja no lado menor, você tem uma segunda impressão de a área está visualmente aberta.

Um design de loft aberto leva à ilusão de que o espaço é muito maior do que é. E isso ajuda a adicionar ao espaço pequeno um espaço aberto, sentindo realmente o mesmo se abrir. Este é um design que é ao mesmo tempo ilusório e literalmente mais aberto.

sala de estar com escada branca decorativa - Como projetar um espaço aberto em um pequeno espaço?Tons neutros e brilhantes podem impedir que um pequeno espaço aberto abra a planta. Imagem: Dariusz Jarzabek / Shutterstock.

4) Mantenha-se brilhante

Você também vai querer ficar de olho no esquema de cores da sala. Uma característica comum dos planos abertos é que eles tendem a permanecer no lado claro e neutro do espectro do projeto. Um pequeno espaço aberto não é uma exceção. De fato, em espaços menores, é ainda mais importante manter o espaço leve e neutro. Cores mais claras ajudam a manter os espaços  livres e abertos .

Além disso, manter a área bem iluminada ajudará a sentir-se mais aberta, uma vez que os espaços mais escuros geralmente se sentem automaticamente fechados. Você pode considerar elementos como grandes janelas ou clarabóias. Isso manterá a luz natural fluindo para o espaço. Se isso não for uma opção, outros recursos de iluminação, como iluminação embutida, iluminação pendente e até mesmo projetos casuais de lustre, podem manter o espaço bem iluminado.

E lembre-se, tudo neste estilo é manter o espaço o mais aberto possível. O objetivo do seu pequeno espaço aberto é fazer com que o espaço pareça mais expansivo.

 

 Referência :Michelle Honeyager  
Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.