Home > Decoração > 9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

/
31 jul 2019
//

Quando se pensa em decorar um espaço pequeno, boa parte das pessoas sabe exatamente quais são as regras básicas.

banner design interiores - 9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

Em apartamentos pequenos o recomendável é, por exemplo, manter apenas itens leves, verificar se os móveis escolhidos estão equilibrados com o ambiente.

Mas, ao mesmo tempo em que a pessoa tenta ocupar ao máximo cada centímetro do lugar, ela pode justamente estar cometendo um grande erro, sobrecarregando a decoração do lugar.

Para que você não caia nesta armadilha, preparamos um texto identificando os nove erros mais comuns que todo mundo comete nestas situações e o que fazer para não errar. Confira.

9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete 1 - 9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

1- Muitas caixas organizadoras

Quando se trata de um apartamento muito pequeno, toda forma de armazenamento de coisas parece uma boa ideia. Então, você pensa: preciso de itens que me ajudem a manter tudo organizado, certo?

Não exatamente. Quando você tem um espaço reduzido, encher o lugar com caixas de organização, além de não ser tão prático quanto parece, acaba com o design, além de deixar o apartamento muito menor.

Para não cair nesta armadilha evite o excesso. Use apenas as caixas organizadoras que você realmente precisa e guarda-as embaixo de camas ou outros móveis grandes. Assim, elas não ficarão no caminho.

2 – Muitos itens em um pequeno espaço

Quando você vai decorar um apartamento pequeno é importante pensar na quantidade de móveis que deseja colocar ali. Isso porque um sofá em um lugar pequeno faz com que o espaço pareça ainda menor.

Colocar muitos itens pequenos no apartamento também não resolve. O efeito será o mesmo. Por isso, a melhor saída é escolher móveis grandes e colocá-los de forma que o ambiente pareça maior do que realmente é.

3 – Errar na iluminação

A escolha da iluminação certa pode tornar um ambiente muito maior ou terrivelmente menor. Por exemplo, você sabia que deixar cantos escuros pode fazer com que uma sala pareça minúscula?

Para dar a impressão de que seu apartamento é um pouco maior, prefira uma iluminação central, que traga destaque. Assim, cada ponto do lugar será iluminado, dando um destaque muito maior.

9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete 2 - 9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

4 – Centralizar os móveis

Muitas vezes, pensamos que colocar todos os móveis contra uma única parede pode ser uma boa ideia de decoração. Em alguns casos, o truque realmente funciona.

Já em outros, essa saída cria layouts bastante confusos. Então, na hora de decorar sua sala, que tal colocar os sofás longe da parede, deixando um espaço entre eles?

O centro de sua sala pode, realmente, parecer um pouco menor, mas sua decoração ganhará muitos pontos.

5 – Escolher a cor errada

Você certamente já ouviu falar que cores claras tornam um quarto grande e cores escuras parecem diminuir o espaço, certo? Agora, sabia que o que você sente em um espaço pequeno tem muito mais a ver com a textura aplicada e menor com a cor, propriamente dita?

Muitas vezes, uma cor que destoe do restante do ambiente pode dar uma sensação de bagunça, de desconforto.

Então, ao invés de sair pintando tudo sem refletir, prefira tons monocromáticos, aplicando texturas como truque de design. O efeito que simula tecidos pode funcionar muito bem nestes casos.

6 – Pintar apenas as paredes

Muitas vezes, é comum pintarmos as paredes de uma cor e o teto de outra. Agora, sabia que isso também contribui para a sensação de estarmos em um espaço muito pequeno?

Para acabar com esse sentimento, na hora da pintura, coloque a mesma cor tanto nas paredes como no teto. Ao criar uma linha ininterrupta, você sentirá que o espaço é muito maior do que realmente é.

9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete 4 - 9 erros que todo dono de apartamento pequeno comete

7 – Colocar móveis sem qualquer critério

Para tentar fazer um cômodo parecer maior, você coloca muitos móveis? Sabia que isso pode ter o efeito totalmente inverso? Sim, porque, quando você enche um local com móveis pequenos, cores fortes, tecidos ou cortinas, faz com que seus olhos se percam. Não há um foco ali.

Então, na hora de decorar, pense no que quer fazer, mas alinhado com o restante da casa. Tome cuidado também com móveis que destoem da decoração restante.

8 – Muitos itens de decoração

Um erro muito comum, que praticamente todos nós cometemos, é colocar muitos itens na hora de decorar um cômodo.

Aqui, não se sinta pressionado em ocupar cada espaço. Deixe alguns pontos vazios. Além de ajudar a descansar a visão, esse truque dá uma sensação de que há mais espaço no lugar.

9 – Ignorar o potencial do lugar

Por fim, um dos erros que pode minar a decoração de locais pequenos é desprezar o potencial desses espaços pequenos.

Aqui, é importante considerar o design certo aplicável a cada um desses pontos. Veja o potencial dos espaços pequenos. Com os truques certos, eles podem ficar muito aconchegantes.