Home > Arquitetura > Confira 7 edifícios de containers (incríveis) e reciclados pelo mundo

Confira 7 edifícios de containers (incríveis) e reciclados pelo mundo

/
11 jun 2018
//

Nós já mostramos as vantagens e desvantagens das casas de container aqui no Blog da Arquitetura. Além das casas, os edifícios de container também estão fazendo sucesso. Apesar desse tipo de construção estar no início aqui no Brasil, ele é utilizado fora do país há muitos anos. Assim, nós separamos uma lista com alguns edifícios de containers reciclados para você conferir algumas ideias.

edifícios de containers reciclados

Imagem: livingspaces.net

Lista: Edifícios de containers reciclados

1. Container City

Esse é um dos exemplos de edifícios de containers mais famosos no mundo. Construído em 2001 a partir de containers reciclados, consiste em um aglomerado de apartamentos para locação. Localiza-se no Trinity Buoy Wharf, uma região altamente industrializada de Londres.

Foram necessários apenas 5 meses para construir o edifício de três andares. Mais tarde, ele recebeu um quarto andar. Um ano depois, foi construído o Container City II, ligado ao primeiro edifício por uma passarela.

edifícios de containers reciclados

Imagem: en.wikipedia.org

2. Hive-Inn

Parece uma pilha de peças de Lego coloridas, mas é o projeto de um hotel. A novidade dele é a mobilidade: os containers podem ser movidos e encaixados ou transportados para outros locais. O projeto é da Ova Studio, localizada em Hong Kong.

edifícios de containers reciclados

Imagem: wethedor.blogspot.com

3. Keetwonen

Esse é o maior complexo de containers do mundo. Ele fica em Amsterdã, foi construído em 2005 e contém 1.034 containers. Seu uso principal é para acomodar estudantes. Cada apartamento conta com varanda, banheiro, cozinha e sala, Há, ainda, salas de estudo, lanchonetes, supermercado e área de esportes.

edifícios de containers reciclados

Imagem: pinterest.com

4. Freitag Shop

Com 26 metros de altura, o Freitag Shop em Zurique é o mais alto edifício de containers do mundo. Para sua construção, foram usados 17 containers.

edifícios de containers reciclados

Imagem: thesuperslice.com

5. Condomínio de container

Esse é o único representante brasileiro na lista e é o primeiro do tipo no país. Ele fica em Piracicaba e possui 28 apartamentos. Os apartamentos são pequenos e já estão mobiliados. Assim, espera-se que os moradores sejam estudantes e jovens trabalhadores solteiros ou que casaram recentemente.

A ideia da construção partiu de uma visita do empresário responsável pela construção a Amsterdã. Lá, ele viu o complexo estudantil Keetwonen (número 3 da lista) e resolveu fazer um projeto semelhante no Brasil.

Por dentro, para criar conforto térmico nos verões brasileiros, os containers foram revestidos de isopor e gesso. A inauguração foi em 2016, o que é recente, considerando o tempo que os outros edifícios de containers reciclados já existem no resto do mundo.

edifícios de containers reciclados

Imagem: g1.globo.com

6. Mill Junction

A ideia nesse caso foi reaproveitar silos de grãos para moradias estudantis em Joanesburgo. Logo acima dos silos há containers com mais acomodações. No total, são 375 apartamentos em mais de 11 andares.

edifícios de containers reciclados

Imagem: domuscueslo.it

7. Maison Container

Como o nome diz, a Maison Container não é exatamente um edifício, é uma casa construída com 8 containers. Porém, ela não poderia ficar de fora dessa lista de edifícios de containers reciclados. O incrível projeto é do arquiteto francês Patrick Partouche. A montagem durou cerca de 3 dias.

edifícios de containers reciclados

Imagem: designboom.com

edifícios de containers reciclados

Imagem: homedsgn.com

Referências: Interesting Engineering; Constructapp; G1, Design Boom.

Você também pode gostar de
maiores edificios do brasil
Quais são os maiores edifícios do Brasil?
O que leva as pessoas a optarem por uma casa container?
Esses projetos brasileiros souberam aproveitar todas as vantagens dos contêineres
Projetos com contêineres ganham popularidade no Brasil

Deixe um Comentário