Home > Mundo Arquitetura > 6 dicas para modernizar a casa

6 dicas para modernizar a casa

/
22 maio 2019
//
modernizar a casa

Tem horas que a gente para debaixo do batente da porta, coloca os braços na cintura e pensa “quero mudar a decoração dessa casa, está ultrapassada!”. Essa é uma sensação normal, visto que, com o tempo, tendemos a ficar enjoados do mesmo ambiente e queremos algo mais atual, mais moderno. Para ajudar, nós separamos algumas dicas sobre como modernizar a casa.

 

1| Divida seus móveis

Não, não é para partir uma mesa ao meio. Porém, você deve ter notado que, atualmente, nem todos os móveis são um “conjunto”. É fácil comprar uma cadeira sem levar as outras 3 ou a mesa junto. Claro que essa é uma tarefa dificílima para quem é perfeccionista e tem TOC com padrões. Se você não quer separar as cadeiras da mesa, você pode estofá-las de cores diferentes ou então usar almofadas, por exemplo.

modernizar a casa

Imagem: freshome.com

2| Simplifique

Uma grande tendência atual é o minimalismo, que é o oposto da “casas de vó” tradicionais no Brasil, aquelas com pratos na parede, conjuntos de xícara estampadas, porta-retratos da família toda pendurada na parede ou no armário da sala e um ambiente bem carregado e característico (com cheirinho de infância e gostosuras também). No minimalismo, não há mais retratos e diplomas na parede e a tendência é tudo mais clean, mais simples e o mínimo possível.

Se você não está considerando a ideia de se desfazer de tudo, aqui vai uma vantagem que deixa tudo tentador: se não existe, não junta poeira. Isso contribui para manter tudo mais limpo e sem aquela necessidade de passar o espanador de pó o tempo todo (afinal, a luta contra a poeira é uma guerra perdida).

modernizar a casa

Imagem: freshome.com

3| Foque na arquitetura e nas formas

Normalmente, um design moderno também leva em conta a própria arquitetura da casa, utilizando-a como parte da decoração. Mesmo que a sua casa seja “normal demais”, é possível encontrar alguns pontos para destacar, como uma parede especial que pode receber uma cor diferente, um teto que pode ser realçado com uma luminária diferente, etc. Se mesmo assim você ainda acha que não consegue encontrar nada, pode usar alguns espelhos para destacar algumas partes da casa.

modernizar a casa

Imagem: freshome.com

4| Use contraste de cor

As cores de alto contraste com a paleta unificada da casa dão uma sensação de nitidez e limpeza ao design moderno. Usar algumas partes pretas em móveis brancos, por exemplo, pode dar aquela atualizada que sua casa precisava. As plantinhas também podem fazer a diferença, principalmente quando colocadas em uma sala branca. O segredo é que você não precisa usar muitas cores, mas que, quando o fizer, tenha certeza de que ele vai causar o impacto visual desejado.

dicas para modernizar a casa arquiteta 5 - 6 dicas para modernizar a casa

Imagem: freshome.com

5| Troque as peças pequenas por uma grande

No design moderno, é comum ver apenas uma obra de arte, fotografia, etc, grande, com seu destaque próprio. Ela substitui a antiga parede cheia de fotos ou quadros, eliminando a “bagunça” visual de antes.

modernizar a casa

Imagem: freshome.com

6| Mantenha o ambiente iluminado

As cortinas grossas e pesadas já tiveram seu auge. Atualmente, elas só servem para juntar poeira e deixar a casa com aquele ar pesado. Usar cortinas mais leves deixa o ambiente mais arejado e iluminado, ainda mais neste imenso país tropical (e calorento) em que vivemos. O mesmo serve para os tapetes grossos e pesados demais.

dicas para modernizar a casa arquiteta 7 - 6 dicas para modernizar a casa

Imagem: freshome.com

Referências: Freshome

Você também pode gostar de
concreto na decoração
A tendência do concreto na decoração
quadros vazios
Quadros vazios: 6 formas de seguir esta tendência
espaços pequenos
5 coisas para não fazer em espaços pequenos
5 dicas para decorar salas pequenas