Home > Design de Interiores > 10 dicas para decorar um “apertamento”

10 dicas para decorar um “apertamento”

/
20 maio 2019
//

Decorar um apartamento pequeno (carinhosamente apelidado de “apertamento) pode ser uma grande tarefa. Isso porque cada elemento inserido na decoração precisa ser friamente calculado para não tornar o espaço menor que ele já é. Também é preciso considerar espaço para armazenar as coisas, afinal, com o passar dos anos, cada nova xícara que você recebe no amigo-oculto da festa de fim de ano na empresa se torna um problema por causa do espaço que você não tem. Então, confira algumas dicas valiosas na hora de decorar!

 

1| Foco na funcionalidade

A primeira coisa que você tem que pensar é em um ambiente funcional. Não dá para colocar um elefante no meio da sala minúscula só porque você sempre sonhou com isso ou acha muito chique. Claro que o design conta, mas é preciso achar um equilíbrio entre os dois (quem sabe um baby elefante no cantinho da sala?).

apartamento pequeno arquiteta 13 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: decoist.com

2| Saiba separar as áreas

Mesmo que seu apertamento seja um espaço só, é preciso enxergar a função de cada um deles. Dê a cada área sua finalidade específica, saiba onde o quarto se separa da sala e da cozinha, por exemplo. Se for preciso, use divisórias com estilo, elementos que demarcam a divisão. Até plantas servem!

apertamento

Imagem: freshome.com

3| Invista em móveis 2 em 1

Se o espaço é pouco, não adianta querer ostentar em móveis chiques que não vão servir para nada. Procure por móveis que sejam multiuso (eles também podem ser chiques!!), como uma cama que pode virar um sofá, por exemplo.

apertamento

Imagem: freshome.com

4| Identifique os espaços mortos

Se você já está há muito tempo no mesmo apartamento, é bem provável que já tenha se adaptado com tudo. Por isso, alguns espaços que você não usa e que poderiam ser muito úteis acabam passando batido, como acima da geladeira, locais onde você poderia colocar algumas prateleiras ou armário suspenso, etc.

apartamento pequeno arquiteta 5 695x1024 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: freshome.com

5| Pense vertical e horizontalmente

Mesmo que você precise de um banquinho para conseguir alcançar algumas coisas, o armazenamento vertical também deve ser considerado na hora de decorar seu apartamento. O mais indicado é que você coloque ali o que não mexe com frequência, como porta-retratos, enfeites ou a jarra que foi da sua bisavó. Porém, o banquinho ainda será necessário, já que essas coisas também precisam ser limpas de vez em quando (de primavera em primavera…).

Você pode adicionar duas estantes ao lado das portas, por exemplo, para aproveitar o espaço. Só tome cuidado ao colocar qualquer coisa acima das portas, porque nunca se sabe quando um azarado pode passar por ali. Atualmente, também há muitos móveis dobráveis (e bonitos) que podem ser usados no ambiente. Muitos não são achados em qualquer loja, então talvez seja preciso fazer uma busca maior.

apartamento pequeno arquiteta 6 710x1024 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: freshome.com

6| Seja organizado

Se a bagunça já é ruim em espaços grandes, ela consegue ser ainda pior em pequenos ambientes. Você precisa ser muito organizado para conseguir manter um apartamento pequeno no lugar. Se preciso, crie sistemas de organização. Às vezes, será preciso dar aquela “escondida” na bagunça, usando forros ou semelhantes para esconder as caixas que você guarda debaixo do armário ou da cama.

Além disso, depois de um tempo praticando você acaba se acostumando com a organização. Se for de ânimo que você precisa, alguns livros ou episódios de Marie Kondo talvez possam ajudar.

apartamento pequeno arquiteta 7 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: freshome.com

7| Acerte nas cores

Normalmente, o mais indicado para espaço pequeno é uma paleta de cores claras, o que o faz parecer mais amplo. Uma dica é usar duas cores claras e brilhantes que vão deixar o ambiente maior e, como contraste, usar uma cor mais escura.

Claro que ninguém precisa viver em um apartamento com cara de hospital. Você pode dar vida usando alguns objetos coloridos em uma parte do apartamento, como as almofadas da sala ou um cantinho especial. Mas tente não exagerar.

apartamento pequeno arquiteta 8 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: freshome.com

8| Adicione curvas

Quando o espaço é pequeno, tendemos a fazer como um jogo de Tetris para encaixar tudo e o resultado é um apartamento quadrado. Nesse sentido, as curvas tendem a quebrar a monotonia do ambiente e deixar mais suave. Você pode inserir espelhos ovais, lâmpadas de mesa arredondadas, uma mesa redonda, etc.

apartamento pequeno arquiteta 9 - 10 dicas para decorar um “apertamento”

Imagem: freshome.com

9| Use elementos flutuantes

Os elementos flutuantes tendem a deixar o espaço mais fluido. Por exemplo, prefira prateleiras flutuantes no lugar de uma estante fechada. Isso ainda permite que você use o espaço abaixo delas para algum outro móvel ou função. Porém, lembre-se que tudo precisa ser instalado com segurança. Não adianta fazer uma gambiarra na instalação da prateleira e colocar ali debaixo um sofá ou uma cama. Alguém pode sair seriamente machucado.

apertamento

Imagem: freshome.com

10| Organize o apartamento com frequência

Quando o espaço é pequeno, é preciso sempre separar tudo aquilo que você não usa e arrumar um novo destino. Não adianta ficar acumulando objetos demais, porque você pode gerar uma bagunça no apartamento.

Ainda, na hora de comprar, pense se tem espaço para aquilo, se ele pode ocupar o local/função de outro objeto que será retirado e se é realmente necessário. Apartamentos pequenos são naturalmente incompatíveis com consumistas em excesso.

apertamento

Imagem: freshome.com

Referência: Freshome

Você também pode gostar de
Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis
+ ideias para aproveitar o espaço em apartamentos pequenos!
Decore e otimize seu espaço