Home > Criatividade > Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

A arquitetura habitacional mudou muito ao longo dos séculos. No princípio, uma única morada era dividida entre dezenas de pessoas. Depois, com o passar dos anos, os grupos foram se subdividindo, mas seus abrigos ainda permaneceram grandes e espaçosos. Só que novos modelos de economia surgiram, as famílias tornam-se menores e, assim, as tipologias residenciais evoluíram. A disputa acirrada por território, principalmente em cidades mais densas, exigiu a maximização de todo metro quadrado construído. Isso levou à criação de peças de design mais versáteis, como os móveis dobráveis.

36 e 40 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest)

+ Lindos e úteis

Os móveis dobráveis também são conhecidos no design como móveis transformáveis. Eles possuem dobras estratégicas que ajudam a mudar sua forma tridimensional para bidimensional e vice-versa. Essa é uma tendência de decoração bastante comum, principalmente na Europa e nos Estados Unidos – graças aos avanços de suas tecnologias industriais. Agora, ela também chegou ao Brasil, ajudando a suprir certas demandas de seu mercado.

51 e 54 e 55 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest, Hebdo Blog e Prologue)

+ A concepção dessa ideia

Fabricar peças dobráveis para o lar não é uma ideia nova. A diferença é que, por necessidade, ela tem sido cada vez mais incorporada nas propostas de interiores. O designer George Hunzinger, por volta do ano de 1860, já havia patenteado mais de vinte projetos de móveis convertíveis, como estudos para cadeiras dobráveis. Seu trabalho baseava-se no perfil dos clientes da classe média urbana, que desejavam itens novos e elegantes e, ao mesmo tempo, necessitavam que os mesmos fossem versáteis, economizassem espaço e melhorassem o conforto de suas moradias.

42 e 46 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest)

44 e 60 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest e LT Virtove)

+ Mais espaço dentro dos imóveis

Geralmente, há dois motivos que levam clientes a optarem por móveis dobráveis, ao invés dos tradicionais. Primeiro, porque moram em residências com espaços limitados. Segundo, porque não são donos do local onde vivem, ou seja, não tem permissão para fixar nada nas paredes. Nestes casos, há a necessidade de soluções muito criativas. Peças transformáveis podem ser, então, as melhores aliadas na composição de uma boa decoração, fazendo com que cada metro quadrado seja mais bem aproveitado.

9 e 10 1 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest)

Atendendo as exigências do mercado imobiliário, as unidades habitacionais estão cada vez menores. Justamente por isso, os designers têm investido na criação de móveis dobráveis. Em cozinhas ou banheiros, por exemplo, itens assim fazem uma grande diferença. Eles podem ajudar na organização dos ambientes, já que costumam ser pequenos e cabem em lugares incomuns.

São características de alguns móveis dobráveis: possuir custo reduzido, ser prático, leve, de fácil transporte, fácil de guardar, montar ou desmontar. Também, infelizmente, tem pouca durabilidade – sendo alguns itens, inclusive, considerados descartáveis.

23 e 26 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de i-decoracao e Pinterest)

3 e 4 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Nouvo Design)

+ Decoração organizada e criativa

Os móveis dobráveis podem proporcionar um toque diferente e especial à decoração. Mesmo uma peça aparentemente simples surpreende, transformando qualquer área em poucos minutos. Modelos multifuncionais deixam espaços com visual mais moderno e ainda têm a capacidade de abrir zonas para outras atividades. Claro, tudo isso vai depender da sua posição dentro do layout. Mas, sem dúvidas, é fácil adaptá-los a quaisquer tipos de ambientes ou funções.

61 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagem extraída de And After)

8 e 74 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Pinterest)

+ A empregabilidade das peças

São exemplos comuns de móveis dobráveis ou transformáveis: sofás-camas; estantes ou escrivaninhas que viram camas; estantes que abrigam sofás; cadeiras e mesas dobráveis para interiores e exteriores; prateleiras que servem também de araras para roupas; e todo tipo de peça que tem duas funções ou que possa ser facilmente manipulada, tanto por adultos quanto por crianças, para diminuir ou aumentar de tamanho.

62 e 80 - Design e versatilidade: saiba mais sobre os móveis dobráveis

(imagens extraídas de Design Buzz e szahomen)

No vídeo a seguir você pode conferir alguns exemplos incríveis de móveis dobráveis ou transformáveis. Eles podem servir de inspiração para a economia de espaço e expansão de conforto do seu lar:


Leia Também:

Para ficar de olho: mobiliário de papelão é tendência e combina com consumo sustentável

O que levar em conta na hora de escolher móveis para crianças (+uma seleção de peças lindas)

Você também pode gostar de
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
Ônix é o novo mármore.
espaço aberto
Como projetar um pequeno espaço aberto?
Dicas e exemplos de decoração de banheiro para te inspirar

Deixe um Comentário