Home > Design de Interiores > Design: Cadeira Barcelona | História e Elegância!

Design: Cadeira Barcelona | História e Elegância!

/
10 set 2013
//

O assunto deste artigo é nada menos do que o assunto que a maioria dos arquitetos e designers são apaixonados, os assentos de Design, em especial a Cadeira Barcelona!

 A Cadeira Barcelona

A cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929.

Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés).

Ao contrário do que muitos pensam, não somente o arquiteto e diretor de Bauhaus, Mies Van der Rohe que projetou essa poltrona, sua sócia Lilly Reich também teve importante participação no projeto.

O criador Mies Van der Rohe

Lilly Reich era designer de interiores responsável pela concepção e organização de muitas das exposições internacionais da época.

A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.

É um luxo decorativo em várias exposições mobiliárias! Sem dúvida a cadeira mais imitada!

Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião.

Arquiteto germânico nasceu em Aachen, Alemanha, que, juntamente com Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright, é considerado uma das figuras exponenciais do racionalismo arquitetônico moderno.

Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras.

Foi diretor da Bauhaus (1930-1933), mas perseguido pelos nazistas, emigrou para os Estados Unidos (1937), onde iniciou nova etapa em sua carreira, com ênfase para as fachadas de vidro e estruturas metálicas.

Atualmente encontrada em várias cores a cadeira faz sucesso por onde passa!

O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação.

Entre suas tantas obras citam-se:

O edifício comercial na Friedrichstrasse, em Berlim (1921)

O pavilhão alemão da Exposição Internacional de Barcelona (1929).

A casa Tugendhat, em Brno, na atual República Tcheca (1930)

O projeto de campus do Instituto Illinois de Tecnologia (1939-1941)

e o do Seagram Building, na Park Avenue de Nova York (1958).

O edifício sede do Columbia Broadcasting System, em Nova York, foi sua última realização, concluída pouco antes de sua morte em Chicago, Estados Unidos.

preço da cadeira barcelona original supera os 3.500 euros, o que faz com que apenas “apareça em público” nos salões imobiliários mais seletos, a seguir algumas das mais tradicionais peças:

poltrona-barcelona
puff-barcelona_1


recamier-couch-barcelona

E abaixo o desenho da Geometria da cadeira e sua dimensões:

05-cadeira-barcelona geometria-cadeira-barcelona

Aprenda a projetar espaços no design de interiores:

 

Deixe um Comentário