Home > Arquitetura > Cores escuras em pequenos espaços? Sim você pode! (Veja como)

Cores escuras em pequenos espaços? Sim você pode! (Veja como)

/
22 out 2019
//

 

Sala de estar com lareira cinza e branco e dois vasos brancosImpressões exóticas e acessórios ecléticos iluminam as cores escuras na sala de estar. Imagem: Ethan Allen.

 

Salas pequenas podem ser um desafio de decoração, e muitas vezes buscamos cores claras na esperança de tornar a sala maior. No entanto, uma paleta de cores claras não é a única maneira de decorar um espaço pequeno e nem sempre faz uma sala parecer maior. Não tenha medo de usar cores escuras mesmo nos menores cômodos da sua casa. Com algumas dicas fáceis, seus pequenos espaços podem lidar com uma paleta de cores escuras.

1) Seu toilette é o local perfeito para cores escuras

 

Toilettes podem ser pequenos, mas podem dar um grande soco na decoração. Seu lavabo ou banheiro de hóspedes são usados ​​com menos frequência, para que possa levar mais cor e acessórios ousados. Não há quantidade de tinta clara que oculte o fato de que esses espaços são pequenos. Esta é uma ótima notícia, pois significa que você pode decorar como quiser.

 

Banheiro com pia branca e torneira douradaAcentos metálicos dourados adicionam brilho a uma sala de pó cinza-carvão. Imagem: Eurodale Development.

2) Adicione drama ao seu hall de entrada

 

Use uma paleta de cores escuras para dar boas-vindas aos seus convidados em seu pequeno hall de entrada. A maioria dos vestíbulos e salas de entrada se abre para outras salas, para que as salas adjacentes equilibrem as cores escuras. Se você não estiver pronto para pular para uma paleta de cores totalmente escuras no hall de entrada, uma parede de destaque ou mesmo o teto cria boas superfícies para cores profundas.

 

Entrada com piso de madeira e porta na cor tabaco.Se você não está pronto para se comprometer com muitas cores escuras em sua casa, uma parede de sotaque dramática pode ser a resposta. Imagem: Design West.

 

Escada branca com sofá listradoParedes roxas escuras são o cenário perfeito para listras ousadas e detalhes dourados. Imagem: JDS Designs.

3) Faça da sua sala de jantar formal um espaço diário com cores

 

Salas de jantar formais podem não ser usadas no dia a dia, pois vidas ocupadas geralmente exigem refeições informais. Dito isto, uma nova paleta de cores e móveis podem tornar sua sala de jantar o espaço mais utilizado em sua casa. Cor de parede profunda com estofamento leve e detalhes é uma combinação clássica, mas não precisa ser abafada. Escolha iluminação e acessórios modernos  para uma aparência atualizada.

 

Sala de estar com cadeiras de madeira e estofado brancoA luz natural é um trunfo para uma sala de jantar escura, iluminando seus acessórios e utensílios. Imagem: Ethan Allen.

 

Sala de estar com mesa de madeira e cadeiras brancasCadeiras de jantar brancas e nítidas equilibram o rico azul dessas paredes da sala de jantar. Imagem: Adam Gibson Design.

4) Escolha cores escuras para o seu quarto

 

Existem muitas maneiras de usar cores escuras em um quarto pequeno. Além de suas paredes, sua cama e roupa de cama são as maiores áreas de superfície da sala. Se você gosta da aparência de tinta escura, mas teme que a parede fique sobrecarregada, roupas de cama de cor clara e tratamentos de janela combinam com tudo. Obviamente, não existe uma regra que diga que os quartos devem ser claros e luminosos, especialmente como espaço para dormir. Para emparelhar a cor escura da parede com a roupa de cama escura, escolha roupas de cama  e tratamentos de janela com textura ou padrões. Muitas cores escuras sólidas podem transformar rapidamente um espaço relaxante em uma caverna.

 

Quarto de casal com prateleiras brancas com plantasRoupas de cama brancas e prateleiras de plantas inovadoras amolecem um quarto escuro. Imagem : i3 Design.

 

Cama preta com parede de papel xadrezPapel de parede xadrez inteligente faz um cenário acolhedor para uma cabeceira preta. Imagem: Boutique Homes.

5) Transforme uma sala de estar de caverna em aconchegante

 

Adoramos a aparência de uma aconchegante sala de estar, por isso não tenha vergonha de decorar com cores escuras. Existem maneiras de criar um equilíbrio harmonioso entre a escuridão e a luz nesses espaços frequentemente usados. Por exemplo, pinte os tetos de branco ou use cores brilhantes em acessórios e obras de arte para criar uma ponte entre os dois extremos. A iluminação certa é importante para a sua sala de estar; portanto, procure luminárias arejadas e claras.

 

Sala de estar marrom com acentos metálicosAcentos metálicos e textura da parede iluminam uma sala de estar marrom. Imagem: Anthony Michael Design de Interiores.

 

Ao contrário da crença popular, existem muitas maneiras de fazer as cores escuras funcionarem em pequenas áreas – desde o uso de peças acentuadas até o uso de texturas incomuns. Quais salas você estará transformando com cores escuras? Conte-nos nos comentários.

 

 

 Referências: Diana Hathaway , 

 

 

Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.