Projetos de arquitetura e desenhos - Diferença

Projetista – A diferença entre copiar e projetar!

Ao longo do caminho observei alguns classificados de emprego com a descrição? Precisa de projetista!  Quando era jovem e estava iniciando na profissão eu pensava, eu desenho no computador, será que eu não posso ser um projetista?

———— PUBLICIDADE ————

Quer saber a resposta? Então confira o artigo a seguir e veja qual a diferença entre copiar e projetar!

O Copista e o Projetista – A diferença entre copiar e projetar!

Quando comecei no meu primeiro estágio eu desenvolvia um trabalho de desenhista copista. Um desenhista copista geralmente auxilia o arquiteto mais experiente na elaboração dos desenhos.

———— PUBLICIDADE ————
Copista e o Projetista - A diferença entre copiar e projetar!
Copista e o Projetista – A diferença entre copiar e projetar!

Ele não cria absolutamente nada e somente copia as informações registradas em papel, em um rascunho, por exemplo, e transpassa tudo para outro lugar.

Esse lugar pode ser outra folha de papel mais trabalhada ou mesmo para o computador, o que mais acontece atualmente através do AutoCAD e outros programas.

A maioria de nós começa na carreira copiando e o máximo que fazemos é colaborarmos com capricho no desenvolvimento do trabalho, sem alterar as características projetuais do mesmo, somos apenas uma ferramenta sem envolvimento com a autoria do projeto.

———— PUBLICIDADE ————

Projetos de Arquitetura: Criação x Desenvolvimento!

Projetar já é algo mais complexo que copiar, pois, requer repertório e para isso é necessário, estudos e treino, conseguindo através da faculdade, estágios e com o passar dos anos de experiência.

Um arquiteto é um projetista, pois ele projeta, cria, visualiza mentalmente uma ideia e a dá vida a ela.

Copista e o Projetista - A diferença entre copiar e projetar!
Copista e o Projetista – A diferença entre copiar e projetar!

Ele “inventou” aquilo, ou seja, ele tem a autoria do projeto. Ele é um projetista e daí em diante outra pessoa pode perfeitamente trabalhar o desenho que ele criou sem ter participação na criação do mesmo.

———— PUBLICIDADE ————

No meu livro sobre Projetos de Prefeitura eu menciono as atribuições que o profissional deve possuir para poder assinar a autoria do projeto, ou a responsabilidade técnica, principalmente na aprovação de projetos em prefeituras municipais, um assunto primordial para quem está pensado em trabalhar na área.

Por que você deseja se tornar um Arquiteto(a)?

Na faculdade você aprende a projetar e lembro-me muitíssimo bem da minha primeira aula na faculdade, quando o professor naquela conversa inicial para conhecer a turma, nos elaborou a seguinte pergunta:

— “Por que vocês querem ser arquitetos”?

E lembro-me mais ainda das respostas:

— Porque eu já trabalho com o AutoCAD e tenho habilidade com desenho.

Contudo, o melhor mesmo foi o comentário do professor para a turma, após ouvir todos falarem tão orgulhosamente que já trabalhavam com o AutoCAD:

— “Ser Arquiteto é muito mais do que desenhar no AutoCAD.”

O fato delas trabalharem com desenho ou AutoCAD não é garantia de ser um bom arquiteto e esse pensamento é típico de quem está começando na área.

Para ser Arquiteto são necessárias habilidades e talentos natos, apesar de ser perfeitamente possível que um aspirante a arquiteto desenvolva essas habilidades através de técnicas, não sendo necessário ter nascido um gênio para isso.

Copista e o Projetista – Ser arquiteto não é apenas desenhar!

O que é importante para um aspirante  a Arquiteto é ter em mente que nossa carreira é bem complexa, pois ela abrange muito da área de humanas como história, estética e ocupação dos espaços na cidade, simultaneamente a  área de exatas como cálculos, quantitativos e geometria.

A Arquitetura para nosso desespero pode estar classificada tanto em uma como em outra área, diferentemente de outras carreiras que são bem específicas.

Teste vocacional para Arquitetura:

Existem muitos testes vocacionais que podem lhe ajudar muito na decisão. Eu particularmente nunca fiz nenhum, mas se você tem dúvidas, não custa nada tentar e se conhecer um pouco melhor.

Programas para Arquitetos:

Com os conceitos que você aprende na faculdade você se torna apto a dar asas a sua criação. As ideias vagam no mundo da abstração para o nosso mundo sendo preciso que elas pousem no mundo da representação.

Para isso temos as mais variadas ferramentas de desenho, através de programas que podem nos facilitar muito a vida.

Copista e o Projetista - A diferença entre copiar e projetar!
Copista e o Projetista – A diferença entre copiar e projetar!

Exemplos de programas de representação 2D ou 3D para projetos de arquitetura são AutoCAD, Sketchup, 3DSMax, Lumion, Vray, Artlantis.

Não possuem parametria de complexidade em sua essência, trabalhando apenas o externo às estruturas, ou seja, o visual e não o aspecto construtivo em si, interligando as informações construtivas em um banco de dados.

Programas que trabalham com conceito BIM mais conhecidos são o Revit, ARCHICAD, Vectorworks, entre outros, criam model virtua, um protótipo da edificação onde se é possível prever com precisão cada etapa a ser desenvolvida, minimizando custos desnecessários e até mesmo desperdícios, pois tudo é sempre previamente estudado, calculado, previsto e programado.

É de material de construção que você precisa? Com o cartão Construcard a Caixa financia a compra do material para você! Peça já o seu!  

Na minha opinião chamar um programa desse porte de Maquete Eletrônica é um pecado, pois o termo maquete eletrônica é comumente utilizando para programas de pura representação como o Sketchup ou 3DSMax, por exemplo.

Se você trabalha com projetos de arquitetura ou se você trabalha apenas com maquetes, eu diria que você precisa conhecer esses programas para ter mais opções de ferramenta de trabalho.

Conhecer esses programas  te ajudará a formar sua opinião sobre o assunto e com isso poder escolher o melhor para a atividade que você desempenha ou deseja se especializar.

Você pode usar, por exemplo, Revit ou ARCHICAD para criação de maquetes eletrônicas sem problema nenhum. Neste caso entendo que você estará buscando os benefícios da modelagem das ferramentas de construção civil em um programa BIM, utilizando apenas uma parte de toda a potencialidade que ele oferece sem deixar de criar apenas uma maquete eletrônica.

Por isso volto a dizer quanto mais dos programas você conhecer mais condições de fazer boas escolher você terá, consequentemente mais produtividade e qualidade você obterá em seus trabalhos.

YouTube video

E aí, gostou do artigo sobre Copista e o Projetista – A diferença entre copiar e projetar?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.