Home > Arquitetura > 10 Construções com arquitetura gótica famosas no mundo

10 Construções com arquitetura gótica famosas no mundo

/
01 jun 2018
//

A arquitetura gótica possui detalhes impressionantes e há inúmeras construções do tipo espalhadas pelo mundo, principalmente na Europa. Falamos recentemente sobre algumas igrejas incríveis com arquitetura gótica. Dessa vez, chegou a hora de ampliarmos a listagem com diversas construções com arquitetura gótica mais famosas pelo mundo.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: trover.com

Arquitetura Gótica: história e estilo

Antes de passar para a lista, vamos entender um pouco mais sobre as construções com arquitetura gótica. O estilo surgiu na Europa durante a Idade Média. Muitas obras estão ligadas ao caráter religioso, o que justifica o fato de que grandes construções com arquitetura gótica são igrejas, catedrais, basílicas e mosteiros. Uma parte dos projetos também conta com formato de crucifixo, com muitos elementos que apontam para o céu.

As abóbadas ogivais são outro ponto marcante nas construções com arquitetura gótica. Com elas, era possível ter construções mais altas e maior ampliação nas dimensões laterais.

Construções com arquitetura gótica famosas

Basílica de Saint-Denis (França)

É uma das primeiras construções a apresentar características góticas. A basílica foi construída sobre um antigo cemitério, cujos restos ainda estão sob a construção. Além disso, o túmulo de vários reis franceses também está ali. Seu início foi, aproximadamente, em 1144, tornando-se oficialmente uma catedral em 1966.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: pinterest.com

Catedral de Notre-Dame (Paris)

Com construção iniciada em 1163 e concluída em 1345, a Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas da França. O local passou por várias modificações ao longo da história e sofreu danos durante a Revolução Francesa e a Segunda Guerra Mundial.

Curiosidade: a fama da Catedral de Notre-Dame também deve-se, em parte, pela obra de Victor Hugo denominada “O corcunda de Notre-Dame” (que virou filme), a qual baseia na história do sineiro do local, Quasímodo, que se apaixona por Esmeralda.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: frenchmoments.edu

Igreja Negra (Romênia)

Localizada na Transilvânia (terra natal do Drácula), é um dos principais monumentos da Romênia. Foi construída pela comunidade alemã local. O início das obras foi entre 1383 e 1385 e a finalização em 1476.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: en.wikipedia.org

Catedral de Colônia (Alemanha)

A estrutura desta catedral demorou, aproximadamente, 600 anos para ser construída. O motivo é que ela ficou estagnada por cerca de 350 anos.

É a maior catedral gótica do norte da Europa. A obra sofreu o impacto de bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Até hoje há obras de reparo no local.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: turismo.org

Catedral de Santa Maria del Fiore (Itália)

Conhecida também como Duomo de Florença, a catedral possui uma incrível cúpula de tijolos. A cúpula foi projetada e construída entre 1420 e 1436 por Filippo Brunelleschi.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: devento.com

Catedral de São Estevão (Áustria)

A catedral foi construída em 1160. Ela só não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial porque um oficial encarregado se recusou a fazê-lo. Porém, parte do teto desmoronou após pegar fogo, o qual foi proveniente dos incêndios causados dos moradores em suas lojas antes que as tropas soviéticas chegassem ao local.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: cannundrums.blogspot.com

Catedral de Milão (Itália)

A gigantesca catedral possui 157 metros de comprimento e 109 metros de largura. Há 5 naves e 52 colunas com 24 metros de altura cada. De frente para a construção, é possível ver 8.200 blocos de mármore e 2.300 estátuas na parte externa.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: en.wikipedia.org

Palácio de Westminster (Inglaterra)

A sede do Parlamento Britânico também possui estilo gótico. Com projeto de Charles Barry, a construção ocorreu entre 1840 a 1876.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: cocktailcalendar.wordpress.com

Catedral de Salisbury (Inglaterra)

A catedral possui a torre mais alta de igreja do país, com 123 metros de altura. Além disso, o relógio em uso mais velho do mundo (de 1386) está lá. A construção iniciou-se no ano de 1220 e terminou em 1258.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: meriadna.com

Catedral de Notre-Dame de Reims (França)

É uma das catedrais mais importantes da França. Ela foi construída no lugar de uma igreja existente no mesmo local que pegou fogo em 1211.

Construções com arquitetura gótica

Imagem: be.france.fr


Leia também: barulhentas, escuras e sujas: saiba como eram as cidadelas e arquitetura durante a idade média


Referências: Interesting Engineering; History Lists; Britannica.

Você também pode gostar de
notre dame
8 ideias de reconstrução de Notre Dame
Conheça a casa impressa em 3D que é a primeira no mundo a receber moradores
Conheça e entenda o que era o Cenotáfio de Newton
Arquitetura Gótica: conheça algumas das maiores e mais incríveis igrejas do mundo

1 Resposta

  1. Wagner de Araujo

    Eu fico imaginando qual seria o tempo gasto para este tipo de construção.
    Acredito que a que mais demorou foi o Palácio de Westminster na Inglaterra.
    Acertei?

Deixe um Comentário