Home > Arquitetura > Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

Em pouco mais de meio século o mundo alcançou marcas inéditas no setor imobiliário. Depois dos anos sessenta, com a corrida espacial e a Guerra Fria, as grandes potências investiram ainda mais em pesquisas sobre o uso de novos materiais e técnicas construtivas em diferentes áreas da engenharia, incluindo a civil. Isso permitiu a criação de estruturas com alturas cada vez mais estonteantes. E assim como no período entreguerras, o maior símbolo de força dessas comunidades voltou a ser a construção de arranha-céus.

Até 2010 havia apenas cinquenta supertalls ao redor do mundo – edifícios com mais de trezentos metros de altura. Hoje, já existem três edifícios megatalls, ou seja, com o dobro desse tamanho – o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, o Makkah Clock Royal Tower, na Arábia Saudita, e a Shanghai Tower na China. E muitos pesquisadores apontam que esse número pode aumentar duzentas vezes mais nas próximas décadas. Mas, um plano-mestre de alto escalão, ressurgido nas cidades do Golfo, está prometendo ultrapassar radicalmente essa fronteira daqui a três anos, criando a primeira estrutura a atingir a marca de um quilômetro de altura.

11 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de The Mega World)

+ A Torre do Reino da Arábia Saudita

A Jeddah Tower é um marco arquitetônico que representa a recente economia, o espírito empreendedor e a ambição da Arábia Saudita. Ela começou a ser construída em 2013, em um novo centro urbano com cinco milhões e trezentos mil metros quadrados, nos arredores da cidade de Jeddah, próxima ao Mar Vermelho. Deve ser concluída até 2020, através do trabalho da Jeddah Economic Company. Também pelos investimentos da Kingdom Holding Co. – liderada pelo príncipe Alwaleed Bin Talal; e do Grupo Bin Laden – empresa fundada pela família de Osama Bin Laden, ex-líder da Al-Qaeda; também responsável pela construção de dezenas de outros edifícios proeminentes no país.

26 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagens extraídas de Inhabitat)

29 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Inhabitat)

+ O arranha-céu mais alto do mundo

Hoje, o edifício mais alto do mundo é a torre Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes. Ela tem oitocentos e vinte e oito metros de altura. Já a Jeddah Tower, da Arábia Saudita, foi projetada para quebrar esse registro e alcançar a medida de mil metros de altura. Isso é quase que o dobro do Empire State Building, em Nova York, por exemplo. Mas, logo essa marca também será batida, já que o Iraque planeja construir até 2025 The Bride, que deverá alcançar a altura de cerca de mil e duzentos metros.

Veja a evolução, ao longo dos últimos anos, da construção do Jeddah Tower, a primeira torre com mais de um quilômetro de altura:

+ O plano de “três asas”

“A corrida para construir o maior arranha-céu é bastante fútil – onde irá parar? Esses edifícios são um símbolo de uma maneira de pensar antiquada.” – crítica feita por Rory Olcayto, editor-adjunto do The Architects Journal.

8 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Archipendium)

O projeto da Jeddah Tower foi desenvolvido pelo escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, de Chicago, nos Estados Unidos. A megaestrutura idealizada por eles terá, em sua forma final, um design funcional e simples, porém elegante e ousado. A criação desse volume foi inspirada nas dobras das folhas de uma planta frequentemente encontrada no deserto saudita. Terá uma seção transversal em forma de ‘Y’, com três asas separadas por cento e vinte graus, mudando a cada poucos andares. E uma dessas abas deverá, justamente, apontar para Meca, a cidade considerada como a mais sagrada para os muçulmanos.

18 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de ctbuh)

4 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Wikipedia)

Todo o complexo da Jeddah Tower somará uma área construída de quinhentos e trinta mil metros quadrados, quase como uma cidade dentro de um arranha-céu. Em seu interior será incluído um núcleo central de circulação contendo em torno de sessenta elevadores e doze escadas rolantes. Também haverá centenas de apartamentos residenciais e escritórios de luxo, milhares de vagas de estacionamento, um shopping center, um hotel Four Seasons, áreas verdes e um deque de observação, localizado no 157º andar do edifício.

10 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Architizer)

28 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Inhabitat)

+ A impressionante estrutura do Jeddah Tower

Esse novo centro urbano não foi projetado apenas para oferecer um estilo diferente de vida, com serviços abrangentes e multiplicidade de usos, como também para atrair pessoas de todos os setores econômicos da comunidade mundial para a Arábia Saudita. Portanto, a estrutura da Jeddah Tower deverá chamar a atenção de todas as formas, incluindo sua engenharia civil. E os números impressionam mesmo. Serão, no total, oitenta mil toneladas de aço e cinco milhões e setecentos mil metros quadrados de concreto reforçado de alta resistência. O maior desafio será, justamente, poder levar todo esse material até os andares mais altos. Por isso, sua realização dependerá de tecnologia de ponta, semelhante ao que foi utilizada na Burj Khalifa de Dubai.

A fundação dessa torre, já construída, tem sessenta metros de profundidade e é composta com material próprio para lidar com a água salgada presente no subsolo, vinda do mar. Já na parte superior, todos os três lados contarão com um sistema externo de alto desempenho, com vidros de qualidade. Isso ajudará a reduzir as cargas térmicas, evitando um calor excessivo nos interiores. Também minimizará, consequentemente, o consumo de energia elétrica, gasta com aparelhos de ar-condicionado.

5 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Pinterest)

Jeddah Tower by Adrian Smith Gordon Gill Architecture 6 1020x610 - Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA

(imagem extraída de Inhabitat)

+ Vista privilegiada para o Mar Vermelho

Ao final, a Jeddah Tower será assimétrica e aerodinâmica. Para abrandar a ação das altas cargas de vento no vértice, uma série de recursos foi empregada no projeto, como a mudança da área do volume de um pavimento ao outro. Isso permitirá que o ar circule suavemente pelo prédio, diferente do que aconteceria em um bloco sólido. E a proteção contra intempéries também será reforçada por entalhes na fachada, que criarão sombras e áreas abertas especiais, como o grande e circular deck de observação. Esse, por sua vez, terá trinta metros de diâmetro. Deveria funcionar como heliporto da Starhip Enterprise, para acesso rápido à cobertura. Mas, como o vento torna o lugar perigoso para pousar qualquer aeronave, então será usado como um tipo de parque aéreo.

Veja mais imagens renderizadas e conheça mais detalhes desse projeto assistindo o vídeo a seguir:

Fontes: DezeenInhabitatTravellerDailymailArchitizerThe Guardian.


Leia Também:

Arranha-céu de Londres reacende a discussão sobre a arquitetura da cidade. SAIBA MAIS.

Novo arranha-céu de NYC fica no Brooklyn e terá nada menos do que 90 andares

432 Park Avenue: a moradia vertical mais luxuosa de Nova York

Você também pode gostar de
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
Ônix é o novo mármore.
O que é e o que faz um calculista estrutural?
Formação premium em arquitetura
Pacote de cursos de Formação Premium em Arquitetura

0 Resposta

Deixe um Comentário