Home > Arquitetura > Conheça a casa impressa em 3D que é a primeira no mundo a receber moradores

Conheça a casa impressa em 3D que é a primeira no mundo a receber moradores

/
26 nov 2018
//

Os objetos impressos em 3D estão cada vez mais comuns e mais acessíveis. Então, por que não imprimir moradias? Essa ideia já é real e, inclusive, uma casa impressa em 3D na França é a primeira a receber moradores. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa casa?

casa impressa em 3D

Imagem: 3ders.org

+ Casa impressa em 3D

A casa fica em Nantes e possui 95 metros quadrados e quatro quartos. A casa foi projetada por arquitetos e pesquisadores e programada em uma impressora 3D. As camadas de parede foram impressas a partir do chão. Essas paredes são compostas por camadas de poliuretano preenchidas com cimento, o que as torna espessas, isoladas e com alta durabilidade.

casa impressa em 3D

Imagem: popupcity.com

Um detalhe é que ela foi construída entre árvores antigas da propriedade. O design da casa também e diferenciado: as paredes são curvas, o que promove a melhor circulação de ar e, assim, reduz os efeitos provenientes de umidade. Ainda, há controles digitais para pessoas com deficiência.

casa impressa em 3D

Imagem: 3ders.org

O projeto é do município local com a Universidade de Nantes. Ele é como um experimento antes de iniciar a impressão em massa de casas com menor custo e de forma mais rápida. Isso porque a revolução da impressão 3D também acelera o processo de construção.

A casa em Nantes foi impressa em 54 horas. A demora na construção foi proveniente do acabamento, que envolveu a instalação de telhado, janelas, portas e outros itens e levou cerca de 4 meses. Agora, os construtores acreditam que podem imprimir a mesma casa em apenas 33 horas.

casa impressa em 3D

Imagem: popupcity.com

+ Custo e futuro das construções impressas em 3D

O custo da construção foi de, aproximadamente, €200.000 (cerca de R$850 mil). Ele representa uma redução de 20% no custo de construções tradicionais em alvenaria. Com a redução dos custos da tecnologia, a expectativa é de que o custo seja redução para 25% nos próximos 5 anos e que, dentro de 10 ou 15 anos, chegue a uma redução de 40%.

Atualmente, o idealizador do projeto sonha em criar um bairro da mesma forma. Ele também trabalha em um projeto de impressão de casas 3D no Norte de Paris e em um edifício comercial de 700 metros quadrados. Ele tem inclinação para projetos de habitação social e, quando idealizava o projeto da casa em Nantes, queria criar uma casa de habitação social e com arquitetura moderna.

casa impressa em 3D

Imagem: lejournal.cnrs.fr

A primeira família francesa a habitar essa casa em Nantes é a primeira no mundo a morar em uma casa impressa em 3D. Com a impressão 3D, acredita-se que os arquitetos poderão ser mais criativos e terão mais liberdade na hora de projetar as formas das casas que serão construídas. Como não há geração de resíduos considerável, a casa impressa em 3D também é considerada mais sustentável.

Confira a construção no vídeo abaixo!

Referências: BBC; Génie-inc; Intellivoire; Le Moniteur.

Você também pode gostar de
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
Ônix é o novo mármore.
notre dame
8 ideias de reconstrução de Notre Dame
Formação premium em arquitetura
Pacote de cursos de Formação Premium em Arquitetura

Deixe um Comentário