Home > Decoração > Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

Conforme os anos passam e as tecnologias evoluem, as necessidades e os gostos das pessoas também mudam. Tem-se a necessidade de adaptar melhor os ambientes, reformando ou demolindo as edificações antigas e abrindo espaço para o novo. Infelizmente, com isso, inúmeras peças, algumas relativamente raras e caras, perdem a função original e acabam sendo descartadas. Portas e janelas antigas – em madeiras nobres, como o cedro ou o mogno – são substituídas no processo por itens mais atuais, em plástico, metal ou aglomerado.

Mas e se ao invés de jogarmos fora todas as peças antigas pudéssemos recuperar algumas delas? Como poderíamos transformá-las em objetos bonitos e de grande utilidade para o nosso lar?Ficou interessado? Então, acompanhe as dicas a seguir!

42 e 55 e 60 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest, Pinterest 2Pinterest 3)

+ As vantagens do reaproveitamento de materiais

A lógica da ‘demolição total das edificações’ tem gerado um grande impasse entre projetistas. Isso porque ela é totalmente contrária às ideias da boa arquitetura, ou da arquitetura responsável, que preza pela reconfiguração dos espaços respeitando e protegendo, sempre, o patrimônio histórico. Felizmente, nos dias atuais, há uma forte tendência de mercado que valoriza a reutilização de peças antigas, como portas e janelas, para a criação de itens artísticos, como os objetos de decoração.

Essa iniciativa é bastante vantajosa para o bolso e principalmente para o meio ambiente. Afinal, seria um enorme desperdício jogar fora itens feitos em materiais já tão escassos, como as madeiras maciças – apesar de serem biodegradáveis. Muitas das peças são versáteis e podem ganhar uma segunda chance em ambientes internos ou externos.

2 e 7 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest 1 e Pinterest 2)

64 E 68 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de mromvari e Recortes Decorados)

+ Possíveis soluções para o lar

Na internet, podem-se encontrar as mais variadas e incríveis ideias para o reaproveitamento de materiais de demolição, como portas e janelas antigas. São respostas práticas e funcionais para quem deseja resolver, por si só, diferentes problemas do lar, incluindo a criação de pontos focais mais interessantes nos ambientes. Algo que aparentemente não tinha mais serventia é transformado em um objeto de enorme utilidade, modificando e realçando totalmente uma proposta decorativa.

58 e 83 e 99 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de PinterestSoulouposetoEspaço Casa)

Seria bastante interessante se esse resgaste já partisse, desde o início, do trabalho dos municípios. Se, por exemplo, todas as demolições e reformas de edificações – principalmente daquelas de importante valor arquitetônico – fossem devidamente acompanhadas. Assim, muitos dos seus elementos deixariam de ir parar no lixo. As peças resgatadas em boas condições poderiam ser encaminhadas à uma área de armazenamento provisório e depois catalogadas. Estando as suas informações disponíveis facilmente em uma plataforma atualizada, os interessados nesse segmento de mercado poderiam realizar procura e manifestar interesse de compra. Enfim, todos sairiam ganhando.

36 e 71 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest e Houzz)

18 e 19 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest e Pinterest 2)

+ Ideias para novas funções

Reaproveitar materiais de demolição é fácil. Não é preciso gastar muito dinheiro. Basta ser criativo, ter a inspiração certa e colocar a mão na massa. Já quem tem mais recursos e menos tempo livre, pode optar por repassar o serviço a um marceneiro de confiança e aguardar a transformação. De qualquer forma, seja do jeito que for o resultado final deve impressionar.

22 e 26 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest e Pinterest 2)

66 e 67 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Recortes Decorados)

Mesmo a porta ou janela de traços mais simples dará ao ambiente um design novo, elegante e com toque retrô.  Para que as peças antigas se adequem perfeitamente ao cenário, garantindo harmonia e equilíbrio visual, será preciso uma percepção mais apurada. Deve-se ter cuidado. Nenhum elemento pode ficar em demasia. Excesso de itens antigos, que chame muito a atenção do observador, sobrecarregará a decoração, fazendo perder o efeito desejado.

78 e 79 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Casa Haus e Gazeta do Povo)

Portas e janelas antigas podem ser transformadas em: painéis de fotos e recados; molduras para espelhos; cabeceiras para camas; tampos para aparadores, mesas de jantar, de centro ou auxiliares; revisteiros; biombos; divisórias; prateleiras; portas de armários; estruturas para estantes, bancos, estufas e jardins verticais; além de outros tipos de utensílios domésticos e itens de decoração.

86 e 87 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Toftiaxa e 1kam1)

74 e 80 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Pinterest e Pintachu)

+ Colocando as ideias em prática

Reciclagem pode ser uma tarefa bem gratificante. Tomando certos cuidados, uma enorme variedade de materiais, que tenha sobrado de uma reforma, pode ser reutilizada em novos projetos. Às vezes, basta apenas nova pintura para manter a peça antiga impermeabilizada e em bom estado de conservação. Aplicações de tecidos, papel contact, recortes de revistas e de fotografias podem ser bem vindas. Para uma aparência mais rústica, deve-se limpar a peça e aplicar algumas camadas de verniz ou realizar o desgaste da mesma por meio da pátina – técnica de pintura decorativa.

92 e 95 - Como reaproveitar portas e janelas antigas na decoração

(imagens extraídas de Boiseriec e Espaço Casa)


Frequentemente, podemos nos deparar com contêineres de lixo, contendo restos de obras e reformas. Quem sabe os “tesouros” que podemos encontrar em seus interiores? Abra seus olhos e sua mente para novas possibilidades! 


Leia Também:

Ambientes que mesclam o antigo e o novo são tendência em decoração

Você também pode gostar de
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
mobiliário
15 designs icônicos de mobiliário
arquitetura minimalista
O que é arquitetura minimalista?
Casa Cor SP 2018: Lago Negro é destaque brasileiro!

Deixe um Comentário