Home > Arquitetura > Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

/
16 nov 2019
//

sala de estar com lareira e um puff no centro - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

Sala de estar com lareira e um puff no centro.Você está cometendo algum erro comum na sala de estar? Nesse caso, temos as correções necessárias. Imagem: Susan Hoffman Interior Designs.

 

Hoje em dia, a sala de estar é uma das salas mais importantes da casa – e também o terreno fértil para alguns dos mais graves erros de design de interiores.

Felizmente, se a questão é sofás revestindo as paredes ou ignorando a estética em favor de uma funcionalidade restrita, a maioria desses problemas também tem uma solução bastante fácil.

Se você acha que pode ser culpado de um ou dois erros na sala, continue lendo. Mostraremos como identificar o problema em questão, explicar por que ele não funciona e ensinar como fazer as alterações necessárias para levar seu design para o próximo nível.

Às vezes, pequenos ajustes fazem toda a diferença.

lareira branca com dois quadros em cima - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

Lareira branca com dois quadros em cimaFique de olho na proporção de seus móveis. Imagem: Thayer Design Studio.

1) Proporção de incompreensão

Proporção é um dos principais elementos do design de interiores. Essencialmente, esse conceito se resume à maneira como os itens da sala se relacionam.

Idealmente, cada componente da sala varia em forma e tamanho para manter as coisas visualmente interessantes, mas ainda assim se unem para fazer com que o espaço pareça adequadamente unificado.

Para fazer isso, a maioria dos designers utiliza a proporção áurea .

Essa equação diz que os arranjos de móveis são esteticamente mais agradáveis ​​quando mantidos na proporção de 2: 3. Tire a foto acima como um exemplo.

Você notará que possui uma mesa de café com dois terços do comprimento do sofá e um sofá  com dois terços da largura do tapete da área.

Procure refletir essas proporções em seu próprio design.

Você provavelmente não precisará quebrar nenhuma régua para conseguir esse visual. Use sua percepção para encontrar as proporções adequadas.

Ao organizar seu espaço, preste muita atenção em como essas configurações fazem você se sentir. Se algo parecer “errado”, brinque com o arranjo até você se sentir mais à vontade.

Nesse ponto, suas proporções provavelmente estarão em ordem.

sala de estar com um sofá azul e duas poltronas brancas - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

Sala de estar com um sofá azul e duas poltronas brancas.Certifique-se de criar um arranjo de assentos em seu layout. Imagem: Suk Design Group LLP.

2) Telefonando no layout

Todos nós vimos uma sala ou duas onde todos os móveis são empurrados contra as paredes, deixando um espaço cavernoso no meio da sala.

Embora isso inicialmente possa parecer uma ótima maneira de fazer a sala parecer maior, acaba deixando o espaço desequilibrado. Também limita bastante a quantidade de espaço utilizável.

Nesse caso, em vez de usar as paredes como guia, seu objetivo deve ser criar agrupamentos distintos com seus móveis.

Comece escolhendo um ponto focal para a sala – como uma lareira, alguns embutidos ou até uma tela de TV considerável – e construa seu arranjo em torno desse ponto.

A maioria dos designs de salas de estar se concentrará nesse agrupamento principal. No entanto, isso não significa que deve ser o único.

Se você tiver espaço suficiente para criar uma área que tenha uma função secundária – como um recanto de leitura ou mesa de trabalho – organize esses itens em um agrupamento próprio.

O importante é que cada peça de mobiliário pareça ter sido propositalmente colocada para trabalhar com o restante dos itens da sala.

sala de estar com dois puffs brancos e duas poltronas cinzas - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

Sala de estar com dois pulffs brancos e duas poltronas cinzas.Camada de elementos de design para criar interesse visual. Imagem: Marie Flanigan Interiors.

3) Negligenciar suas camadas

Atualmente, as salas de estar são alguns dos espaços mais utilizados em nossas casas. Eles são onde vamos relaxar e descontrair após um longo dia.

No entanto, à medida que essas salas se tornam progressivamente mais “habitadas”, elas também são vítimas de priorizar a função sobre a forma, na medida em que o espaço parece incompleto.

Quando seu espaço não possui esse toque estético, camadas eficazes são a chave para trazê-lo de volta à vida. Um design completo é composto de uma combinação dos seguintes elementos:

  • Papel de parede:  Tinta, papel de parede.
  • Pavimentação:  Madeira, carpete, vinil.
  • Móveis :  Camas, cadeiras, mesas.
  • Têxteis :  Almofadas, cobertores, tapetes, roupas de cama.
  • Iluminação : luzes de teto, candeeiros de mesa, características do ambiente.
  • Tapeçarias de parede:  fotos, obras de arte, espelhos.
  • Artigos de decoração:  Flores, livros de mesa de café, fotos.

Sua melhor aposta é olhar ao redor da sala e fazer um balanço de todas as camadas ausentes no seu design. Depois, com o tempo, faça um esforço para incluí-los.

À medida que você adicionar itens, escolha itens que apresentem uma variedade de formas, tamanhos e texturas, para que você também veja o benefício de um interesse visual adicional.

sala de estar e cozinha branca com piso de madeira - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los

A unidade fará com que seu visual se reúna. Imagem: Peter Eskuche, AIA

4) Esquecendo a unidade

Às vezes, nossas salas de estar podem se tornar coleções dos elementos de design que coletamos ao longo dos anos, em vez de uma declaração de estilo única e definitiva.

Seja o resultado da combinação de famílias ou de várias mudanças, geralmente é necessário um toque de unidade para reunir até o design mais eclético.

Nesse caso, a cor é sua arma secreta. Reserve um segundo para olhar a foto acima e observe como a grande maioria dos itens se encaixa na mesma paleta de cores.

Mesmo se você não gosta muito de combinar tanto, adicionar algumas tonalidades de coordenação pode ajudar a reunir a sala. Com exceção da cor, você também pode usar padrão ou textura para criar uma linha comum.

sala e cozinha na cor branca e madeira e três lustres pendurados - Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
Use nossos conselhos para corrigir esses erros comuns na sala de estar. Imagem: Catherine Staples Interiors.

 

Agora que estamos gastando quantias crescentes em nossas salas, o design deles assumiu um nível maior de importância.

Com isso em mente, acreditamos que é hora de ir além de alguns dos truques que atormentam esses espaços há anos.

Descrevemos alguns dos erros mais comuns na sala de estar e como corrigi-los. Leia-os e observe bem o seu interior.

Às vezes, são necessárias apenas algumas pequenas alterações para atualizar completamente sua aparência.

Quais são seus pensamentos sobre esses erros na sala de estar? Você consegue pensar em outras pessoas para adicionar à lista? Compartilhe-os conosco nos comentários abaixo.

 Referência: Tara Mastroeni
Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.
Quais os benefícios para Arquitetos e clientes com a tecnologia de Realidade Virtual.