Home > Arquitetura > Os 10 Mandamentos da Pintura

Os 10 Mandamentos da Pintura

/
07 ago 2019
//

Quem não ama pintar? É delicioso e cremoso e vem em todas as cores imagináveis. Independentemente do brilho –  plano, casca de ovo, cetim ou brilho  – a pintura é uma ótima maneira de transformar radicalmente ou sutilmente o seu ambiente. Suas escolhas de cores são importantes  porque podem estimular os sentidos ou criar uma sensação de calma. No entanto, para alcançar o resultado perfeito, você não pode simplesmente começar a pintar à toa. Seguir estes 10 mandamentos de pintura pode ajudar a garantir o sucesso em sua seleção, preparação e processo de pintura.

banheiro com cores neutrasInspire-se antes de escolher uma cor de tinta. Imagem cortesia de Benjamin Moore.

1) Nunca use amostras de primeira

Resista ao impulso de selecionar aleatoriamente uma amostra de cor e começar a pintar. Se você começar a pintar por capricho, pode decidir mais tarde que não gosta dessa cor. Aproveite o tempo para descobrir o que você realmente gosta.

“Busque inspiração. Comece pegando qualquer coisa que agrada a você – qualquer coisa que faça você parar por mais de alguns segundos ”, diz Andréa Magno, especialista em cores e design Benjamin Moore . Se você remover ou fixar fotos suficientes,  você começará a ver padrões surgindo. “Você vai perceber que seus olhos sempre são atraídos para verdes escuros, talvez, ou você encontrará tons pastéis frescos e atraentes”, diz Magno. “Talvez você goste de contrastes nítidos, cores de destaque brilhantes, moldagem de coroa branca reluzente.” Enquanto o preto é a cor mais estilosa de todas , algumas pessoas preferem cores neutras como bege de construtor .

sala cinza com teto brancoCertifique-se de que sua cor funcionará na sala. Imagem cortesia de PPG Paints .

2) Escolha sua cor de tinta no final de tudo

A cor da pinturafinal  está disponível em milhares de tons e matizes, mas o mesmo não pode ser dito para todo o quarto. “Antes de selecionar seu tom de cor de pintura, é importante primeiro selecionar novos ou considerar seu piso, tecidos, tratamentos de janela e outros itens fixos que ficam no seu quarto enquanto você redecora, pois esses móveis têm uma paleta de cores limitada”, explica Dee Schlotter, gerente sênior de marketing de cores da PPG Paints.

“Muitos proprietários pintam suas paredes primeiro e depois tentam encontrar roupas de cama ou móveis para acentuar a cor da parede, o que é difícil.” Ela recomenda reverter essa prática, já que as cores das tintas são quase ilimitadas e você pode combinar e colorir quase qualquer cor. . “Uma vez que os elementos de decoração são considerados, você pode combinar sua cor de tinta ou escolher um tom complementar das outras cores na paleta da casa.”

banheiro todo brancoExperimente nas paredes primeiro. Imagem cortesia de Benjamin Moore .

3) Use sempre amostras de cores

As amostras são boas, mas nada supera as amostras reais. “Ao pintar uma amostra em um pedaço de cartolina, agora você tem uma grande amostra que fornecerá uma ótima representação da cor e também ajudará a entender como uma cor reage à iluminação natural e artificial da casa, ”Magno explica.

cozinha com parede amarela e janelas brancasAs cores fortes devem ser experimentadas em grandes seções. Imagem cortesia de PPG Paints .

 

Schlotter concorda. “Uma vez que você reduziu a seleção de cores, a PPG recomenda comprar uma amostra da cor e pintar uma amostra com pelo menos 60 cm para que você possa ver a cor contra diferentes luzes durante o dia e a noite.” irá ajudá-lo a avaliar a cor na luz natural e artificial.

sala com janela arqueadaPrepare suas paredes antes de começar a pintar. Imagem cortesia de Sherwin-Williams .

4)  Preparar é uma obrigação

A preparação é a parte mais importante de um projeto de pintura. “Antes de pintar, remova os contaminantes da superfície com um limpador adequado, enxágue bem e deixe secar”, aconselha Mark Eichelberger, gerente sênior de produtos do Sherwin-Williams Consumer Brands Group.

Se você está pintando superfícies externas, recomenda-se a lavagem ou limpeza das superfícies. “Para se certificar de que eles estão secos, você pode usar um medidor de umidade para testar os níveis de umidade”, diz ele. “Para superfícies brilhantes, você pode querer lixar para remover um brilho antes de recobrir.”

E não se esqueça de usar primer – a menos que sua tinta contenha. “O Primer normalmente faz duas coisas: cria uma superfície na qual a tinta pode unir e selar  uma superfície, de modo que a tinta finalizada é mais uniforme”, diz Schaeffer.

Além disso, quando você está pintando madeira nua, como cedro e pau-brasil, Eichelberger recomenda um primer de bloqueio de manchas para cobrir nós na madeira. “Os nós contêm uma grande quantidade de tanino, um extrato de madeira colorido, que, se não for devidamente preparado, pode sangrar de volta e mostrar o acabamento pintado ao longo do tempo”, diz ele.

 

quarto de casal com parede azulCrie uma superfície lisa antes de pintar. Imagem cortesia de Sherwin-Williams .

5) Selar rachaduras e buracos

Alguns pintores tentam selar rachaduras e buracos com tinta. Não faça isso. “Ao pintar o drywall, preencha as rachaduras e buracos com pasta de patch e areia lisa”, diz Eichelberger. Schaeffer concorda e acrescenta que calafetar os rodapés fará a pintura parecer limpa e acabada. “Além disso, a calafetagem de juntas, especialmente as externas, é fundamental para lacrar lacunas para que a umidade não entre em uma casa”, diz ele.

cozinha com destaque de fundo de madeiraDê a sua pintura uma boa agitação antes de começar. Imagem cortesia de PPG Paints .

6) A maioria das tintas devem ser agitadas

Misture!, assim você pode fazer com que suas latas de tinta tenham o pigmento distribuído uniformemente. “Quando o pigmento é adicionado a uma lata de tinta, ele é tipicamente sacudido na loja de tintas”, diz Schaeffer. Mas no caso de não ter sido, ou se a tinta estiver assentada por um tempo, ele aconselha a agitar e / ou mexer. “No entanto, nem todos os produtos devem ser agitados antes de serem usados. Por exemplo, o poliuretano introduzirá bolhas de ar e para produtos claros, isso não é ideal ”.

 

cozinha co,m pancada branca e paredes clarasA temperatura deve desempenhar um papel no planejamento da pintura. Imagem cortesia de Sherwin-Williams .

7) Há um momento certo para pintar

Há momentos ideais para pintar e momentos em que seria melhor se você não pintasse. “Aplique somente quando a tinta, a superfície e a temperatura do ar estiverem entre 10–32 °C durante o tempo de aplicação e secagem”, segundo Eichelberger.

Para trabalhos de pintura interior, Mike Mundwiller, Gerente de Integração de Campo de Benjamin Moore , diz que o ambiente é geralmente controlado (o que significa que você não precisa se preocupar muito com tempo), mas para projetos de pintura externa ele oferece o seguinte conselho:

  • As condições ideais de pintura são 25 graus e 50% de umidade relativa.
  • Não pinte na luz solar direta.
  • No início da primavera e no final do outono, não comece cedo demais ou trabalhe demais no final do dia.
  • Ventos fortes podem fazer com que a tinta seque muito depressa e cause marcas de volta.
quarto de casal lilás claroPegue a partir do topo. Imagem cortesia de Sherwin-Williams .

8) Você precisa de um plano de pintura

Quer você esteja usando cores fortes ou neutras, pinte o teto antes de pintar as paredes – e trabalhe em uma parede de cada vez, aconselha Eichelberger. “Depois de pintar o teto, comece por contornar o teto, cantos e aparar com um pincel em ângulo. Então, role imediatamente o interior da parede antes de ir para a próxima parede. ”Se você pintar uma parede de cada vez, ele diz que a tinta vai se misturar muito melhor e reduzir a chance de estrias ou marcas de colo.

Quando você está pintando com um rolo, Eichelberger recomenda aplicar a partir da área seca para a área molhada, usando traços firmes e entrecruzados. “Termine com movimentos longos e uniformes em uma direção para obter um acabamento de pintura uniforme.

cozinha com dois lustresSeu rolo de pintura é seu aliado. Imagem cortesia de Benjamin Moore .

 

No entanto, não sobrecarregar a pintura, uma vez que a maioria das tintas premium hoje flui com muita facilidade, de acordo com Mundwiller. “Ao rolar, deixe o rolo fazer o trabalho”, diz ele. “Não há razão para colocar muita pressão no rolo.

 

escada espiralPrepare-se para o sucesso, investindo nas ferramentas certas. Imagem cortesia de Benjamin Moore .

9) Não economize nas ferramentas

Embora sua técnica seja importante, suas ferramentas também podem determinar a qualidade de sua pintura. A Eichelberger recomenda o uso de rolos de alta qualidade e escovas de nylon / poliéster de alta qualidade.

Mundwiller concorda. “Ferramentas muitas vezes fazem a diferença entre um trabalho fácil que parece ótimo e um trabalho bestial que não parece tão bom quando está terminado.” Ele adverte contra o uso de ferramentas. “Use o rolo ou pincel recomendado para a tinta que você está usando – isso faz uma grande diferença.” E se você estiver usando um pulverizador, Mundwiller recomenda praticar em uma área discreta antes de abordar o trabalho principal.

corredor com pisos de madeira e paredes escurasMantenha tanto ar de tinta quanto possível. Imagem cortesia de Sherwin-Williams .

10) Mantenha sua pintura e ferramentas frescas

Quando você precisar fazer uma pausa na pintura, não deixe sua pintura e ferramentas expostas. “Certifique-se de cobrir sua tinta, colocando a tampa de volta para o recipiente”, diz Eichelberger. “Além disso, coloque papel alumínio sobre o seu recipiente de tinta de mão, bandeja de rolo e seus aplicadores.” Se você não fizer isso, ele diz que a tinta pode secar e formar um filme no topo, o que torna mais difícil aplicar a tinta uniformemente.

banheiro cinza com banheira brancaSimples achados de cozinha – como papel alumínio e filme plástico – podem ajudá-lo a manter sua tinta fresca. Imagem cortesia de Benjamin Moore .

E Mundwiller vai um passo além. “Se você fizer uma pausa, enrole a escova e o rolo em filme plástico e guarde-os na geladeira, pois isso manterá a escova fresca para quando você estiver pronto para pintar novamente.”

 

 

Referência: Terri Williams  

 

Você também pode gostar de
O melhor guia para móveis sustentáveis
Criando o quarto perfeito para dormir
9 coisas que você pode fazer com uma parede em branco
Estas são as tendências atuais na tecnologia de banheiros.