Home > Decoração > Como equilibrar cada cômodo de sua casa

Como equilibrar cada cômodo de sua casa

/
11 jul 2019
//

Você tem o hábito de ficar horas olhando decorações de casas na internet? Em cada uma das fotos que observa encontra vários pontos que gostaria de reproduzir em sua casa?

Essa observação lhe dá uma sensação de paz, certo? Isso é natural, afinal quando observamos imagens sempre escolhemos aquilo que nos agrada. O mesmo vale para aqueles elementos que nos incomodam.
banner design interiores - Como equilibrar cada cômodo de sua casa

Quando estamos na fila de espera do consultório, por exemplo, observamos a decoração e sempre encontramos algo que não nos agrada.

Quando você está decorando sua casa, é natural se deparar com itens que lhe agradam e outros nem tanto. Por isso, para construir a decoração correta, é ideal equilibrar cada ponto, com itens que compensem os pontos positivos e negativos.

Como equilibrar cada cômodo de sua casa4 - Como equilibrar cada cômodo de sua casa

Avalie o peso visual dos cômodos

Um conceito que muitos desconhecem é o do peso visual que alguns objetos dispostos na decoração possuem. Isso é bastante comum quando pensamos em itens do mobiliário, como sofás, por exemplo, e se relaciona ao peso que aquele móvel tem em relação ao efeito que imaginamos na decoração.

Então, na hora de montar a decoração de uma sala é importante escolher muito bem os móveis que serão dispostos ali. Peças muito pesadas ou muito grandes podem deixar o ambiente mais carregado.

Agora, quando você opta por colocar itens mais leves em sua sala, os olhos deslizam mais facilmente por cada ponto, deixando o ambiente mais leve e bastante agradável. Bons exemplos desse tipo de decoração são as peças em acrílico.

Como equilibrar cada cômodo de sua casa3 - Como equilibrar cada cômodo de sua casa

Processed with VSCO with hb2 preset

Como calcular o peso visual de um móvel?

Agora que você compreende o conceito de peso visual, surge a dúvida: como fazer esse cálculo, para montar uma decoração equilibrada? É importante levar em consideração alguns fatores.

Um deles é o tamanho. Quanto maior, mais pesado ficará o visual. Móveis em formato quadrado ou retangulares também deixam o ambiente mais pesado. Em compensação, itens curvos ou com ângulos inesperados suavizam a decoração.

Outra dica é quanto à proximidade dos itens da decoração. Quanto você tem um elemento grande e com uma aparência mais pesada, ele pode parecer mais leve quando acompanhado de outros objetos.

Além disso, é importante ficar de olho na profundidade de um móvel. Estantes profundas, por exemplo, acabam pesando mais visualmente do que aquelas que parecem mais delicadas.

O mesmo vale para a mobília que está perto do chão. Esse tipo de móvel sempre parecerá mais pesado, enquanto os elevados ou com alguma luz por baixo dão a sensação de móveis mais leves.

Como equilibrar cada cômodo de sua casa1 - Como equilibrar cada cômodo de sua casa

Como usar o peso dos objetos na hora da decoração?

Para construir um ambiente equilibrado é importante não só saber que o conceito de peso visual dos objetos existe. É fundamental saber dosar cada um deles, para que o local fica agradável aos olhos e aos outros sentidos.

Se estiver decorando seu quarto, por exemplo, mescle entre itens mais leves e pesados, distribuindo-os em lados diferentes do espaço. Assim você criará um espaço equilibrado e que trará uma sensação agradável.

Com essas dicas, você poderá criar decorações extremamente criativas em sua casa.