Estilo industrial: Os truques das decorações modernas e descoladas que você não pode ignorar! O estilo industrial é uma tendência de decoração que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Inspirado nos antigos galpões industriais e fábricas, esse estilo traz uma estética moderna e descolada para os ambientes, utilizando materiais brutos, elementos estruturais expostos e uma paleta de cores neutras e sóbrias.

Neste artigo, exploraremos as características, o mobiliário e a decoração do estilo industrial, além de oferecer dicas de como incorporá-lo na sua casa.

———— PUBLICIDADE ————

O que é o estilo industrial?

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!
Mezanino – O que é e qual sua função? Veja exemplos!

O estilo industrial surgiu no final do século XX, quando galpões industriais e fábricas abandonados começaram a ser transformados em lofts e apartamentos. A estética desse estilo é marcada pela presença de elementos brutos e naturais, como tijolos aparentes, vigas de aço e concreto, além de uma atmosfera urbana e minimalista.

4 Características do estilo industrial:

1- Materiais brutos e naturais

Um dos principais aspectos do estilo industrial é a utilização de materiais brutos e naturais na decoração. Tijolos aparentes, concreto, aço e madeira rústica são elementos frequentemente encontrados nesse tipo de ambiente. Esses materiais trazem uma sensação de autenticidade e rusticidade, conferindo personalidade ao espaço.

———— PUBLICIDADE ————

2- Cores neutras e sóbrias

A paleta de cores do estilo industrial é geralmente composta por tons neutros e sóbrios, como cinza, preto, marrom e branco. Essas cores ajudam a criar um ambiente sofisticado e elegante, além de permitirem que outros elementos da decoração se destaquem.

3- Elementos estruturais expostos

Uma das características mais marcantes do estilo industrial é a exposição dos elementos estruturais do ambiente. Vigas de aço, tubulações aparentes e conduítes expostos são elementos comuns nesse estilo. Essa exposição dos elementos estruturais confere um ar autêntico e robusto ao espaço.

4- Iluminação industrial

A iluminação é um aspecto fundamental no estilo industrial. Luminárias e lustres com design industrial, como modelos inspirados em refletores, lâmpadas vintage e luminárias pendentes com fios aparentes, são elementos que complementam a estética industrial e proporcionam uma iluminação adequada aos ambientes.

———— PUBLICIDADE ————

Mobiliário e decoração industrial:

Mezanino - O que é e qual sua função? Veja exemplos!
Mezanino – O que é e qual sua função? Veja exemplos!

O mobiliário e a decoração são elementos essenciais para criar uma atmosfera industrial em sua casa. Aqui estão algumas características e peças-chave que podem ser incorporadas ao estilo industrial:

— Móveis de metal e madeira rústica:

Móveis de metal, como cadeiras, mesas e estantes, são elementos frequentemente utilizados no estilo industrial. Esses móveis geralmente apresentam uma aparência desgastada, com marcas de uso, contribuindo para a estética industrial. Além disso, móveis de madeira rústica, como mesas de jantar e prateleiras, também são bem-vindos nesse estilo.

— Peças vintage e retro:

Para adicionar um toque de nostalgia ao ambiente, peças vintage e retro podem ser incorporadas à decoração industrial. Por exemplo, relógios antigos, máquinas de escrever, malas vintage e telefones antigos podem ser utilizados como elementos decorativos.

———— PUBLICIDADE ————

— Decoração minimalista e funcional:

O estilo industrial valoriza a funcionalidade e a simplicidade. Portanto, uma decoração minimalista, com poucos objetos decorativos, é uma característica desse estilo. Opte por peças que tenham uma função prática, além de esteticamente agradáveis.

Como incorporar o estilo industrial na sua casa?

O estilo industrial pode ser incorporado em diferentes cômodos da casa. Veja algumas dicas de como aplicar esse estilo em cada um deles:

1- Sala de estar industrial:

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!

Na sala de estar, você pode utilizar um sofá de couro desgastado, combinado com uma mesa de centro de metal e um tapete de pele de animal. A parede de tijolos aparentes e a iluminação com luminárias industriais completam a estética industrial desse ambiente.

2- Cozinha industrial:

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!

Na cozinha, opte por armários de metal ou madeira rústica, combinados com bancadas de concreto. Utilize utensílios de cozinha de aço inoxidável e pendure panelas e frigideiras em suportes de ferro. Luminárias pendentes com fios aparentes sobre a bancada são uma ótima opção para a iluminação.

3- Quarto industrial:

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!

No quarto, aposte em uma cama de metal ou madeira rústica, combinada com criados-mudos de ferro. Use roupas de cama em tons neutros e adicione uma poltrona de couro desgastado para criar um ambiente aconchegante. Luminárias de parede com design industrial podem ser instaladas ao lado da cama.

4- Banheiro industrial:

Como Ganhar Espaços em um Banheiro Pequeno
Como Ganhar Espaços em um Banheiro Pequeno

No banheiro, utilize revestimentos de parede que imitem tijolos aparentes ou concreto. Opte por metais escuros para as torneiras e acessórios. Espelhos com molduras de ferro e prateleiras de metal completam o visual industrial desse espaço.

4 Benefícios do estilo industrial:

O estilo industrial oferece uma série de benefícios que vão além da estética. Alguns deles incluem:

1- Durabilidade e resistência:

Os materiais utilizados no estilo industrial, como metal e madeira rústica, são conhecidos por sua durabilidade e resistência. Isso significa que os móveis e elementos decorativos desse estilo são feitos para durar.

2- Facilidade de manutenção:

A simplicidade e a falta de excessos na decoração industrial tornam a manutenção mais fácil. A limpeza de superfícies como tijolos, concreto e metais é simples e não requer cuidados especiais.

3- Versatilidade e adaptabilidade:

Banheiro Chique Pequeno: 9 Dicas para Criar um Espaço Luxuoso!

O estilo industrial pode se adaptar a diferentes tipos de espaços, desde apartamentos pequenos até grandes lofts. Além disso, ele combina bem com outros estilos de decoração, permitindo a criação de ambientes únicos e personalizados.

4- Estética moderna e descolada:

A estética industrial é moderna, descolada e atemporal. Ela proporciona um ambiente único e estiloso, que pode se tornar um verdadeiro destaque na sua casa.

Inspirações e tendências de decoração industrial

Além do estilo industrial clássico, existem algumas variações e tendências inspiradas nesse estilo que podem trazer ainda mais personalidade para a decoração da sua casa. Confira algumas delas:

– Estilo loft

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!
Mezanino – O que é e qual sua função? Veja exemplos!

O estilo loft é uma variação do estilo industrial, que tem como base espaços amplos, sem paredes divisórias, e elementos industriais como tijolos aparentes, tubulações expostas e grandes janelas. Esse estilo é perfeito para quem busca um ambiente integrado e urbano.

– Estilo steampunk

cozinha industrial5

Inspirado na estética do século XIX, o estilo steampunk mescla elementos industriais com elementos retrô e futuristas. Engrenagens, tubos de metal, relógios antigos e iluminação com lâmpadas de filamento são características desse estilo, que cria uma atmosfera única e cheia de personalidade.

– Estilo escandinavo industrial

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!

A combinação do estilo industrial com o estilo escandinavo resulta em um ambiente minimalista, com tons neutros e elementos naturais. Nesse estilo, a simplicidade do design escandinavo se une à rusticidade do estilo industrial, criando um ambiente equilibrado e acolhedor.

– Estilo boho industrial

Parede de Tijolinho - 5 ideias de decoração para seu quarto!
Parede de Tijolinho – 5 ideias de decoração para seu quarto!

A fusão do estilo industrial com o estilo boho resulta em um ambiente mais descontraído e cheio de cores. Elementos industriais, como tijolos aparentes e luminárias de design industrial, são combinados com tecidos estampados, tapetes coloridos e objetos artesanais, criando um espaço único e cheio de personalidade.

Confira a nossa seleção de Móveis e Elementos Decorativos em Estilo Industrial  que separamos para você, com certeza uma delas combinará perfeitamente com sua casa!

Conclusão sobre Estilo industrial – 4 truques de decorações modernas e descoladas!

Estilo industrial - 4 truques de decorações modernas e descoladas!

O estilo industrial é uma tendência de decoração que traz uma estética moderna e descolada para os ambientes. Com suas características marcantes, como o uso de materiais brutos, cores neutras e elementos estruturais expostos, o estilo industrial oferece uma atmosfera única e estilosa.

Ao incorporar móveis e elementos decorativos nesse estilo, você pode criar ambientes sofisticados e funcionais em sua casa.

Gostou? Espero que este artigo tenha ajudado você!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.