Home > Design de Interiores > Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

/
27 jun 2019
//

Para quem mora em um Studio, decorar um apartamento com dimensões tão pequenas é um grande desafio. Dividir um espaço e colocar os móveis ali pode não fazer qualquer sentido.

Por outro lado, montar um ambiente funcional pode acabar com sua estética. Então, se você está perdido e não sabe por onde começar sua decoração, não se preocupe.

Elaboramos um texto com boas dicas para decorar seu Studio de maneira prática e eficiente. Confira.

01 - Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

Image: DEKORA Staging Inc

Limite o esquema de cores do apartamento

Você sabia que apartamentos com esquemas de cores muito complexos acabam parecendo muito menores ou abarrotados do que normalmente são? Para quem vive em um Studio isso é um problema, pois vai tornar a vida ali menos confortável.

Então, para não cair nesta armadilha, na hora de pintar o Studio, escolha duas ou três cores e incorpore-as em todo o apartamento. Essa atitude ajudará seu cérebro a enxergar o local como um terreno unido, além de deixar o design mais coeso.

Achou um pouco confuso? Vamos explicar. Na hora da pintura, aplique em 60% do ambiente uma tinta neutra, para abrir mais espaço. Em 30% coloque uma tonalidade mediana e nos 10% restante escolha uma cor de destaque.

02 - Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

Image: L’Essenziale Home Designs

Divida os espaços de forma inteligente

Os apartamentos no formato Studio são construídos de forma que sejam divididos em um único espaço. Então, para criar cômodos é comum o uso de divisórias, que fazem as vezes de portas.

Essa prática, no entanto, pode deixar as coisas um tanto confusas, pois quando as divisórias são mal aplicadas elas podem deixar o Studio menor ou não criar as separações corretas.

Então, para não errar, coloque as divisórias apenas naquelas áreas onde você realmente quer privacidade, como o entorno da cama. Procure sempre deixar um espaço livre para que a luz natural possa iluminar o apartamento.

Outra dica é utilizar prateleiras como divisórias. Além de dar mais estilo à sua decoração, elas servem para que você possa acondicionar suas coisas.

03 - Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

Image: Elayne Barre Photography

Quer uma alternativa para dividir um cômodo sem tornar tudo muito apertado? Coloque um sofá ou uma mesa de centro. Essas duas alternativas criam um cômodo reservado, sem deixar o local totalmente desconectado de sua casa.

Além disso, quando você usa peças menores para dividir os espaços, dá uma sensação de profundidade para sua sala, fazendo com que ela pareça muito maior do que realmente é.

Defina uma função para cada ambiente

04 - Como decorar, de maneira eficiente, seu Studio

Image: The Brooklyn Home Company

Outro equívoco comum de quem vai decorar o Studio é abarrotá-lo com coisas e não separar adequadamente os ambientes, na crença de que em breve estará se mudando para um apartamento maior.

Além de deixar o lugar com aquela sensação bagunçada, pode atrapalhar os seus planos de viver em um local aconchegante. Por isso, mesmo que você não queira ou não possa gastar muito, pense em cada cômodo do apartamento.

Utilizando pequenos elementos, como tapetes ou sofás, você separa os cômodos, deixando claro sua função.

Com essas dicas, você pode decorar o seu Studio gastando bem pouco.