Home > Decoração > 5 coisas para não fazer em espaços pequenos

5 coisas para não fazer em espaços pequenos

/
31 maio 2019
//
espaços pequenos

Decorar espaços pequenos é quase uma missão impossível. Afinal, todos os elementos devem ser cuidadosamente colocados de modo a não transformar o ambiente em uma baderna. Seguindo o caminho contrário sobre como fazer, separamos algumas coisas que você não pode fazer na hora de decorar espaços pequenos.

 

1| Não erre na escala

Nunca compre coisas que são desproporcionais para o seu ambiente. Exemplo: não compre um sofá grande demais, de modo que não caiba mais nada, e nem um sofá pequeno demais que faça sua sala parecer uma miniatura. Escolha o tamanho ideal para que tudo pareça do tamanho certo.

espacos pequenos arquiteta 1 - 5 coisas para não fazer em espaços pequenos

Imagem: southernliving.com

2| Não economize na iluminação

Não é porque o espaço é pequeno que você precisa de lâmpadas pequenas e pouca iluminação. Saiba iluminar seu ambiente de modo que ele pareça mais espaçoso e evite deixar cantinhos escuros, os quais podem dar a impressão de que o ambiente é menor – além de juntar pernilongo, claro.

espacos pequenos arquiteta 3 - 5 coisas para não fazer em espaços pequenos

Imagem: livingmarch.com

3| Não encoste tudo nas paredes

Quando você quer mais espaço, parece que colocar tudo encostado na parede ajuda. Porém, o ambiente fica parecendo um jogo de Tetris, todo encaixado. Entre ganhar espaço e ter um ambiente bonito, o ideal é conseguir equilíbrio entre esses dois elementos. Então, afaste alguns objetos das paredes. Você pode até perder um espaço, mas vai deixar o local muito mais agradável aos olhos.

espaços pequenos

Imagem: architecturaldigest.com

4| Não acredite só nas cores

Quase todo mundo sabe que cores claras deixam o ambiente aparentemente maior que cores escuras. Mas não é por isso que você precisa transformar seus espaços pequenos em um consultório dentário totalmente branco. O ideal na hora de decorar é focar não nas cores, mas nas texturas.

espaços pequenos

Imagem: thespruce.com

5| Não exagere na decoração

Você não precisa planejar a decoração de cada ambiente detalhadamente. Quando o espaço é pequeno, é interessante deixar alguns espaços mais “limpos” para os olhos, sem uma decoração carregada demais. Exemplos simples são deixar mesas vazias e sofás sem almofadas.

espacos pequenos arquiteta 7 e1558943860880 - 5 coisas para não fazer em espaços pequenos

Imagem: youtube.com

Referência: Freshome.

Você também pode gostar de
4 dicas para dar personalidade em sua casa
20 maneiras criativas de usar texturas naturais em uma casa
Dicas úteis para arranjos de salas pequenas
Como tornar sua casa totalmente Zen em 10 passos