Home > Arquitetura > Como clarear facilmente um ambiente escuro

Como clarear facilmente um ambiente escuro

/
28 ago 2019
//

Embora os gostos de design possam diferir drasticamente, a maioria das pessoas concorda que eles querem que seus espaços sejam claros e abertos. Mesmo ao escolher temas de salas escuras (como as paredes negras que continuam a ter tendência ), equilibrar a luz e a escuridão é fundamental. Ninguém quer gastar tempo em um espaço que parece sombrio e opressivo.

100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de InterioresMas se você está em uma casa ou apartamento com um espaço que não tenha o nível desejado de luz, o que você faz? Felizmente, existem algumas maneiras fáceis de iluminar um ambiente escuro.

Fizemos uma pesquisa  para encontrar as melhores e mais simples maneiras de fazer com que até mesmo os espaços menores e mais mal iluminados pareçam claros. Usar essas dicas pode ajudar os pequenos espaços a se tornarem maiores, os quartos mais escuros ficarem mais energizados e, em última análise, os espaços escuros parecerem mais brilhantes.Espaço com paredes verde escuro e cadeiras amarelas.

Não é incrível o quanto os brilhantes pontos amarelos ajudam este espaço escuro a ser brilhante e alegre? Imagem: Halfdark / Getty Images.

 

1) Escolha a cor com sabedoria

Não é surpresa que o uso da cor é absolutamente essencial quando você quer iluminar um quarto escuro. Sim, isso pode significar pintar suas paredes. Mas se você estiver em uma locação (ou simplesmente não quiser lidar com os incômodos), você pode usar cores em obras de arte em grande escala, tapetes, peças de decoração, etc.

Quais cores são melhores? Recomendamos estas matizes para ajudar a iluminar um quarto escuro:

  • Branco (jura!? rs)
  • Metálicos
  • Lavanda / lilás
  • Neutros de inspiração branca como castanho claro, bege ou cinza suave
  • Brilhantes toques de cor, como laranja, vermelho ou verde

Claramente, você tem algumas opções. Encontrar a cor certa para iluminar o seu quarto escuro específico pode vir a brincar com o espaço. Tente acentuar travesseiros e se joga em cores diferentes antes de investir em peças maiores ou passar pelo incômodo da pintura.

Cama com lençóis rosa e lilás.Cama de cor sólida e obras de arte de luz dão espaço ao espaço respiratório e leveza. Imagem: KatarzynaBialasiewicz / Getty Images.

 

2) Deixe espaço

No curso de Design de Interiores, as pessoas aprendem sobre o conceito de espaço negativo ou espaço em branco. Este é geralmente o espaço vazio em torno de um objeto focal, ou partes de um desenho deixado em branco intencionalmente. O espaço aparentemente vazio não é vazio de propósito, no entanto. O espaço negativo dá aos seus olhos um lugar para descansar, permitindo que você recupere sua respiração visual, por assim dizer.

Quando você quiser iluminar um quarto escuro, não se esqueça de deixar um espaço negativo. Isso abre o quarto, ajudando-o a se sentir maior e mais claridade. Pense nas salas que parecem mais escuras e opressivas. Elas geralmente estão cheias de desordem. Mesmo um espaço pequeno e pouco iluminado pode parecer mais brilhante e maior simplesmente movendo alguns móveis para fora e abrindo algum espaço nas paredes.

Espaço com plantas e espelho no centro.Um espelho reflete a luz ao redor do espaço, ajudando-o a se sentir significativamente mais brilhante. Imagem: Vostok / Getty Images.

3) Adicione espelhos

Quando você está lutando para ter mais luz no ambiente, os espelhos são um aliado incrível. Suas propriedades reflexivas prolongam a vida das ondas de luz na sala, ajudando-o a obter mais retorno para cada fonte de luz na sala. Tente! Posicione um espelho atrás ou diretamente em frente a uma fonte de luz. Você ficará surpreso com o quanto mais brilhante e mais aberto o espaço vai se sentir, simplesmente porque o espelho reflete a luz ao redor da sala.

Se você acha que os espelhos são uma adição chata ao seu quarto, pense novamente. Nós temos um guia prático sobre como usar espelhos como um elemento de design memorável.

Escritório com paredes cinza.Uma grande extensão de parede cinza poderia fazer o espaço parecer oprimido e escuro. Em vez disso, os móveis de cor clara, elevados nas pernas e combinados com a arte da luz, equilibram-na. Imagem: Photographee.eu / Shutterstock.

4) Encontre o mobiliário certo

Quando você quiser fazer um espaço parecer que tem mais luz, considere a leveza de seus móveis. Móveis escuros e baixos são pesados. Muito disso pode parecer que suga o brilho da sala. Para iluminar um quarto escuro, opte por peças de cor mais clara e mais leves.

O sofá Everett da West Elm é um excelente exemplo. Ele vem em uma série de texturas de  tecidos levemente coloridos que podem ajudar a abrir qualquer espaço. Mas os tecidos têm textura suficiente para perdoar se alguém derramar. Além disso, por ser  elevado nas pernas, ajuda o seu espaço a sentir-se mais arejado e aberto.

Sala de jantar com lustre acima do sofá.Seja criativo com sua iluminação. Uma instalação de luz exclusiva acima do sofá ilumina esse ambiente estreito e escuro. Imagem: Richman 21 / Shutterstock.

5) Adicione iluminação

Não deu, certo? Mas se você está tentando iluminar um quarto escuro, é hora de ser criativo com sua iluminação. Em espaços pequenos, não tenha medo de pendurar luzes no teto ou montá-las na parede. Luzes pendentes  não são apenas para a cozinha! Limpe o espaço de tabelas de acento para lâmpadas. Coloque uma luminária de chão atrás de um sofá. Mesmo os quartos mais compactos têm espaço para iluminação. De fato, adicionar uma quantidade suficiente de luz fará com que a sala pareça maior, por isso vale a pena sacrifícios no espaço que você precisa fazer.

Você tem algum cômodo em sua casa ou apartamento que pareça escuro ou triste? Quais dicas você acha que são as melhores para iluminar um quarto escuro? Deixe-nos saber nos comentários!

 

 referência: Kacie Goff  

 

Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.