Home > Arquitetura > Como tornar sua casa totalmente Zen em 10 passos

Como tornar sua casa totalmente Zen em 10 passos

/
03 set 2019
//

mesa com escultura - Como tornar sua casa totalmente Zen em 10 passos

Como estes tempos modernos e estressantes, torna-se cada vez mais difícil encontrar tranquilidade e relaxamento em nossas vidas. Uma das poucas opções que resta é criar um refúgio de paz no conforto da nossa própria casa. Esta é a razão pela qual os princípios zen aplicados no design de interiores aumentaram em popularidade e se tornaram uma tendência dos dias modernos. Mas o que zen realmente significa? Em japonês, Zen refere-se à meditação. No design de interiores, reflete equilíbrio, harmonia e relaxamento.

100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores Embora o estilo zen não seja um estilo de design adequado e não venha com um livro de regras estritas, ele é frequentemente associado ao minimalismo, simplicidade e pureza das linhas. É uma maneira de organizar sua casa e criar uma atmosfera que compense o estresse e o incômodo de sua rotina diária. Quer ter um espacinho assim em sua própria casa? Considere estes 10 passos simples para tornar a sua casa totalmente zen.

1) Considere o uso de cores terrosas

Um design inspirado no estilo zen tem a ver com cores naturais, em tons suaves, como branco, cinza, bege ou rosa, que têm o poder de induzir uma sensação de relaxamento e calma. A harmonia cromática entre os vários elementos é muito importante, assim como a continuidade visual entre paredes, móveis e pisos.

Para adicionar contorno a uma sala monocromática, você sempre pode escolher combinar uma cor dominante com objetos correspondentes e tecidos texturizados, como branco ou bege com pau-rosa. Para criar diversidade, combine duas cores correspondentes ou jogue com as degradações da sua cor favorita.

Sala de estar na cor bege e um vazo de planta.

2) Coloque suavidade aos seus pés

Assoalhos é sempre uma escolha segura, bem como qualquer piso de madeira maciça. Assoalhos  brancos, acinzentados ou de cores claras são especialmente refinados, mas você também pode escolher o assoalho colorido, desde que corresponda ao resto da sala.

Acabamento de piso de resina também pode ser extremamente confortável para uma atmosfera moderna ou loft. Tapetes de lã fornecem uma sensação real de conforto, mas exigem um nível mais alto de manutenção. No entanto, se você escolher um tapete, você pode refinar sua decoração zen e reforçar a sensação de aconchego da sala, associando vários tapetes feitos de lã ou algodão puro. Mais uma vez, preste atenção que a cor dos tapetes deve coincidir com o chão ou ficar na faixa de moleskin, cáqui e cinza.

Quarto com vista externa.

 

3) Escolha tecidos naturais e leves

Os tecidos devem manter a mesma regra de natural, leve e confortável. Um dos elementos essenciais da sua decoração zen são as cortinas que proporcionam uma sensação de intimidade, reduzindo o ruído e bloqueando as correntes de ar. Dê-lhes um tratamento especial e vá para têxteis naturais, como linho ou lã e combiná-los com o resto da sala.

Para um ambiente mais elaborado, associe-os a persianas que modulam a luz para obter uma atmosfera diferente. Preste especial atenção aos sistemas de fixação, pois seria uma pena fixar belas cortinas em hastes pobres ou não correspondentes.

Cama com mosquiteiro

 

4) Brinque com luz suave e natural

Para um espaço totalmente relaxante, substitua as luzes fluorescentes com luzes calmantes, inspiradas na natureza ou com velas. Coloque diferentes fontes de luz que lhe permitam controlar a intensidade e as áreas a serem iluminadas. Evite projetar uma forte luz direta do teto e aproveite todas as possibilidades para misturar uma luminária de piso, um conjunto de lâmpadas e luz indireta.

Para a área da cama, luzes de leitura montadas na parede são muito práticas, pois podem ser orientadas para enfatizar a respectiva área, ao contrário das lâmpadas de cabeceira que raramente são flexíveis. Se você gosta de luz difusa, você pode optar por algumas velas agradáveis ​​(perfumadas).

Espaço com poltronas de material natural

 

5) Mantenha móveis simples e naturais

Mobiliário de estilo zen é caracterizado por linhas simples e claras, evitando detalhes complicados e excesso de ornamentação. Os móveis devem ser de alta qualidade e feitos de materiais naturais, pois trazem uma sensação de calor e relaxamento. Peças de armazenamento (armários e cômodas) podem ser trazidas à vida se pintadas em cores que combinam com o resto do interior. Como o quarto é geralmente a sala principal de um interior zen, aqui estão algumas recomendações especiais para mobília do quarto:

  • Coloque a cama perto de uma fonte de luz natural e evite colocá-la na frente da porta ou de uma área de passagem. A altura da cama deve ser confortável, mas as camas altas (mais de 55 cm) costumam acentuar a sensação de conforto. Escolha estofados, cabeceiras de couro ou retalhos;
  • Mantenha as decorações de sua cama no mínimo: use mohair, lã ou capas ou mantas e não exagere com as almofadas. Em vez disso, vá para diferentes tamanhos de  travesseiros com fronhas diferentes que você pode organizar para dormir ou ler;
  • Mesinhas de cabeceira são muito úteis e uma boa característica da decoração. Mais uma vez, tenha cuidado para escolher peças que se integrem bem no design;
  • Para um recanto de leitura, escolha uma poltrona simples e preste atenção às linhas simples do mobiliário.Quarto neutro com lareira

    6) Mantenha enfeites e decorações no mínimo

    Para decorações de parede, há a mesma palavra de ordem: simplicidade. Evite coleções de pinturas ou fotos e mantenha apenas aqueles que são especialmente queridos para você. Para uma biblioteca totalmente harmoniosa e divertida, cubra todos os seus livros em papel monocromático.


    sala de jantar com mesa de mármore - Como tornar sua casa totalmente Zen em 10 passos

    7) Melhore seu quarto com aromas naturais

    Um spray caseiro de linho, velas de soja ou cera de abelha e óleos essenciais são formas naturais de melhorar o ambiente com aromas frescos, que não só podem ser calmantes quando é hora de dormir, mas também revigorantes quando é hora de acordar.

Quarto com aromas naturais.

8) Remover perturbações eletrônicas

Dispositivos eletrônicos são mais frequentemente uma fonte de distração e, portanto, não se integram em uma decoração totalmente zen. No entanto, se você precisar ter seu aparelho de TV no quarto, por exemplo, certifique-se de colocá-lo em uma área discreta ou escondê-lo em um armário especialmente projetado. Além disso, certifique-se de ocultar todos os fios e cabos que possam distorcer a atmosfera serena de toda a configuração.

 

Sala decorada com plantas.

9)  Traga a calma com plantas verdes

As plantas têm um efeito calmante através de suas cores verdes suaves e fornecendo oxigênio. No entanto, evite flores que necessitem de manutenção especial ou que possam emanar fragrâncias perturbadoras. Árvores bonsai ou terrários suspensos, por exemplo, são uma boa escolha e muitas vezes são incluídas na decoração zen.

 

Espaço com mesas preta e plantas.

10)  Elimine a desordem

Mantenha os acessórios e guarde o mínimo ou elimine-os completamente, pois a desordem pode inibir o relaxamento. Limpe seu quarto de tantos itens quanto possível e mantenha apenas o essencial, mas sinta-se à vontade para adicionar o que quer que lhe traga conforto extra.

Sofá e poltronas de madeira

 

Referência: Andrea
Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.