Home > Carreira Profissional > Arquitetura: Quanto custa contratar um Arquiteto?

Arquitetura: Quanto custa contratar um Arquiteto?

Quanto custa contratar um Arquiteto? É muito caro? Como deve proceder o cliente ou o profissional? Por que precisamos contratar um arquiteto?

Antes de falarmos sobre como contratar um arquiteto, sabemos que arquitetura, engenharia civil e outas disciplinas da nossa área, como o planejamento urbano por exemplo, são áreas de muita importância na formação da cidade como um todo!

Sem elas o crescimento das cidades se daria de forma desorganizada, sem planejamento! Seria terra de ninguém! Imagina cada um de nós construindo o que quiser, como quiser, do jeito que quiser? Seria um caos geral!!!!!

Essas disciplinas mencionadas anteriormente, estão sob o regimento do planejamento urbano, ou seja, do plano diretor, é ele quem vai determinar o rumo do desenvolvimento urbano juntamente como código de obras de cada município, veja as definições:

O que é o Plano Diretor?

*Plano Diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. ( ABNT, 1991)

* Regimento onde se dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução e manutenção das edificações. ( Prefeitura de São Paulo).

É com base nesses regimentos que nós profissionais trabalhamos!

Por isso que estudamos e estudamos e estudamos! Porque projetar e construir, apesar de parecer ser algo fácil, quando alguém senta do nosso lado e vos vê projetando, para chegarmos no resultado final precisamos anteriormente de muito estudo e repertório profissional.

Não basta só estudar, precisa mais que conhecer das disciplinas, precisa sair pro mundo e observar como a cidade está, e se perguntar como e porquê está daquela forma, é preciso viajar… conhecer mais e mais…

Um professor uma vez nos disse em sala de aula! Quanto mais “idade” o profissional tem, melhor ele fica! Pois pra ser um profissional de qualidade é preciso ter repertório arquitetônico!

E isso não obviamente não se adquiri só nos livros ou dentro do escritório, se adquire com o tempo e com a vida também!

Arquiteto vive de idéias!

Nossa profissão aqui no Brasil, é muito desvalorizada, assim como muitas outras também! Pra muitos, contratar um arquiteto é algo de última necessidades, pois nós fazemos apenas “desenhos”, não é verdade? Plantinhas… projetinhos…

Tudo assim fácilzinho e rapidinho….  A verdade é que todo mundo é Arquiteto hoje um dia… médico… designer, estilista, e etc…

Algumas pessoas quando ficam doentes não procuram o médico, pra economizar no valor da consulta vão a farmácia… por acreditarem que o farmacêutico possa resolver o seu problema de saúde ali rapidinho e por um preço mais em conta, é só falar onde dói e ele sai da li só com a despesa do remédio…

Na arquitetura é mais ou menos assim…  infelizmente!

Só que nem sempre o farmacêutico acerta e ai toca o doente marcar a consulta no médico e ai ele certamente receitará outra receita…. aí… o barato saiu caro, pois o paciente gastou 2x !

Com o que precisava e com o que não precisava!

O cliente nos procura e já vem com a frase pronta: è um negocinho pequeno, facilzinho, o doutor faz em meia hora! È só uma ideia! Mas oras bolas… os Arquitetos vivem do quê???? Não são de idéias????

Vendemos idéias! Realizamos sonhos…. E pra ideia vir algumas vezes, em minutos é porque antes houve muito estudo para que tivéssemos capacidade de se projetar com mais rapidez seja possível! Isso é o que está por traz da velocidade da nossa competência!

Projetar não é fácil! Não é rápido! E nós não fazemos desenhinhos rapidinhos…

Assim como, sem querer desmerecer o farmacêutico, farmacêutico  não é médico!

Em fim…

A pergunta que não quer calar é?:  Mas custa caro contratar um arquiteto?

E nós arquitetos respondemos a esse pergunta com outra pergunta: Sabia que o custo com um projeto arquitetônico é bem menor do que você imagina?

Um projeto de arquitetura pode sair a partir de 2,5% do valor total estimado da obra! Pense no quanto você vai gastar na sua construção e compare quanto você vai investir no projeto dessa obra,  sendo que o pagamento pode ser muitas vezes até parcelado dependendo do profissional!

Esse valor diluído ao longo do tempo de obra passa praticamente desapercebido!

Experiência tem o seu valor.

Ao contratar um profissional experiente, além dele contribuir com a redução de custos desnecessários na obra gerados por falta de planejamento, um bom projeto arquitetônico valoriza o seu imóvel, multiplicando por muitas vezes o valor nele investido.

Sem contar que um bom projeto evita o quebra quebra de um projeto mal concebido!

Para quem ainda acha um investimento desnecessário contratar um profissional qualificado, lembre-se que sem desmerecer também o corretor de imóveis, mas este, recebe pelo seu trabalho uma porcentagem de 6 a 10% do valor do imóvel, (www.crecisp.gov.br),

Sendo este valor relativo ao conjunto da edificação (terreno + construção + lucro do construtor), ou seja: O preço de um corretor é aproximadamente 5 x mais caro!

Por isso antes de começar a construir contrate sempre um arquiteto, ele terá sempre a melhor solução para você realizar o seu sonho!

Pense nisso!

 

Quer aprender a fazer os diferentes projetos de prefeitura e ainda aprová-los?

Pois conheça meu curso em DVD + e-book Projeto de Prefeitura:

aarquiteta-4-em1

Saiba mais clicando na imagem a cima!

Gostou deste post? Curta nossa página e compartilhe-a com os amigos no facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Deixe um Comentário