Home > Bibliotecas > Biblioteca: Download grátis: Arquivos de imagens HDRI

Biblioteca: Download grátis: Arquivos de imagens HDRI

 

Hdri são imagens muito usadas no sketchup ou no 3DMAx com o Vray entre outros renderizadores.

O site HDRI-Hub está disponibilizando 10 arquivos free para quem quer fazer seu download grátis.

hdri

 

Para adquiri o seu GRATUITAMENTE é só acessar o site da empresa ou a nossa loja de cursos!

Site da empresa: https://www.hdri-hub.com/free-samples

 

Um breve histórico de cores e computação:

Todos nós conhecemos fotografias, renderings e outras imagens digitais que usamos todos os dias. Esses arquivos são salvos nos formatos JPEG, BMP, TGA e PNG. Classificados como formatos de bitmap, essas imagens contêm 24 bits por pixel (24bpp), armazenando a cor de 1 pixel, misturando canais de 3 cores, vermelho, verde, azul.

Cada canal pode conter um valor entre 0 a 255. Isso significa que as imagens bitmaps pode suportar 16,777,216 cores distintas, misturando as 3 cores juntas. Não é coincidência que esta seja também a forma como a maioria dos monitores de computador também misturam cores usando vermelho, verde e azul.

Enquanto 16 milhões de cores podem parecer muitas cores, é um número muito pequeno quando comparado às cores reais que podemos perceber. O Bitmaps pode ser considerado um formato de alcance dinâmico baixo.

Nós percebemos a luz em nossos ambientes não só através da cor, mas da força da luz e do comprimento de onda. Todos os dispositivos que usamos para visualizar imagens (impressoras, monitores, fotografias) só podem exibir uma porção muito pequena da luz e da cor que podemos perceber. Assim, com isso dito, todas as impressoras, monitores e fotografias também são consideradas como um baixo alcance dinâmico.

Além disso, muitas tecnologias de renderização antigas usam esse mesmo espaço de cores RGB para todos os cálculos. Eles também foram considerados de baixo alcance dinâmico, apertando todos os valores dentro dos 16 milhões de cores do espaço RGB.

O que é especial no HDRI?

As imagens HDRI possuem uma gama dinâmica muito maior de cores e valores do que os formatos de bitmap tradicionais. Em vez de codificar cores como um monitor de computador, usando 24 bits de cor para cada pixel, o HDRI é modelado após a base tricromatical do olho humano e armazena valores de luminância reais em cada pixel. Portanto, não só a cor está contida, mas a força e o brilho da luz nesse ponto no mapa.

A gama de cores e luz que pode ser contida neste formato é muito maior do que a escala RGB de gráficos computacionais tradicionais. nXt usa valores de HDRI ao longo do processo de renderização, colocando nXt na classificação de HDRR (High Dynamic Range Rendering)

No HDRI, cada canal possui valores mais precisos. Por exemplo, se você olhar para uma lâmpada de 60 watts, será branco. Mas se você olhar para o sol também é branco, mas 10.000 vezes mais brilhante. Se você olhar para uma estrela no céu noturno, também é branco, mas pode ser 1000 vezes mais fraco do que a lâmpada. Em RGB, o branco é branco, no HDRI, a luz tem um alcance muito maior e pode capturar a quantidade real de luz proveniente de cada uma dessas fontes.

Como NXT usa HDRIs?

Uma maneira comum de usar o HDRI é para ambientes de iluminação. Se usamos a tecnologia HDRI para um ambiente completo, os HDRIs podem ser usados ​​para capturar a quantidade e a direção da luz em uma cena. Os HDRIs geralmente formatados como ambientes de iluminação são chamados lightprobes e são salvos normalmente no formato .HDR ou no formato .EXR.

Gostou deste post? Curta nossa página e compartilhe-a com os amigos no facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Assine o nosso blog na barra lateral a sua direita e nosso canal do youtube:  https://www.youtube.com/user/lucpaixao para receber as novas postagens de videos em primeira mão e ainda concorrer a sorteios!

Cadastre-se em minha loja de cursos e faça o download de materiais e bibliotecas totalmente gratuitos:  https://www.aarquiteta.com.br/

Me ajude a divulgar esse trabalho! Assim como você outras pessoas podem se interessar!

MUITO OBRIGADA!

Luciana Paixão

A Arquiteta

Você também pode gostar de
Cursos Livres de Arquitetura
Cursos livres de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores
Exercício Prova de Alex Nonaka curso de SketchUp e V-ray
Surpreenda com o Vray Render! Criando um render noturno.
Imagem 3D: V-Ray ou Lumion. Qual programa escolher?

2 Respostas

Deixe um Comentário