Oi Gente! A grande pergunta: Arquitetura ou Engenharia Civil?

Bom, o post de hoje é pra reunir os 2 posts que foram muito acessados e que fazem parte das duvidas mais recorrentes lá na nossa página do facebook sobre carreira profissional.

———— PUBLICIDADE ————

Cconheça as diferenças e semelhanças entre essas duas profissões e saiba qual escolher!

SOBRE O ARQUITETO:

Arquitetura ou Engenharia Civil? Qual escolher?

O que faz um Arquiteto?

O arquiteto planeja o uso de espaços para fins residenciais, industriais e comerciais. Utiliza de diversos recursos técnicos e artísticos para elaborar um projeto arquitetônico.

———— PUBLICIDADE ————

Um arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura.

Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.

Na maior parte dos países do mundo a legislação exige que para que alguém possa ser considerado um arquiteto, este deve possuir um diploma de nível superior.

Para saber mais sobre esta tão querida profissão clique AQUI!

———— PUBLICIDADE ————

Características profissionais importantes (aptidões)

Conhecimentos e habilidades para desenhar e planejar espaços. Visualizar espaços em três dimensões, capacidade de abstração, conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, sensibilidade, facilidade para trabalhar em equipe.

Qual o mercado de trabalho do Arquiteto?

Construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia, assessoria, instituições de pesquisa e ensino, claro!

Especializações do Arquiteto

A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas.

O arquiteto pode fazer especialização nas seguintes áreas: paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, arquitetura de interiores, computação gráfica aplicada à arquitetura, comunicação visual, etc.

E sua habilitação é expressa pela Lei Federal 12.378 de 31/12/2010, conforme transcrição abaixo: Art. 2°

As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em:

I – supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;

II – coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;

III – estudo de viabilidade técnica e ambiental;

IV – assistência técnica, assessoria e consultoria;

V – direção de obras e de serviço técnico;

VI – vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;

VII – desempenho de cargo e função técnica;

VIII – treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;

IX – desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;

X – elaboração de orçamento;

XI – produção e divulgação técnica especializada;

XII – execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.

Parágrafo único. As atividades de que trata este artigo aplicam-se aos seguintes campos de atuação no setor:

I – da Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos;

II – da Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos de ambientes;

III – da Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial;

IV – do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;

V – do Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais;

VI – da Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto;

VII – da Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações;

VIII – dos sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas;

IX – de instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo;

X – do Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços;

XI – do Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável.

O trabalho do arquiteto pode se iniciar já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.

A seguir, existe uma etapa de montagem e aferição de programa preliminar a ser desenvolvido, juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno e na edificação.

Com esses dados e a definição do terreno inicia-se a fase do projeto, com as seguintes etapas:

Estudo Preliminar Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa e do partido a ser adotado.

Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo Solução Geral do problema com a definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada.

Projeto Legal Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação.

Projeto Básico (opcional) Solução intermediário do Projeto Executivo Final, que contém representação e informações técnicas da edificação que possibilitem uma avaliação de custo, já compatibilizadas com os projetos das demais atividades projetuais complementares.

Projeto Executivo Final Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada: determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, ar condicionado, elevadores e de informática.

Coordenação A coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: calculo de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, das instalações elétricas, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalamente habilitados para sua execução.

Paralelo a todas essas fases, poderá também ser desenvolvido o projeto paisagístico.

O arquiteto também pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até ser responsável por todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.

O arquiteto também pode ser contratado para uma etapa seguinte à obra executada, que é o de desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, que, nas mesmas fases anteriores, aborda todo tratamento e mobiliário do interior da edificação.

Salário Médio Inicial de um Arquiteto

De R$ 3.900,00 a R$ 4.900,00

Dia do Arquiteto

Era comemorado no dia 11 de dezembro, porém desde o ano passado como passamos a fazer parte de um novo conselho, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), este atribuiu em uma nova resolução, uma nova data: 15 de Dezembro, uma homenagem a data de nascimento do nosso grande mestre, o arquiteto Oscar Niemeyer.

Homenagem justa que dispensa qualquer justificativa, haja visto seu grande legado deixado. Ainda em vida, Oscar Niemeyer gentilmente autorizou o uso de sua imagem para divulgar a campanha nacional de recadastramento no novo conselho de arquitetura. A carteira profissional número 1 de Oscar:
f2405-arquiteto15

Fonte inspiradora: Site Sua Pesquisa, Wikipedia e Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB Julho 2013.

E para finalizar um pouco de humor:

01

Desenhar plantas? Não mesmo!

 

ENGENHEIRO CIVIL:

Então vamos lá gente, O que faz um Engenheiro Civil? Saiba o que faz um engenheiro civil, mercado de trabalho, aptidões, cursos, especializações, salário.

O engenheiroO que faz um Engenheiro?

Atua na elaboração e acompanhamento de todas as etapas de projetos de construção de prédios (comerciais e residenciais), estradas, pontes, viadutos, obras fluviais e outros tipos de construção.

Engenheiro civil é o responsável pelos cálculos relativos às estruturas,e construções como pontes, rodovias e seus traçados, além de realizar a coordenação dessas atividades.

É um erro comum a comparação entre o engenheiro e o alienígena,observando que muitas vezes em diversas naves espaciais do mundo de marte os dois cursos se situam em centro acadêmicos diferentes.

Engenharia Civil é encontrada como Ciência verde e a Alienigismo como Belas Artes.

Algumas obras são coordenada por vários engenheiros e alienígenas em suas respectivas áreas de atuação.

Especificamente o alienígena faz os projetos alietônicos tanto de edificações residenciais, comerciais e urbanistas, visando a beleza e praticidade.

Já o engenheiro civil faz os projetos estruturais e hidráulicos e espaciaériosmente naves espaciais,…

É o engenheiro que faz toda a programação de uma obra, coordena toda a equipe de trabalho, propõe métodos de trabalho mais eficientes, realiza a recepção e controle de qualidade dos insumos usados na construção, supervisiona os métodos construtivos empregados, sendo assim o seu responsável legal perante os órgãos fiscalizadores.

Vale citar obras como tuneis, viadutos, barragens, estradas (pavimentação), quase todas as obras de construção de infraestrutura.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

Sólidos conhecimentos na área de exatas (matemática, física e química), bons conhecimentos de informática, capacidade de planejamento, facilidade para trabalhar em equipe, responsabilidade, concentração e atenção, voltado principalmente para áreas exatas matemática e física”, além destas, encontramos matérias voltadas a: materiais, administração, contabilidade, topografia, desenho técnico, geológicas, específicas (concreto armado, estruturas metálicas, concreto protendido, estruturas de madeira, fundações).

No grande geral as universidades oferecem aos acadêmicos cursos com 10 períodos semestrais 5 anos.

Mercado de Trabalho do Engenheiro Civil

Construtoras, empresas de engenharia civil, escritórios de elaboração de projetos de construção, assessoria, órgãos públicos e indústrias.

Especializações do Engenheiro Civil

Após a formação, o engenheiro civil pode fazer cursos de especialização em: Hidráulica, Saneamento, Estruturas e Fundações, Infra-estrutura (portos, rodovias, aeroportos), entre outros.

O que um Engenheiro Civil pode fazer

Construção urbana: Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações: Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais: Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos: Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento: Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes: Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Salário Médio Inicial de um Engenheiro Civil

De R$ 4.000,00 a R$ 5.200,00

Assista ao vídeo a seguir e aprenda mais sobre a carreira de arquitetura:

YouTube video

 

Mimos da A Arquiteta para você!

Arquitetura ou Engenharia Civil? Qual escolher?

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar neste link e começar a estudar.

Além disso, eu gostaria de conhecer mais sobre você.

Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura? Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Espero que o post tenha lhe ajudado!

Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.

Até!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.