Neste artigo vou falar sobre a importância dos cursos livres de arquitetura, bem como cada um deles pode contribuir com o aluno e profissional de arquitetura, engenharia civil e design de interiores.

Quando comecei meu trabalho com o blog não tinha a real noção de como esse trabalho poderia ajudar a muitos dos estudantes e profissionais que estão iniciando nesse mundo fascinante que é a arquitetura.

———— PUBLICIDADE ————

Por isso recomendo a todos que busquem por conhecimentos extras antes, durante ou mesmo depois da faculdade, através do que chamamos de cursos livres de arquitetura.

Cursos livres de arquitetura

Curso Livre é uma modalidade de educação destinada a proporcionar ao estudante conhecimento que permitam profissionalização, qualificação e atualização. O curso livre tem duração variável e não exigem escolaridade ou idade mínima para matrícula.

Eu mesma fiz vários cursos livres de arquitetura, sendo o primeiro deles o curso de autocad no Senai. Logo vieram outros, sendo os que mais marcaram o de pintor de paredes, assentamento de blocos e tijolos, e instalações prediais.

———— PUBLICIDADE ————

Apesar de tudo ser divertido, não era muito fácil, mas aprendíamos na prática a consequência dos erros na execução desse tipo de trabalho na obra. Isso sem contar os menos pesados como os cursos livres sobre orçamentos, administração de obra, paisagismo e programas para arquitetura.

Pensa que dá tempo de aprender tudo na faculdade?

Não dá não!

Temos que correr por fora, não importando se esses cursos livres são gratuitos ou não.

———— PUBLICIDADE ————

[adrotate group=”31″]

O importante também é que esses cursos livres possuam certificação de horas cursadas, pois você deve adicioná-las ao seu currículo.

Ao contrário dos cursos de graduação, (pós) graduação, MBA, etc, esses certificados são importantes para lhe ajudar na adição de horas no relatório de atividades complementares do seu colégio técnico ou da sua faculdade.

O primordial mesmo é que você tenha absorvido esse conteúdo intelectualmente e não apenas registrado em um documento para fazer volume no seu currículo.

Certificação dos cursos livres de arquitetura.

Por isso quando criamos a loja de cursos livres de arquitetura passamos logo a emitir o certificado de conclusão de curso para quem entrega o exercício-prova. O certificado é uma facilidade que deixamos disponível para quem quer realmente aprender e se aprimorar.

Fico muito feliz quando recebo exercícios-prova desenvolvidos com muito capricho e empenho, pois isso demonstra o comprometimento do aluno com o curso livre e não o comprometimento dele com o certificado.

Outro benefício que incluiremos em nossos cursos livres de arquitetura foi a associação a ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância.

logo

 

 

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância.

Dentre os seus principais objetivos estão:

  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;

Isso significa que temos o apoio da ABED nessa missão de disseminar o conhecimento por todo o Brasil.

☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

 

O que vou aprender com os cursos livres de arquitetura?

Dentre o universo de cursos livres para arquitetos, podemos dizer que existem 4 pilares de conhecimento:

Projetar usando desde o famoso AUTOCAD até as tecnologias BIM, como o Revit e o Archicad;

Visualizar em 3D seus projetos usando Sketchup, VRAY e 3dsmax ou com passeios virtuais usando o Lumion e Plantas Humanizadas;

Encantar com o uso da Unreal 4 ou com as tecnologias de Realidade Aumentada através do Armedia;

Vender, pois hoje em dia não basta ser arquiteto, você precisa conhecer marketing e saber como conduzir um escritório de arquitetura caso queira abrir o seu.

Cursos livres de arquitetura para projetar

Curso de desenho à mão livre

Toda ideia precisa ser desenvolvida tecnicamente, mas antes precisa ser esboçada e depois tecnicamente desenhada.

Com um papel e lápis na mão podemos colocar, em qualquer hora e local, as ideias que surgem do nada. É por isso que é muito importante saber desenhar. Não precisa ser um mestre, basta saber o básico das técnicas e você se surpreenderá com a sua capacidade em desenhar à mão livre.

YouTube video

Cursos livres de arquitetura para projetos técnicos

Sua ideia, para virar realidade, precisa ser corretamente desenhada: plantas, cortes, fachadas, etc.

O mais famoso programa para projetos de arquitetura, considerado a porta de entrada dos programas para os arquitetos, é o Autocad.

Porém temos outros programas de desenvolvimento com a tecnologia BIM, como o Revit e o Archicad, sem esquecer dos programas voltados a projetos de mobiliário e planejados como o PromoB e Corte Certo.

Por que usar o Autocad?

YouTube video

O Revit e ArchiCAD, ambos com o novo conceito BIM, são a nova onda no mundo da construção civil.

E o Promob e Corte Certo é para que os profissionais que trabalham com mobiliário planejado projetem seus ambientes com maior precisão.

Por que usar o Promob?

YouTube video

Curso livres de arquitetura para projetos arquitetônicos em 3D

Você é o Arquiteto, não o seu cliente!

Por isso você precisa mostrar o seu projeto acabado. Para isso usa-se programas que transformam a sua ideia em duas dimensões para três dimensões. Os mais conhecidos e usados na área de Arquitetura são o Sketchup e o 3DSMax, cursos estes voltados para a criação de Maquetes Eletrônicas.

[adrotate group=”29″]

Por que usar o Sketchup?

YouTube video

Para criar imagens com grande fotorrealismo existe um programa de renderização chamado VRay render , o mais usado no mundo hoje quando se trata de criação de imagens que se parecem com fotos.

Por que usar o VRay?

YouTube video

Há ainda a possibilidade de se fazer uma pós produção de imagens 3D através do Photoshop, melhorando ainda mais as imagens criadas após o uso do VRay,

Por que trabalhar com pós produção de imagens em 3D?

YouTube video

Sabe aquelas imagens que você vê nos folders que recebe nos faróis ou jornais, mostrando como é a planta do apartamento que estão vendendo?

Pois é, este tipo de arte também é muito importante para que o cliente entenda bem o seu projeto e você pode aprender a fazer através do curso de Plantas Humanizadas em Corel Draw, com aulas que vão do básico ao avançado no programa.

Por que usar o Corel Draw para criar plantas humanizadas?

YouTube video

Cursos livres de arquitetura para apresentação em vídeo de projetos arquitetônicos

Hoje em dia, com o avanço do processamento dos computadores e notebooks, ficou muito mais rápido e fácil gerar vídeos do seu projeto em 3D.

O nome do programa utilizado para esta finalidade é o Lumion 3D, que te possibilita criar passeios virtuais de seu projeto sem mistérios.

Por que usar o Lumion 3D?

YouTube video

Cursos livres de arquitetura promocional

Alguns arquitetos partem para um nicho muito interessante, o de arquitetura promocional e projetos de stands.

Esta área é para quem deseja entrar para o mundo da produção de cenários e criação de eventos.

Apresentação de um projeto de Stand

YouTube video

Cursos livres de arquitetura para projetos interativos

Imagine você apresentando o seu projeto como se fosse um jogo de vídeo game, na qualidade de um xbox 360 ou um Playstation 4?

Ou seja, a pessoa de fato anda dentro do seu projeto, troca acabamento de pisos, paredes, mobiliário e tudo o que você possa imaginar. Abrir e fechar portas e janelas, ligar aparelhos eletrônicos, acessar sites de dentro do projeto, trocar os sons e luzes, entre tantas outras possibilidades.

Isso já é possível através do Unreal Engine 4, software disponível para download gratuito.

Maquetes eletrônicas interativas com Unreal 4

YouTube video

Outra tecnologia que encanta é a de realidade aumentada.

Vamos imaginar de novo?

Que tal abrir o seu projeto 3D em cima da mesa como se fosse uma maquete física de verdade?

Com o curso de realidade aumentada isso também é possível!

[adrotate group=”29″]

Projetos de arquitetura em realidade aumentada

YouTube video

Preocupado em como conseguir os programas para estudar?

Confira o artigo sobre como baixar os programas para arquitetos. 

[adrotate group=”29″]

Cursos livres de arquitetura certificados

Todos os cursos de nossa loja possuem certificação para complementação de horas no relatório de atividades extra-curriculares da faculdade. Acrescente horas extras no seu relátório de estágio, saiba como obter o seu certificado.

Você também  pode saber mais sobre o certificado clicando na imagem abaixo.

Parabéns a aluna Yasmin por seu desempenho no curso!

certificado-curso-de-lumion-yasmin-guedes

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.