Home > Arquitetos de Sucesso > 11 grandes arquitetos contemporâneos que você precisa conhecer

11 grandes arquitetos contemporâneos que você precisa conhecer

/
13 nov 2017
//

Esqueça todos aqueles nomes famosos da área, há outros que você precisa conhecer. As gerações atuais de arquitetos também possuem trabalhos incríveis e que merecem reconhecimento.

Os arquitetos contemporâneos estão com notório sucesso no mercado, além de apresentarem estilos bem demarcados e agradaem a muita gente.

Grandes Arquitetos

A contemporaneidade veio como sucessora ao modernismo, envolvendo tendências, técnicas e movimentos que são marcantes na organização de espaço humano aos dias de hoje.

Tendências como a arquitetura sustentável e a high-tech, que é de alta tecnologia, são o padrão dessa fase e talvez demorem a passar.

Por serem atuais, pode ser nem todos conheça alguns arquitetos contemporâneos, por isso esse artigo irá lhe apresentar os 11 grandes arquitetos da fase contemporânea. Confira!

Frank Lloyd Wright

Considerado o maior arquiteto americano de todos os tempos, este profissional está sempre à frente de seu tempo, por isso é aclamado nessa fase pós-modernimo.

Wright adota formas, métodos e conceitos que lhe permitiram criar mais de mil obras ao longo de sua vida. Esses projetos trouxeram igrejas, bibliotecas e museus, além de casas e escritórios marcantes para a arquitetura americana.

Por conta disso o arquiteto foi premiado com a Medalha de Ouro do The Royal Institute of British Architects e também pelo AIA.

Uma das marcas de seus projetos são a apreciação a natureza, com o uso de formas orgânicas que passam a impressão de que se fundem ao meio ambiente.

Paulo Mendes da Rocha

Ele representa um dos grandes nomes da arquitetura brasileira, e também é assim reconhecido por sua participação na Escola Paulista de Arquitetura Contemporânea Brasileira.

Ele lecionou para a Universidade de São Paulo em 161, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e só parou quando foi afastado do cargo pelo Regime Militar, com a implantação do AI-5.

Rocha possui obras bastante reconhecidas e é um nome que não figura apenas em solo brasileiro, mas também no exterior. Um dos projetos mais marcantes é sua própria casa, que atualmente é objeto de estudos para o experimentalismo, algo que o arquiteto adotou na construção da residência.

Paulo Mendes também ganhou uma medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA), em 2017.

Zaha Hadid

A arquitetura é dominada por homens, mas nesta lista também temos espaço para um dos maiores destaques femininos da profissão.

Zaha Hadid é uma arquiteta iraquiana e é reconhecida não apenas por seus trabalhos incríveis, mas pela mudança de paradigmas ao ser a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, que é equivalente a um Oscar para a arquitetura.

O prêmio ela levou em 2004, mas precisou vencer muitas barreiras para alcançar esse reconhecimento.

Suas obras têm como marco o traça futurístico, empregando um design inovador, fora do convencional e ousado. Além do Pritzker, ela também foi eleita pela Forbes em 2008 a 69º mulher mais poderosa do mundo.

Oscar Niemeyer

Nosso arquiteto mais famoso é reconhecido mundo a fora, um dos grandes profissionais do mundo moderno.

Ele não apenas trouxe uma nova identidade para a arquitetura brasileira, como também foi pioneiro em alguns conceitos, como o uso do concreto armado de maneira estética.

Quando citamos seu nome, logo pensamos nas obras mais conhecidas dele no Brasil, como toda a cidade de Brasília, por exemplo, nosso Distrito Federal. Mas Niemeyer não fez história apenas aqui, teve projetos reconhecidos em outros países.

Um de seus maiores destaques no exterior é o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, que não apenas recebe seu nome, já que foi assinado por ele, mas é também um dos projetos mais aclamados na Europa. O Centro fica localizado na Espanha.

Como reconhecimento de sua inovação, ele recebeu o Prêmio Pritzker em 1988.

Tom Wright

Um único projeto fez o arquiteto se destacar como um dos grandes arquitetos contemporâneos do mundo.

Wright é responsável pela obra do Burj Al Arab, em Dubai, considerado um dos projetos mais surpreendentes, famosos e de alto luxo projetado nos últimos anos.

Quando foi contratado para o projeto, teria que criar um ícone para cidade, assim como é a Torre Eiffel para Paris. Acabou que o arquiteto superou as expectativas e ganhou destaque mundo à fora.

Frank Gehry

A Vanity Fair o descreveu como o arquiteto mais importante dessa era. Aliás, se tem um nome que pode ser considerado contemporâneo é o do arquiteto Frank Gehry. Ele é conhecido por ter estabelecido essa fase da arquitetura.

Seus projetos apresentam formas desconstruídas e a habilidade que apenas Gehry tem de manipular espaço e superfícies, levando a ganhar o Prêmio Priktzer e a Medalha de Ouro do AIA.

O Museu Guggenheim, localizado em Bilbao, é assinado pelo arquiteto, sendo uma de suas obras mais conhecidas no mundo todo.

Renzo Piano

Ele foi classificado entre uma das 100 pessoas mais influentes de 2008 pela revista Times. O italiano também é vencedor do Prêmio Pritzker em 1998, consagração essa que conseguiu por redefinir os conceitos modernos e pós-modernos.

Em 2008 recebeu o Sonning Prize da Dinamarca e a Medalha de Ouro do AIA.

Piano é considerado um arquiteto do tipo high-tech, ou seja, seus projetos trazem muito da tecnologia, priorizando ainda o conforto e a serenidade das obras, além de ter um jeito exclusivo para aplicar detalhes e materiais em seus projetos.

Severiano Mário Porto

Porto é mineiro e trabalha fora do eixo Rio-São Paulo, que sempre foi o principal na arquitetura.

Ele foi um dos primeiros arquitetos brasileiros a construir grandes obras para a Amazônia, com estruturas e materiais que foram extraídos da região, algo também inovador.

Por conta desse fator, ele é considerado um dos primeiros a adotar o conceito de construções sustentáveis, o que casa muito com o lado contemporâneo da arquitetura. Entre os destaques estão o Restaurante Chapéu de Palha, premiado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil)

Roberto Burle Marx

Considerado o mestre do paisagismo no mundo, esse arquiteto paulista é consagrado por projetos que conseguiram inovar a integração de áreas verdes e urbanas.

Em seu histórico é possível destacar o Parque Ecológico de Recife, o paisagismo feito para o Eixo Monumental de Brasília e a Praça Ademar de Barros, na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

Ruy Ohtake

Ele é considerado um poeta da arquitetura contemporânea no Brasil, tendo projetos de destaque em seu país e também no mundo.

Suas obras são marcadas pelas linhas curvas e a simetria, um exemplo para a arquitetura moderna.

Um de seus principais projetos é o Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, localizado no Gama, bairro brasiliense, cuja a obra foi concluída em 1977.

Ney lima

Formado pela Universidade Católica de Goiás, Ney Lima é um dos nomes mais representativos da arquitetura contemporânea do Brasil.

Possui uma bagagem ampla ao longo dos anos de sua carreira, visto que ele atua desde 1986 como arquiteto. Além do estilo contemporâneo, Lima também apresenta um conhecimento bem detalhado em várias áreas da arquitetura, sendo que suas obras são mais focadas em casas e edifícios.

No Distrito Federal, seu trabalho é altamente reconhecido por utilizar linhas retas nas construções, além de traços modernistas, próprios e autorais.

O arquiteto não desenvolve apenas projetos para interiores nas residências, mas possui ainda uma experiência extensa em obras ligadas a clínicas médicas, lojas, restaurantes e também projetos corporativos.

 

E ai? Gostou deste TOP 11 arquitetos contemporâneos?

Você estuda para ser um grande Arquiteto? Se sim, podemos dar uma ajuda aqui. Saiba o que é necessário para ser um arquiteto de sucesso.