6 dicas para decorar uma sala de estar retangular

6 dicas para decorar uma sala de estar retangular

———— PUBLICIDADE ————
Decorar uma sala retangular pode ser um desafio muito interessante.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este espaço é adequado para muitos designs diferentes.
A chave é usar a luz para dar ao seu quarto um pouco de profundidade.
decorar uma sala retangular

A sala retangular tem suas complexidades, mas também suas vantagens. Você poderá tirar muito proveito seguindo estas dicas simples para decorar uma sala de estar retangular. No final, você terá uma sala retangular que é ainda mais brilhante que uma quadrada.

Uma das coisas que você deve considerar sobre este espaço é que ele é bastante longo, por isso é necessário otimizar o espaço para haver passagens claras e decorações para permitir a circulação.

———— PUBLICIDADE ————

A primeira coisa que você deve fazer é determinar as características da sala de estar: se existem colunas que separam as áreas, ou se o espaço é aberto e conectado à cozinha ou escritório, e se tem uma boa vista.

Tudo isso afeta a decoração.

———— PUBLICIDADE ————

Seis dicas para decorar uma sala retangular.

O sucesso na decoração de uma sala retangular está em aprender a distinguir as áreas e encontrar uma maneira de enganar os olhos.

Pode parecer maior, ou pode ser harmonioso. Para isso, preste atenção nessas seis dicas.

1. Clarear o centro da sala de estar

decorar uma sala retangular

 

———— PUBLICIDADE ————

Considerando que a sala deve permitir liberdade de movimento, colocar móveis e sofás próximos à parede é uma boa opção.

Desta forma, não há obstáculos no centro. Este truque é especialmente útil ao decorar salas retangulares igualmente estreitas.

Além disso, ao seguir as linhas das paredes com os móveis, cria-se uma harmonia entre os móveis e a ilusão de ótica, que libera o espaço.

2. Aproveite bem os cantos na decoração da sala retangular

Alguns cantos são muitas vezes desperdiçados ao mover móveis em direção à parede.

Para dar-lhes o destaque que merecem, experimente colocar móveis de canto ou mesas laterais na sala. A ideia é que além de ajudar na decoração, também sejam funcionais.

Entre as opções para aproveitar os cantos estão os móveis sob medida, como prateleiras, que ajudam a organizar bem outras decorações, ou podem ser usados ​​como biblioteca.

3. Mantenha a geometria.

decorar uma sala retangular

 

O que a sala retangular tem em comum é decorá-la com peças do mesmo formato. Mas você também pode gerar diferentes nuances implementando alguns objetos quadrados e redondos.

Um exemplo disso é uma foto que você pode colocar na parede atrás do sofá principal. É melhor colocar uma galeria de fotos de tamanhos diferentes, variando entre molduras quadradas e retangulares. Coloque-os no alto para um efeito dramático.

Claro, tenha em mente que neste tipo de espaço, a melhor decoração é mínima, dando-lhe uma sensação de espaço.

4. A decoração da sala retangular deve ser dominada pela luz

Se a sua sala retangular tem janelas que permitem a entrada de luz natural, aproveite! Se a vista for bonita, ainda mais, você deve transformá-la em um elemento mais decorativo.

Lembre-se de que a luz natural transformará seu espaço, acentuará sua decoração e fará com que o ambiente pareça maior.

Portanto, você não deve bloquear a entrada de luz. Evite cortinas pesadas, tente manter as janelas sem cortinas e coloque o sofá principal em uma parede sem janelas.

E afaste os móveis das janelas para que não bloqueie a vista.

5. Sofá combinado com móveis de pernas finas

decorar uma sala retangular

 

Como a ideia é que uma sala retangular não fique sobrecarregada, é aconselhável combinar o sofá principal em forma de L com uma poltrona com pernas mais finas.

O mesmo se aplica às mesas de centro e mesas auxiliares.

Suas pernas e estrutura são finas, o que seria o ideal. Nesse caso, você pode optar por mesas de acrílico ou vidro, que também deixam a luz passar por todos os cantos.

6. Concentre-se na parede atrás do sofá

Pintar a sala retangular de branco ajuda a dar uma sensação de amplitude ao espaço, então ouse dar um toque diferente à parede mais longa atrás do sofá.

Dessa forma, você pode dar mais profundidade ao ambiente.

As opções de materiais para decorar este espaço incluem papel de parede, um belo conjunto de fotos, pinturas ou usar tons diferentes em uma parede.

Use essas dicas para decorar uma sala retangular!

Uma sala retangular é um desafio delicioso. Embora você possa não acreditar no início, há muitas opções para torná-lo espaçoso e aproveitar ao máximo o espaço.

Decore a seu gosto, e além dessas dicas, tente dividir virtualmente seu espaço com tapetes e móveis. Isso também ajudará sua sala de estar a parecer maior.

 Você gostou das dicas?

Espero que elas tenham lhe ajudado de alguma forma.
Compartilhe com seus amigos e já aproveite, vendo muitas outras dicas sobre decoração e receitas abaixo:

Veja mais dicas:

Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre:

Mimos da A Arquiteta para você!

luciana paixao - Parede decorada: Ideias que não podem faltar. Confira.

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar aqui e começar a estudar.

Por fim, eu gostaria de conhecer mais sobre você.

Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura?

Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Espero que o post tenha lhe ajudado!

Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.

Até!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.