Curso de Perspectiva a Mão Livre para Arquitetos

0 avaliações  (0/5)  |  0 avaliações  |  Fazer uma avaliação

Disponibilidade: Em estoque

Preço: R$ 199,00

Opções disponíveis

* Escolha o produto:

Qtd:

 

 

 

O CURSO É ONLINE, POR 3 ANOS, EM NOSSO PORTAL DE CURSOS, COM O USO DE LOGIN E SENHA.

SÃO 6 HORAS E 33 MINUTOS DE CURSO, DIVIDIDAS EM 40 AULAS.

Com este curso de Perspectiva à Mão Livre você vai abrir a mente para novas técnicas, novos materiais para desenho e evoluir na qualidade e precisão do seu traço. A prática dos exercícios propostos fará com que VOCÊ deixe de ter um desenho simples e pobre de informação, e passe a dominar a técnica para executar um bom desenho à mão livre, valorizando as proporções, as perspectivas corretas e dominando as ilustrações através do uso correto das cores e dos materiais que vamos apresentar, bem como ensinar a usar.

Este curso é o único que ensina passo a passo, proporcionando acompanhamento e execução do mesmo conteúdo desenvolvido pelo professor nas vídeo aulas.

Aprenda técnicas que você não encontra em vídeos!

O que se encontra em vídeos atualmente são demonstrações de execução dos desenhos e perspectivas. Mas estas vídeo aulas não são apenas vídeos demonstrativos de como o professor desenha. São aulas que você pode colocar em prática ao mesmo tempo, realizando seu sonho de desenvolver ótimas perspectivas e desenhos.

 

Este Curso de Perspectiva à Mão Livre é para VOCÊ que é arquiteto, estudante de arquitetura ou que deseja entrar para uma faculdade de arquitetura ou design de interiores e precisa dominar a técnica do desenho à livre mão para capturar suas ideias de forma rápida, apresentar croquis para professores e clientes, fazer uma perspectiva de apresentação, entre outras possibilidades.

Este Curso de Perspectiva à Mão Livre é também para VOCÊ que gosta de fazer desenhos de observação e desenhar a arquitetura simplesmente pelo prazer de desenhar.

Sobre o Curso de Perspectiva à Mão livre

Em 40 aulas (mais futuras atualizações grátis) e mais de 7 horas de curso, vamos passar exercícios necessários e iniciais para você desenvolver melhor o seu traço, deixá-lo mais reto e mais preciso, além de falar sobre o peso da mão sobre o papel e como controlar a pressão da caneta e do lápis na hora de desenhar.

Abordaremos o assunto dos materiais, como por exemplo para que serve cada papel especial e cada caneta utilizada. Suas características e suas qualidades, onde utilizar cada material e como aplicá-los corretamente em suas perspectivas.

Também faremos exercícios de croquis de projetos utilizando canetas diferentes e soltando mais o braço, melhorando o processo de fixação das suas ideias para o papel. Ensinaremos como construir e desenhar perspectivas à mão livre, mas todas com 1, 2 ou 3 pontos de fuga para que seu desenho tenha a proporção e a perspectiva correta. Para auxiliar neste processo de ensino, utilizaremos volumes simples como exemplos iniciais e depois faremos perspectivas de edifícios existentes, como por exemplo o MUBE e o MASP.

Outro assunto abordado no curso é a perspectiva “olho de peixe”, que é um desenho semelhante ao efeito dado pela lente de uma máquina fotográfica, onde é possível observar ângulos opostos e distantes, como por exemplo as duas pontas de uma mesma rua.

Além da construção da perspectiva vamos abordar a aplicação correta da luz e sombra sobre os objetos em perspectiva e em edifícios existentes.

Desenho de vegetação

Uma grande dificuldade na hora de fazer um desenho é a apresentação da vegetação, mas vamos explicar em algumas aulas o seu desenho em planta e em perspectiva, valorizando o volume e suas sombras.

Desenho de figura humana

Como a figura humana também faz parte da perspectiva nos proporcionando a noção de escala em um desenho, vamos desenhá-las de forma mais simples e mais detalhadas para serem aplicadas corretamente em seus desenhos. Vamos abordar o desenho através da observação, utilizando uma caneta ou um lápis como referência, e aplicaremos a técnica do grafite sobre o papel Canson.

Ilustração de desenhos

Para as ilustrações utilizaremos o lápis de cor, primeiramente em volumes mais simples e depois em um edifício que vamos desenvolver durante o curso. Outra técnica muito importante que vamos ensinar é o uso das canetinhas marcadores, onde vamos aplicar para ilustrar várias perspectivas desenvolvidas durante todo o curso. Esta técnica permite apresentar e ilustrar desenhos de forma muito rápida e profissional.

A importância do desenho à mão livre

O desenho a mão livre sempre foi o meio de expressão e de comunicação do arquiteto e é muito importante o domínio desta ferramenta, pois o desenho é uma linguagem que permite a fluidez entre o pensar e o gesto manual que executa tal pensamento. 

Um simples desenho é o início de todo um processo técnico. Ele esclarece, ordena e estrutura as ideias. É um meio de expressão, de transmissão do pensamento e suas criações. E quando ele feito à mão livre é o meio mais rápido de expor e passar para o papel através do gesto, para capturar esses pensamentos e criações do arquiteto. 

O desenho feito à mão livre também ajuda na observação da arquitetura, na assimilação do conhecimento, sua forma construtiva e seus detalhes. Se o arquiteto observa e desenha, ganha maturidade e conhecimento. 

De tanto praticar o desenho ele se torna um hábito para o arquiteto, passa a se tornar parte da sua vida profissional. Nos auxilia na fixação da primeira ideia, na solução e na modificação de seus projetos arquitetônicos. 

A técnica de desenhar à mão livre também é essencial para o candidato ao curso de arquitetura, pois durante o vestibular deverá prestar uma prova de habilidade específica, onde o desenho à mão é fundamental para que ele obtenha um ótimo resultado e seja bem sucedido nesta fase do processo seletivo. 

Da mesma forma é importante para o estudante de arquitetura, onde poderá aplicar o desenho à mão livre em seus projetos e usá-lo para se expressar diante dos mestres e colegas do curso, além de usar o desenho em toda a sua carreira.  

Gostaria de contar uma experiência interessante que passei:

"Estava em uma reunião com um cliente de interiores para apresentação de um projeto de um apartamento, e cheguei a desenhar uma perspectiva de um banheiro durante essa reunião e na frente do cliente, pois não estava contemplado este ambiente no projeto, mas de última hora me pediu para fazer um estudo para analisar a viabilidade da execução deste ambiente. 

Não havia tempo para voltar ao escritório e desenvolver o desenho de forma digital, por isso ali mesmo fiz um estudo rápido, capturei as ideias e fechamos negócio."

Essa é a vantagem de saber e dominar a técnica do desenho à mão livre. Não perdi o negócio e não passei vergonha perante o cliente com meus desenhos.  

Coloque em prática esse exercício gestual e passe para o papel de forma rápida e prática, ótimos projetos arquitetônicos.  

Alexandre Souza (professor deste curso e arquiteto)

 

 

 

 

  • Carga horária do Curso
    6h33m
  • Carga Horária para o Certificado
    85 horas
    (Você poderá utilizá-los para adicionar horas extras aos seus relatórios de atividades extracurriculares da faculdade):

Fazer uma avaliação

Obs: HTML não suportado!

Avaliação: Ruim Bom

Digite o código exibido na imagem abaixo: